Revelado pelo Cruzeiro, Guilherme retorna da Ucrânia como atleticano e sob a expectativa de compensar a saída de Tardelli
Ludymilla Sá - Estado de Minas
Publicação:22/03/2011 07:00
O carrasco agora é chegado. Anunciado domingo no Twitter como o novo reforço do Atlético para a Copa do Brasil e o Brasileiro, o atacante Guilherme pode até se orgulhar de ter feito seis gols em sete clássicos contra o Galo nos menos de dois anos como profissional do Cruzeiro. Repatriado agora do ucraniano Shakthar Donetsk, onde vinha tendo poucas chances (disputou apenas 12 jogos na temporada e fez cinco gols), ele é aguardado no CT de Vespasiano como o craque capaz de compensar a saída de Diego Tardelli para a Rússia, devolver o talento que anda faltando no setor ofensivo alvinegro e se transformar em novo algoz do time que o revelou.
Dois meses e meio depois da contratação do zagueiro Leonardo Silva, o Atlético busca alguém que se destacara do outro lado da Lagoa da Pampulha, sobretudo nos clássicos. Em princípio, a apresentação oficial de Guilherme, que não pode defender o Atlético no Campeonato Mineiro, pois inscrições estão encerradas, será na segunda-feira. Mas é aguardado antes em Belo Horizonte para os exames médicos e a assinatura do contrato de quatro anos. A contratação do atacante maranhense renderá ao clube da Ucrânia 6 milhões de euros (aproximadamente R$ 14 milhões), cabendo aos mineiros pagarem a metade desse valor, com a outra metade dividida meio a meio entre a Traffic e o BMG.
Leonardo Silva saiu diretamente da Toca da Raposa para a Cidade do Galo, diferentemente do atacante, que deixou a Raposa em janeiro de 2009, quando o zagueiro chegava do Vitória. Estreou justamente na vitória por 4 a 3 sobre o Cruzeiro, em 12 de fevereiro, em Sete Lagoas. Ele destaca que, mesmo diante da rivalidade, o atleta de alto rendimento tem de ser profissional. Trocar de camisa, portanto, faz parte da carreira e Guilherme será somente mais um que mudou de lado. O também atacante Fábio Júnior, hoje no América, e o ex-goleador Guilherme, agora técnico do Ipatinga, são exemplos mais recentes. Defenderam Galo e Raposa. O lateral-esquerdo Leandro é outro que se destacou no clube celeste, que já contou igualmente com o lateral-direito Patric.
“Mas é uma coisa completamente normal. O atleta profissional encara de forma natural. Ele sabe da rivalidade, sabe como funciona, mas tem de fazer seu trabalho e se preparar da melhor forma para isso. Acho que o Guilherme vai chegar e fazer isso. Pelo menos, vai encontrar apoio no grupo para isso, como ocorreu comigo”, garante Leonardo Silva.
Outro ponto favorável ao jovem jogador é o reencontro com Dorival Júnior, por quem foi dirigido no Brasileiro de 2007. “Ele é ótimo jogador, espero que repita as boas atuações que teve no Cruzeiro. Não tive como acompanhar a trajetória dele, não vou ser hipócrita, mas a imagem que tenho é a que vimos aqui no Brasil. Com certeza, deve ter evoluído. Não tenho dúvidas de que será importante para ajudar a equipe a ser mais forte”, espera o treinador.
RETORNO Um dia depois da difícil vitória de virada sobre o Villa Nova por 2 a 1, na Arena do Jacaré, o Atlético retornou ontem à tarde às atividades, com vistas ao jogo de amanhã contra o Uberaba, também em Sete Lagoas, pela oitava rodada do Campeonato Mineiro. O jogo foi antecipado para atender aos interesses da TV. Se vencer, o alvinegro alcançará o Cruzeiro na primeira posição, mas continuará em segundo lugar, com um triunfo a menos.
Dorival Júnior terá à disposição o volante Serginho, que vem atuando na lateral direita, e o armador Ricardinho. Mas pode surpreender escalando Mancini desde o início. “Tenho vontade de marcar, fazer gol, mas tudo no momento certo. Estou trabalhando e com a condição física boa. Tudo é uma questão de oportunidade”, comenta o ex-lateral-direito. Ele sabe que o Atlético ainda tem muito a fazer para convencer a massa até a estreia no Brasileiro. “Mas é um acidente de percurso. A filosofia de trabalho está sendo muito bem implantada. Menos mal que ainda há tempo de mudarmos a situação e crescer para dar muitas alegrias ao torcedor. Temos qualidade e potencial para isso.”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário