segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Galo terá adversário quase desconhecido pela frente. Menos para Edison Méndez



Edison Méndez diz já ter enfrentado Independiente Santa Fe em outras ocasiões

Meio-campista equatoriano é o único jogador do grupo atleticano a ter informações sobre o Independiente Santa Fe, oponente do alvinegro na Copa Sul-Americana

Patrick Vaz - Superesportes

Vicente Ribeiro - Superesportes


Publicação:11/10/2010 19:28

Mesmo com o foco voltado para o confronto com o Avaí, domingo que vem, pelo Campeonato Brasileiro, o Atlético não deixa de pensar na Copa Sul-Americana. O Galo começa a disputa da segunda fase do torneio continental, nesta quarta-feira, na Arena do Jacaré, diante de um adversário pouco conhecido pelos jogadores, o Independiente Santa Fe, da Colômbia. Só um atleta do grupo alvinegro tem informações sobre os colombianos: o volante equatoriano Edison Méndez.
Recuperado de contusão muscular na coxa direita, Edison Méndez, inclusive, é opção do técnico Dorival Júnior para enfrentar o Independiente Santa Fe. Ele prevê um jogo complicado, principalmente pela característica do futebol colombiano, de ter posse de bola. “Joguei várias vezes contra o Santa Fe, é uma equipe nova e que tem o mesmo estilo das equipes colombianas, tocam bem a bola no meio-campo. Será uma partida difícil, mas temos de ter boa atuação para fazermos boa diferença no placar, em casa”, disse.
Para os demais jogadores, o time colombiano é um mistério. O que significa que todo cuidado será pouco nesta quarta-feira, até para evitar surpresas logo no primeiro confronto do duelo, que definirá o classificado às quartas de final. O grupo espera receber informações do técnico Dorival Júnior, para saber mais detalhes do adversário e preparar bem a estratégia para sair em vantagem e decidir a vaga com mais tranquilidade no campo do adversário, na próxima semana.
“Para ser sincero, não conheço nada sobre o adversário. Eu vi parte do jogo deles contra um time da Venezuela, mas sabemos que jogar lá é complicado, o campo é pequeno e curto, o torcedor fica próximo do alambrado. Mas aqui eles também sentirão a força da nossa torcida, pois o campo é pequeno”, previu o lateral-esquerdo Fernandinho, outro à disposição para o confronto. “A comissão técnica do Dorival é qualificada e vai entregar tudo mastigadinho para sabermos o que eles têm de melhor e o que poderemos utilizar a favor do Atlético”, acrescentou.

Fernandinho aguarda uma nova chance no time titular do Galo 11/10/2010 17h56

Lateral deve ser escalado desde o começo para o jogo contra o Santa Fé

Por Marco Antônio Astoni
Belo Horizonte
O técnico Dorival Júnior ainda não definiu o time do Atlético-MG para a partida contra o Santa Fé, nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, partida válida pela Copa Sul-Americana. Mas dá mostras que vai mandar um time misto a campo, poupando alguns titulares, visando o jogo de domingo, contra o Avaí, pelo Campeonato Brasileiro.
Com isso, alguns jogadores poderão ganhar nova oportunidade de começar jogando. Fernandinho é um deles. O lateral, que vendo tendo poucas chances no time titular devido a várias contusões que teve na temporada, pode ganhar nova oportunidade.
- Minha meta quando cheguei aqui no Atlético era muito boa. Foi feito um planejamento pra mim, ainda no tempo do Luxemburgo, pois eu tinha ficado um ano sem jogar. Mas estou bem agora. Ontem (domingo) joguei pelo sub 23, não foi sacrifício nenhum. Sempre jogo futebol com muito prazer.
Fernandinho deixa transparecer que Dorival Júnior vai mesmo mandar um time mesclado a campo nesta quarta-feira.
- A gente sabe da importância da Copa Sul-Americana, mas sabe, também, que o jogo mesmo é o de domingo, contra o Avaí, nosso adversário direto na luta contra o rebaixamento. Claro que a gente entra em toda competição pra ganhar, mas o objetivo principal é o Brasileiro.
O jogador valoriza o plantel do Galo e lamenta o excessivo número de jogadores contundidos ao longo do ano.
- O Atlético, no inicio da temporada, fez contratações para disputar duas competições, tem elenco pra isso. Mas, infelizmente, aconteceram várias situações ruins, como a nossa posição na tabela e as lesões de jogadores. Isso fez com que o grupo diminuísse muito.
Mesmo admitindo priorizar o Brasileiro, Fernandinho promete empenho e vontade de vencer no confronto contra o Santa Fé.
- Todo mundo vai entrar em campo e dar o máximo. Somos profissionais aqui. Ninguém vai ficar pensando no jogo contra o Avaí. Vamos ver o que o Dorival vai fazer, que time ele vai montar. Dentro de casa, vamos tentar fazer o melhor resultado possível pra viajar tranquilo pra Colômbia.

Obina atribui 17ª derrota no Brasileirão a pouca força ofensiva da equipe 11/10/2010 09h10

Atacante afirma que todos no grupo estão empenhados em tirar o time do Z-4

Por GLOBOESPORTE.COM
Porto Alegre

O Atlético-MG entrou em campo no domingo sabendo os resultados dos principais concorrentes diretos na luta contra o rebaixamento. E por conta do empate entre Avaí e Flamengo, os comandados de Dorival Júnior sabiam que uma vitória tiraria a equipe do calabouço, após 19 rodadas seguidas no Z-4.
Mas nem essa chance real parece ter motivado a equipe, e conforme observou o atacante Obina, faltou poder de fogo ao Galo. (Veja a entrevista no vídeo ao lado)
- Colocamos mais pressão no segundo tempo, estivemos próximos do gol. E quando o Alecsandro foi expulso pressionamos ainda mais, mas infelizmente não conseguimos concluir em gol.
Sobre os erros de passes de alguns companheiros, o atacante preferiu ser político.
- É normal, todos erram, nem sempre dá para ser perfeito, é o futebol, né? Estamos tentando fazer de tudo para tirar o Atlético dessa situação, todos viram nosso empenho. Só que é difícil bater o Inter aqui. Agora, vamos jogar em casa e queremos recuperar os pontos.
Obina também falou sobre a nova contusão do companheiro Daniel Carvalho, que saiu com um problema na mão ainda no primeiro tempo.
- É um grande jogador, que prende bem a bola e tem uma condução boa. Ele pode colocar o atacante em condições de marcar a qualquer momento. Mas quem entrar (caso Daniel não tenha condições) vai fazer de tudo para ajudar o Atlético.

Atlético-GO se destaca na seleção da rodada Publicada em 11/10/2010 às 14:34


Ricardo Oliveira é o craque e Cuca o técnico da rodada

LANCEPRESS!

Com o final da 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, o LANCENET! já tem a sua seleção da rodada escalada. Em um final de semana de muita emoção, o Cruzeiro venceu o Fluminense em Uberlância e é o novo líder da competição.
Outro destaque da rodada foi o Atlético-GO, que conseguiu o que poucos times conseguiram no campeonato, derrubou o Corinthians em pleno Pacaembu. Marcão, autor de dois gols, Gílson que anotou um e Robston que teve grande atuação, conseguiram entrar na seleção.
O craque da rodada é Ricardo Oliveira. O atacante do São Paulo foi decisivo no último sábado. Marcou os três gols do Tricolor na vitória sobre o Grêmio Prudente, no Prudentão. Vale também o destaque para outro são-paulino, Lucas teve a mesma nota de seu companheiro de equipe (8,5). Com uma atuação de gala, o meia pintou e bordou na zaga prudentina, participando efetivamente de dois gols de sua equipe.
Como técnico da seleção, o escolhido foi Cuca. O treinador do Cruzeiro, armou bem a sua equipe e conseguiu o triunfo decisivo frente ao Fluminense. Agora a liderança é da Raposa!

Rodada marca ascensão de líder inédito do Brasileirão Publicada em 11/10/2010 às 8:02

Cruzeiro vence 'final' contra o Flu e assume a ponta; Briga pelo título esquenta e Timão perde terreno

LANCEPRESS!

O Cruzeiro assumiu a liderança do Brasileirão pela primeira vez neste Brasileirão. Ao som de "o campeão voltou", a Raposa bateu o Fluminense, então líder do campeonato, por 1 a 0, em Uberlândia e tomou a ponta do rival .
Para "ajudar" o Cruzeiro ainda mais, o Corinthians, terceiro colocado e que tem um jogo a menos que o time mineiro, perdeu. No Pacaembu, o Timão não resistiu ao rápido ataque do Atlético-GO e perdeu por 4 a 3 .
O Alvinegro, que a cada rodada parece ter perdido mais o fôlego, completou o quinto jogo sem vitórias e para piorar o clima o técnico Adilson Batista saiu do comando do clube . Já o Dragão respira: com 29 pontos, se aproximou do Avaí, que tem um a mais e é o primeiro fora da zona do rebaixamento.
E a briga pelo título ganhou mais dois "convidados". Internacional e Santos venceram seus jogos e se aproximaram dos líderes. Agora, os dois se preparam para o duelo atrasado da 13ª entre os dois, marcado para a próxima quarta-feira, na Vila Belmiro. Quem vencer estará em boa situação no campeonato.
O Inter é o quarto colocado. Chegou aos 47 pontos, sete a menos que a Raposa, ao quebrar a sequência de duas vitórias seguidas do Atlético-MG. No Beira-Rio, Alecssandro marcou no triunfo por 1 a 0 . E a distância para o líder ainda pode diminuir para quatro...
O Santos chegou aos 45 pontos ao vencer o Atlético-PR por 2 a 0, sábado, na Vila Belmiro . Caso vença a partida contra o Colorado, em casa, diminuirá a desvantagem para a liderança para seis. O Furacão, que ainda sonha com a Libertadores, não ganha há dois jogos, desde a saída de Paulo César Carpegiani, que foi para o São Paulo.
O novo comandante do Tricolor paulista continua 100%. Depois de ganhar do Vitória por 2 a 0 na última quarta-feira, o Sampa venceu o Grêmio Prudente por 3 a 2, fora de casa, com show de Ricardo Oliveira e se manteve na décima colocação .
E o futebol carioca tem mais a lamentar do que a derrota do Fluminense. Nenhum representante do estado venceu nesta rodada. Sofrendo de "empatite" crônica, Vasco e Botafogo continuam a cair de produção. Em São Januário, o cruzmaltino ficou no 3 a 3 com o Grêmio, que faz a melhor campanha do segundo turno. Já o Fogão empatou sua sétima partida seguida: 0 a 0 com o Palmeiras, que completou a sexta partida invicta, e ainda sonha com o G3 .
Se os rivais completaram a 14ª igualdade em 29 partidas no Brasileirão, o Flamengo resolveu "imitar". Depois de abrir 2 a 0, com dois gols de Val Baiano, o Mengão vacilou e cedeu o empate em 2 a 2 com o Avaí, resultado que deixou o time catarinense fora da zona do rebaixamento .
Quem tenta respirar é o Goiás. Jogando no Serra Dourada bateu o Vitória, que completou a quinta derrota seguida, por 1 a 0 e chegou aos 28 pontos, a dois do Avaí, primeiro time fora do setor da degola .
No Castelão, o Ceará bateu o Guarani por 2 a 0. Com 38 pontos, o Vovô ainda tenta uma vaga na Copa Sul-Americana da próxima temporada .

Daniel Carvalho depende de avaliação e Diego Tardelli pode voltar domingo



Daniel Carvalho será reavaliado nesta terça

Meia-atacante poderá enfrentar o Avaí, desde que não tenha de imobilizar a mão esquerda. Atacante tem boa chance de reaparecer na equipe no fim de semana
Patrick Vaz - Superesportes

Vicente Ribeiro - Superesportes

Publicação:11/10/2010 16:23

Com um trauma na mão esquerda, sofrido no primeiro tempo do jogo diante do Internacional, no Beira-Rio, pelo Brasileiro, o meia-atacante Daniel Carvalho será reavaliado pelo departamento médico e já está vetado para o confronto com o Independiente Santa Fe, nesta quarta-feira, na Arena do Jacaré, pela Copa Sul-Americana. Caso seja liberado, ele tem chance de retornar contra o Avaí, domingo que vem, no mesmo local, pelo campeonato nacional. Mesmo caso do atacante Diego Tardelli, em recuperação de lesão na coxa direita.
Daniel Carvalho permaneceu em Porto Alegre, ao lado da família, nesta segunda-feira, e não retornou com a delegação alvinegra à capital mineira. Ainda na cidade gaúcha, ele foi submetido a exames em um hospital, que não apontaram fratura. Porém, como o local ficou inchado com o trauma, ele ainda está sob os cuidados do departamento médico. O jogador estará de volta à Cidade do Galo, na manhã desta terça-feira, quando será reavaliado.
“Ele já está fora do jogo de quarta-feira. Não houve fratura, e sim um trauma. O Daniel Carvalho será reavaliado e, se houver a necessidade de imobilizar o local, não poderá entrar em campo no domingo, pois o regulamento não permite”, explicou o médico do Galo, Otaviano Júnior. O meia-atacante levou um pisão do zagueiro Sorondo, do Internacional, e foi imediatamente substituído por Ricardo Bueno, aos 37min do primeiro tempo do confronto em Porto Alegre.
Diego Tardelli
A boa notícia no Atlético é que Diego Tardelli poderá reaparecer contra o Avaí. Ele está em fase final de recuperação de estiramento muscular de grau 1 na parte posterior da coxa direita, contusão sofrida na derrota para o Grêmio (2 a 1), na Arena do Jacaré. O atacante já foi liberado para trabalhar a parte física, fez leve corrida em campo, nesta segunda-feira, e poderá retornar no confronto decisivo diante do time catarinense.
Já o volante equatoriano Edison Méndez, recuperado de estiramento muscular no adutor da coxa direita, está à disposição da comissão técnica e já trabalhou em campo nesta segunda-feira, ao lado de companheiros que não atuaram contra o Internacional. O jogador poderá retornar ao Atlético no confronto com o Indepediente Santa Fe.

Dorival mantém confiança em evolução

Técnico disse que time precisa retomar, contra o Avaí, domingo que vem, na Arena do Jacaré, o futebol apresentado, principalmente, na vitória sobre o Corinthians

Vicente Ribeiro - Superesportes

Publicação:11/10/2010 15:47


A segunda derrota de Dorival Júnior no comando do Atlético, diante do Internacional, no Beira-Rio, não abalou a confiança do treinador. Mesmo reconhecendo queda de produção da equipe, em relação aos confrontos com Atlético-GO e Corinthians, o técnico acredita na evolução do time na reta de chegada do Campeonato Brasileiro. Ele espera que o Galo volte a mostrar o futebol exibido, principalmente, no triunfo sobre o Timão.
Pelo Brasileiro, o Atlético terá um duelo decisivo na próxima rodada, contra o Avaí, domingo que vem, na Arena do Jacaré. E o técnico torce para que o time retome o embalo que conseguiu com as vitórias consecutivas sobre Atlético-GO e Corinthians. “Nosso trabalho é para tirar o time dessa situação e precisamos corrigir o quanto antes a postura da equipe, melhorar o padrão que o time vem apresentando”, avaliou.
Dorival Júnior disse que o Galo precisa aproveitar o fato de ter diminuído a distância entre as equipes fora da zona de rebaixamento para voltar a somar três pontos, especialmente atuando diante da torcida. “Tivemos uma redução da diferença para as equipes que estão à nossa frente, é um fato importante, mas ainda temos espaço para evoluir mais. Não podemos é perder esse momento que iniciamos há três rodadas”, alertou.

Mais de um turno na zona de desespero

Redação Superesportes - Estado de Minas

Publicação:11/10/2010 07:00

Estava tudo pronto para o Atlético finalmente sair da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, onde se encontrava havia 19 rodadas consecutivas: o Avaí empatou com o Flamengo por 2 a 2, e o Vitória perdeu por 1 a 0 do Goiás. Mas a equipe alvinegra não fez sua parte. Derrotada por 1 a 0 pelo Internacional, ontem à noite, no Beira-Rio, em Porto Alegre, teve interrompida a reação na competição, depois de duas vitórias e um empate, e caiu uma posição na tabela de classificação, do 17º para o 18º lugar.
Diante disso, o jogo contra o Avaí, o primeiro fora da área da degola, domingo, na Arena do Jacaré, passa a ser fundamental para as pretensões atleticanas de se manter na Série A. Antes, porém, o Galo volta sua atenção para o jogo de ida da segunda fase da Copa Sul-Americana, contra o Independiente Santa Fé-COL, quarta-feira, às 22h, também em Sete Lagoas. Como a situação é dramática no Brasileiro, cresce a possibilidade de Dorival Júnior escalar uma equipe mista na competição continental.
Um jogador já está praticamente fora da partida diante dos colombianos. O atacante Daniel Carvalho, que voltava ontem à equipe, livre de contusão no joelho, contundiu o pulso esquerdo ainda no primeiro tempo. Os primeiros exames mostraram que não houve fratura, mas os médicos avisaram ao técnico que o jogador pode precisar de 10 dias longe dos treinos para se recuperar.
Independentemente de quem for escalado, o Atlético precisa ter mais ambição para conseguir escapar do rebaixamento e também prosseguir na Sul-Americana. Ontem, pouco agrediu o Inter – finalizou apenas três vezes, contra 20 dos gaúchos.
Os donos da casa foram melhores em todo o primeiro tempo e poderiam ter aberto o placar aos 15min, quando Edu foi lançado, driblou Renan Ribeiro e, sem ângulo, rolou para Alecsandro. Este chutou duas vezes: a primeira em cima de Lima, outra por cima.
Já nos acréscimos, aos 46min, o atacante balançou as redes, fazendo justiça ao melhor futebol do Colorado, que finalizou 11 vezes, contra apenas uma do Galo. O ex-cruzeirense desviou de cabeça falta cobrada pelo lateral Kléber e venceu Renan Ribeiro.
MELHORA No segundo tempo, o panorama se manteve até os 14min. O Inter teve duas chances claras. Na primeira, Renan Ribeiro defendeu chute à queima-roupa de Edu. Na segunda, Derley acertou o travessão. O Galo até conseguiu criar boa chance aos 15min. Obina cruzou da direita e o goleiro Renan, porém, desviou quando Ricardo Bueno se preparava para marcar.
A situação alvinegra ficou melhor aos 23min, com a expulsão de Alecsandro, que deu um carrinho por trás em Alê, no meio-campo. Mas quem teve chance de marcar novamente foi o Colorado, em cruzamento de Marquinhos que Índio, dentro da pequena área, desviou por cima.
Sem objetividade, apesar de ter melhorado, o Atlético só conseguiu ameaçar aos 38min. Jackson aproveitou de cabeça cruzamento de Alê, mas Renan salvou no ângulo, garantindo a vitória dos anfitriões e castigando a pouca ambição dos visitantes.
Internacional 1x 0 Atlético
Internacional
Renan; Nei, Bolívar, Sorondo (Índio 15 do 2º)e Kléber; Derley, Glaydson, Guiñazú e Marquinhos; Edu (Leandro Damião 26 do 2º) e Alecsandro
Técnico: Celso Roth
Atlético
Renan Ribeiro; Rafael Cruz, Lima, Werley e Eron (Jackson 17 do 2º); Zé Luís, Alê, Serginho e Renan Oliveira (Nikão 22 do 2º); Daniel Carvalho (Ricardo Bueno 37 do 1º)e Obina
Técnico: Dorival Júnior
Competição: Série A (29ª rodada)
Estádio: Beira-Rio
Gol: Alecsandro 46 do 1º
Árbitro: Sálvio Spínola Fagundes Filho (SP)
Assistentes: Ednílson Corona (SP) e Ivan Carlos Bohn (PR)
Cartão amarelo: Bolívar, Serginho, Eron, Marquinhos, Leandro Damião e Jackson
Cartão vermelho: Alecsandro
Pagantes: 13.328
Renda: R$ 211.940
VIVA
Para outra boa atuação do goleiro Renan Ribeiro, que vai se firmando no time atleticano
VAIA
Para a falta de objetividade do Atlético, que pouco finalizou na partida

Mais de um turno na zona de desespero

Redação Superesportes - Estado de Minas

Publicação:11/10/2010 07:00

Estava tudo pronto para o Atlético finalmente sair da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, onde se encontrava havia 19 rodadas consecutivas: o Avaí empatou com o Flamengo por 2 a 2, e o Vitória perdeu por 1 a 0 do Goiás. Mas a equipe alvinegra não fez sua parte. Derrotada por 1 a 0 pelo Internacional, ontem à noite, no Beira-Rio, em Porto Alegre, teve interrompida a reação na competição, depois de duas vitórias e um empate, e caiu uma posição na tabela de classificação, do 17º para o 18º lugar.
Diante disso, o jogo contra o Avaí, o primeiro fora da área da degola, domingo, na Arena do Jacaré, passa a ser fundamental para as pretensões atleticanas de se manter na Série A. Antes, porém, o Galo volta sua atenção para o jogo de ida da segunda fase da Copa Sul-Americana, contra o Independiente Santa Fé-COL, quarta-feira, às 22h, também em Sete Lagoas. Como a situação é dramática no Brasileiro, cresce a possibilidade de Dorival Júnior escalar uma equipe mista na competição continental.
Um jogador já está praticamente fora da partida diante dos colombianos. O atacante Daniel Carvalho, que voltava ontem à equipe, livre de contusão no joelho, contundiu o pulso esquerdo ainda no primeiro tempo. Os primeiros exames mostraram que não houve fratura, mas os médicos avisaram ao técnico que o jogador pode precisar de 10 dias longe dos treinos para se recuperar.
Independentemente de quem for escalado, o Atlético precisa ter mais ambição para conseguir escapar do rebaixamento e também prosseguir na Sul-Americana. Ontem, pouco agrediu o Inter – finalizou apenas três vezes, contra 20 dos gaúchos.
Os donos da casa foram melhores em todo o primeiro tempo e poderiam ter aberto o placar aos 15min, quando Edu foi lançado, driblou Renan Ribeiro e, sem ângulo, rolou para Alecsandro. Este chutou duas vezes: a primeira em cima de Lima, outra por cima.
Já nos acréscimos, aos 46min, o atacante balançou as redes, fazendo justiça ao melhor futebol do Colorado, que finalizou 11 vezes, contra apenas uma do Galo. O ex-cruzeirense desviou de cabeça falta cobrada pelo lateral Kléber e venceu Renan Ribeiro.
MELHORA No segundo tempo, o panorama se manteve até os 14min. O Inter teve duas chances claras. Na primeira, Renan Ribeiro defendeu chute à queima-roupa de Edu. Na segunda, Derley acertou o travessão. O Galo até conseguiu criar boa chance aos 15min. Obina cruzou da direita e o goleiro Renan, porém, desviou quando Ricardo Bueno se preparava para marcar.
A situação alvinegra ficou melhor aos 23min, com a expulsão de Alecsandro, que deu um carrinho por trás em Alê, no meio-campo. Mas quem teve chance de marcar novamente foi o Colorado, em cruzamento de Marquinhos que Índio, dentro da pequena área, desviou por cima.
Sem objetividade, apesar de ter melhorado, o Atlético só conseguiu ameaçar aos 38min. Jackson aproveitou de cabeça cruzamento de Alê, mas Renan salvou no ângulo, garantindo a vitória dos anfitriões e castigando a pouca ambição dos visitantes.
Internacional 1x 0 Atlético
Internacional
Renan; Nei, Bolívar, Sorondo (Índio 15 do 2º)e Kléber; Derley, Glaydson, Guiñazú e Marquinhos; Edu (Leandro Damião 26 do 2º) e Alecsandro
Técnico: Celso Roth
Atlético
Renan Ribeiro; Rafael Cruz, Lima, Werley e Eron (Jackson 17 do 2º); Zé Luís, Alê, Serginho e Renan Oliveira (Nikão 22 do 2º); Daniel Carvalho (Ricardo Bueno 37 do 1º)e Obina
Técnico: Dorival Júnior
Competição: Série A (29ª rodada)
Estádio: Beira-Rio
Gol: Alecsandro 46 do 1º
Árbitro: Sálvio Spínola Fagundes Filho (SP)
Assistentes: Ednílson Corona (SP) e Ivan Carlos Bohn (PR)
Cartão amarelo: Bolívar, Serginho, Eron, Marquinhos, Leandro Damião e Jackson
Cartão vermelho: Alecsandro
Pagantes: 13.328
Renda: R$ 211.940
VIVA
Para outra boa atuação do goleiro Renan Ribeiro, que vai se firmando no time atleticano
VAIA
Para a falta de objetividade do Atlético, que pouco finalizou na partida
11 de outubro de 2010 • Futebol Profissional • Futebol Profissional • Treino
Atlético inicia preparação para enfrentar o Independiente Santa Fé
De volta do Rio Grande do Sul, o elenco atleticano treinou na tarde desta segunda-feira, na Cidade do Galo, visando ao jogo contra o Independiente Santa Fe, da Colômbia, pelas oitavas-de-final da Copa Sul-Americana. A partida será realizada às 22h desta quarta-feira, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.
Os jogadores que iniciaram a partida no Beira-Rio fizeram trabalho regenerativo e os demais participaram de um treino técnico. O meia Daniel Carvalho, que se contundiu na partida contra o Internacional, sofreu uma pequena lesão no punho esquerdo e está fora do jogo desta quarta-feira.
”O atleta foi atendido em um pronto socorro em Porto Alegre e os exames iniciais não mostraram fratura. Ele foi imobilizado com uma tala até a regressão do inchaço e fica aguardando revisão médica para um parecer definitivo”, informou o médico Otaviano Oliveira.
Nesta terça-feira, o treino será pela manhã, às 9h. Confira a programação do restante da semana:
TERÇA-FEIRA (12/10)
9h – Treino
QUARTA-FEIRA (13/10)
22h – Atlético x Independiente Santa Fé – Arena do Jacaré – Sete Lagoas – Jogo de ida das oitavas-de-final da Copa Sul-Americana.
QUINTA-FEIRA (14/10)
15h30 – Treino
SEXTA-FEIRA (15/10)
9h – Treino
15h30 – Treino
SÁBADO (16/10)
9h – Treino
DOMINGO (17/10)
18h30 – Atlético x Avaí – Arena do Jacaré – Sete Lagoas – 30ª rodada do Campeonato Brasileiro
11 de outubro de 2010 • Galo
Infantil e juvenil voltam a campo pelo hexagonal final
Os times infantil e juvenil do Atlético voltam a campo nesta terça-feira, pela segunda rodada do hexagonal final do Campeonato Mineiro. O infantil enfrentará o Araguaia, às 9h, enquanto o juvenil jogará contra o Sport, às 10h30. Os dois jogos serão disputados no Campo do Pingo de Ouro, em Capim Branco.
Na primeira rodada, o infantil derrotou o Itaúna por 3 a 0. Na categoria juvenil, o time atleticano também jogou contra o Itaúna, e venceu a partida por 2 a 0.
No hexagonal final, os times se enfrentam em turno e returno. A equipe que somar o maior número de pontos será a campeã.
11 de outubro de 2010 • Galo
Infantil e juvenil voltam a campo pelo hexagonal final
Os times infantil e juvenil do Atlético voltam a campo nesta terça-feira, pela segunda rodada do hexagonal final do Campeonato Mineiro. O infantil enfrentará o Araguaia, às 9h, enquanto o juvenil jogará contra o Sport, às 10h30. Os dois jogos serão disputados no Campo do Pingo de Ouro, em Capim Branco.
Na primeira rodada, o infantil derrotou o Itaúna por 3 a 0. Na categoria juvenil, o time atleticano também jogou contra o Itaúna, e venceu a partida por 2 a 0.
No hexagonal final, os times se enfrentam em turno e returno. A equipe que somar o maior número de pontos será a campeã.

Galo mantém o foco na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro



Dorival Júnior admite que o Brasileiro terá mais atenção que a Sul-Americana

Prioridade dos atleticanos é o jogo contra o Avaí, no próximo domingo, deixando a disputa com Independiente Santa Fe, pela Sul-Americana, em segundo plano

Vicente Ribeiro - Superesportes

Publicação:11/10/2010 08:00

Mesmo representando a chance de o Atlético conquistar um título inédito, a Copa Sul-Americana está longe de ser prioridade para o clube. O momento é o de pensar, primeiro, em reagir e deixar a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Por isso, o confronto com o Independiente Santa Fe, nesta quarta-feira, na Arena do Jacaré, no primeiro duelo pela segunda fase da competição continental, perdeu um pouco o foco dos jogadores.
O próprio técnico Dorival Júnior adiantou, depois da derrota para o Internacional, no Beira-Rio, que o pensamento está voltado, primeiro, para o Brasileiro. Até mesmo em decorrência da situação delicada da equipe, em 18º lugar e na zona da degola há 20 rodadas. O treinador disse que o próximo compromisso pela competição nacional, diante do Avaí, domingo que vem, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, será prioridade nesta semana.
“O principal será a partida contra o Avaí, dentro de nossa casa, e vamos convocar o torcedor a comparecer e nos prestigiar, como no jogo contra o Corinthians. Só conseguimos aquela reação em razão da participação da torcida, que foi o diferencial”, enfatizou o comandante, pedindo desde já o apoio dos torcedores na Arena do Jacaré.
Dorival Júnior pode escalar uma equipe mista para o confronto com o Independiente Santa Fe, até para poupar alguns titulares por causa da sequência de partidas pelo Brasileiro. O jogo da volta pela Sul-Americana será no próximo dia 20, em Bogotá. O treinador encara a situação como normal, já que o principal é a recuperação do Galo na competição nacional. “Se tivermos que priorizar, logicamente será o Campeonato Brasileiro, em razão das dificuldades que estamos tendo nessa competição. É natural que todas as atenções tenham que estar voltadas para esse campeonato”, reiterou.
O volante Zé Luís concorda com a opinião de que o Atlético precisa manter o foco na recuperação no Brasileiro. A preocupação do jogador é com o excesso de contundidos no grupo. “Temos que ver como será a programação para esse jogo, não sei se vamos utilizar todos os jogadores. Infelizmente, vários estão machucados e precisamos ter cuidado, pois o mais importante é o time não cair no Brasileiro. Temos de jogar a Sul-Americana também, mas nosso objetivo principal é o Brasileiro”, comentou.

Bola parada vira trunfo do Atlético-MG sob o comando de Dorival Júnior 10/10/2010 - 11h44

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

Dos seis gols marcados pelo Atlético-MG sob o comando de Dorival Júnior, três saíram em consequência de bolas paradas, o que significa um aproveitamento de 50% em um lance, que foi responsável por muitas derrotas da equipe quando o treinador era Vanderlei Luxemburgo.
Serginho, que participou de todos esses lances, disse que a boa utilização das bolas paradas é consequência do trabalho que vem sendo realizado. “A gente vem treinando há muito tempo as jogadas de bola parada e as bolas vêm entrando”, comentou.
O volante atleticano destaca a participação do novo treinador atleticano nessa situação, mesmo com o pouco tempo para treinamento. “O Dorival vem consertando a equipe, pedindo e orientando os jogadores no posicionamento”, observou.
Na vitória sobre o Atlético-GO, por 3 a 2, no Serra Dourada, o zagueiro Réver marcou gol de bicicleta, após cobrança de escanteio. No triunfo sobre o Corinthians, também de virada, os dois gols foram em bola parada. No primeiro, marcado por Werley, Serginho cobrou escanteio e no segundo, feito por Zé Luís, foi após batida de falta pelo volante atleticano.
Para o atacante Obina, os gols, inclusive os que saíram em bola parada, acontecem com mais naturalidade em função da volta da confiança. “Com mais confiança as coisas dentro de campo saem de forma mais natural, espero que as bolas paradas continuem dando certo e decidindo os jogos a nosso favor”, observou.

Diego Souza lamenta por não poder jogar, mas já foca no Avaí 10/10/2010 - 07h25

Meia elogia o trabalho de Dorival Júnior e acredita na "salvação" do Atlético/MG


Julgado e punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com duas partidas de suspensão na última sexta-feira, dia 8 de outubro, o meia Diego Souza, do Atlético/G, não poderá atuar neste domingo, dia 10, diante do Internacional, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Ciente de que poderia ajudar a equipe dentro de campo, o jogador contou ao Justicadesportiva.com.br que agora ficará focado na partida contra o Avaí, na rodada seguinte, quando já terá condições de jogo.
“Queria poder jogar já este fim de semana. A equipe vem crescendo no campeonato e é um momento importante para estar junto dos meus companheiros. Esperava a absolvição, mas como peguei dois jogos e só cumpri um, não poderei atuar. O que me resta é torcer muito para meus companheiros e concentrar a cabeça total no Avaí, no jogo que vou poder voltar, para poder ajudar a equipe a se afastar cada vez mais da zona de rebaixamento”, disse o meia.
Indagado sobre o trabalho do técnico Dorival Júnior, recém-chegado ao Galo, o jogador só tem elogios para o treinador. Segundo ele, o ex-comandante santista, que deixou o Peixe após polêmica envolvendo o atacante Neymar, conversa muito com o grupo e isso tem dado força e motivação para os atletas dentro de campo.
“O Dorival é uma pessoa fantástica. Um treinador muito eficiente. Não teve ainda muito tempo para trabalhar com o grupo, mas o diálogo dele com os atletas tem sido muito proveitoso. E ele tem conseguido passar o que espera da equipe”, encerrou Diego Souza.
Neste domingo, o time mineiro, atualmente na 16ª posição da competição nacional, encara o Internacional, quarto colocado, às 18h30, no Beira-Rio. Se conseguir bater o Colorado fora de casa, este será o quarto jogo seguido sem derrotas.

Diego Souza lamenta por não poder jogar, mas já foca no Avaí 10/10/2010 - 07h25

Meia elogia o trabalho de Dorival Júnior e acredita na "salvação" do Atlético/MG


Julgado e punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com duas partidas de suspensão na última sexta-feira, dia 8 de outubro, o meia Diego Souza, do Atlético/G, não poderá atuar neste domingo, dia 10, diante do Internacional, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Ciente de que poderia ajudar a equipe dentro de campo, o jogador contou ao Justicadesportiva.com.br que agora ficará focado na partida contra o Avaí, na rodada seguinte, quando já terá condições de jogo.
“Queria poder jogar já este fim de semana. A equipe vem crescendo no campeonato e é um momento importante para estar junto dos meus companheiros. Esperava a absolvição, mas como peguei dois jogos e só cumpri um, não poderei atuar. O que me resta é torcer muito para meus companheiros e concentrar a cabeça total no Avaí, no jogo que vou poder voltar, para poder ajudar a equipe a se afastar cada vez mais da zona de rebaixamento”, disse o meia.
Indagado sobre o trabalho do técnico Dorival Júnior, recém-chegado ao Galo, o jogador só tem elogios para o treinador. Segundo ele, o ex-comandante santista, que deixou o Peixe após polêmica envolvendo o atacante Neymar, conversa muito com o grupo e isso tem dado força e motivação para os atletas dentro de campo.
“O Dorival é uma pessoa fantástica. Um treinador muito eficiente. Não teve ainda muito tempo para trabalhar com o grupo, mas o diálogo dele com os atletas tem sido muito proveitoso. E ele tem conseguido passar o que espera da equipe”, encerrou Diego Souza.
Neste domingo, o time mineiro, atualmente na 16ª posição da competição nacional, encara o Internacional, quarto colocado, às 18h30, no Beira-Rio. Se conseguir bater o Colorado fora de casa, este será o quarto jogo seguido sem derrotas.

Jogadores do Atlético-MG destacam 'espírito de luta' Publicada em 10/10/2010 às 22:04



Defesa do Atlético dificultou a vida dos atacantes do Inter (Crédito: Ricardo Rimoli)

Equipe mineira perdeu para o Internacional, fora de casa, por 1 a 0

LANCEPRESS!

O volante Serginho, do Atlético-MG, lamentou mais uma derrota no Campeonato Brasileiro - a equipe perdeu para o Internacional por 1 a 0 no Beira-Rio. Após 19 rodadas, bastava a vitória para o Atlético sair da zona de rebaixamento.
- Nossa equipe estava bem, mas infelizmente tomamos um gol no final do 1º tempo. Voltamos mais fortes no segundo tempo, pressionamos o time deles, mas não conseguimos fazer os gols - analisou.
Na luta contra o rebaixamento, na próxima rodada, o Galo enfrenta o Avaí, na Arena do Jacaré. Antes disso, na quarta-feira, pega a equipe colombiana Santa Fé, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana.
Chateado, o zagueiro Lima saiu de campo lamentando o início ruim do time. No entanto, o jogador não desanima e acredita que o Atlético ainda está vivo na competição.
- É triste. Acho que a gente demorou para encaixar a marcação. Tomamos um gol muito inocente, de bola parada. No segundo tempo, tivemos chance de marcar, mas a bola não entrou. Mas valeu o espírito de luta. Temos de saber que estamos vivos. Enfrentaremos o Avaí em casa e será um jogo muito importante pra nós - afirmou.
Lima é um dos jogadores que estiveram na campanha de 2005, quando o Galo foi rebaixado. Sem poder contar com Réver e Jairo Campos, Dorival Júnior escolheu o zagueiro para ser o companheiro de Werley na zaga.

Contra Inter, Atlético experimentou 'veneno' usado para vencer Corinthians 11/10/2010 - 07h01

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
Depois de derrotar o Corinthians, de virada, na última quarta-feira, por 2 a 1, com dois gols em bola parada, marcado por jogadores de defesa e de cabeça, o Atlético-MG foi derrotado, neste domingo, para o Internacional, por 1 a 0, sofrendo um gol que saiu na cobrança de falta na direita, por Kléber, para cabeçada de Alecsandro.
Diante da equipe paulista, na quarta-feira passada, em Sete Lagoas, o Atlético saiu perdendo por 1 a 0, no primeiro tempo, e chegou à virada, na segunda etapa, com gols de bolas paradas, marcados pelo zagueiro Werley e pelo volante Zé Luís, ambos de cabeça.
Já contra o Internacional, o time mineiro experimentou do seu próprio veneno. O time gaúcho marcou o único gol da partida, no final do primeiro tempo, com Alecsandro, de cabeça, também proveniente em bola parada. Este estilo de gol já vem fazendo a equipe mineira vítima ao longo do Campeonato Brasileiro.
O técnico atleticano, Dorival Júnior lamentou o gol sofrido no domingo. “Foi uma bola frontal, que estava sendo trabalhada, já tinha sido avisada, logicamente que o Inter tem quatro, cinco jogadores que tem um excelente posicionamento de área, tanto ofensivo quanto defensivo e é uma jogada trabalhada”, disse.
Porém, o treinador reconheceu que é natural as equipes sofrerem gols em bolas paradas. “É natural, é um fato normal sofrer estes gols, no meio da semana ganhamos uma partida com duas bolas paradas e hoje acabamos perdendo uma na mesma condição. Vimos os erros e temos de tentar reequilibrar”, analisou Dorival Júnior.
Ao longo da semana, desde quando assumiu o comando do Atlético, no final do mês de setembro, o treinador vem mostrando preocupação com a bola parada ofensiva e defensiva. No pouco tempo que vem tendo para treinar a equipe, com jogos duas vezes por semana, Dorival Júnior realizou trabalhos específicos de cabeçadas para os seus jogadores.
De acordo com levantamento do Datafolha, Atlético-MG e Internacional marcaram cinco gols em batidas de faltas. Já em consequência de cobranças de escanteios, a vantagem é atleticana que já aproveitou três vezes essa situação, contra nenhuma do adversário deste domingo.
Pelo Atlético-MG, os gols de escanteio foram marcador por Obina, Réver e Werley, enquanto os de falta foram por Diego Tardelli (dois), Daniel Carvalho, Ricardinho e Zé Luís. Desses oito gols, três foram em dois jogos dos cinco que o time foi comandado por Dorival Júnior. Para o Inter, os autores foram Alecsandro (dois), Andrezinho, Glaydson e Wilson Mathias.
Ainda de acordo com o Datafolha, os dois times têm se aproveitando dos lances de cabeça para balançar as redes adversárias. Levando-se em conta gols de cabeça, tanto em bola parada quanto com bola rolando, o Atlético-MG marcou oito e o Internacional seis, incluindo o da vitória sobre o time mineiro.

Zé Luís avisa: 'nosso título este ano é sair da zona de rebaixamento e não cair'


Gilmar Laignier - Superesportes

Publicação:10/10/2010 22:46


Mais uma rodada do Brasileirão concluída e a agonia do atleticano continua. Dos 29 jogos do campeonato, o Galo passou 21 deles na zona de rebaixamento. Nesta quarta-feira, porém, o time alvinegro vai se desligar da competição nacional por um dia e voltará as atenções para a Copa Sul-Americana. O Atlético enfrentará o Independiente Santa Fé, da Colômbia, às 22h, na Arena do Jacaré.
A despeito da disputa internacional, o volante Zé Luís só pensa no Brasileirão. Para ele, o Galo pode até tentar o troféu sul-americano, mas o título maior do fim da temporada será livrar o time da Série B.
“O nosso título este ano é sair da zona de rebaixamento e não cair. O torcedor vai ficar chateado (por priorizar), a gente vai mostrar força na Sul-Americana também, mas nosso principal objetivo hoje é livrar o Galo da zona de rebaixamento”, disse o jogador.
“Temos que ter cuidado, porque o mais importante este ano é a gente não cair. A gente tem que jogar a Sul-Americana também, mas nosso objetivo principal este ano é o Brasileiro”, ratificou Zé Luís.

Daniel Carvalho volta ser a baixa do Galo

Jogador deixou o campo ainda no primeiro tempo da partida contra o Inter, em Porto Alegre, depois de ser atingido na mão esquerda em uma disputa de bola

Vicente Ribeiro - Superesportes

Publicação:10/10/2010 22:11


O meia-atacante Daniel Carvalho volta a conviver com problemas de lesão no Atlético. O jogador, que retornou ao time na derrota por 1 a 0 sobre o Internacional, neste domingo, no Beira-Rio, pelo Brasileiro, desfalcará novamente a equipe. Ele deixou o campo ainda no primeiro tempo, com uma contusão na mão esquerda, e foi substituído por Ricardo Bueno.
Daniel Carvalho foi liberado pelo departamento médico durante a semana, depois de se recuperar de contusão no joelho esquerdo, e reforçou o Galo contra o Inter. Mas ele só ficou em campo até os 37min do primeiro tempo, quando acabou atingido na mão esquerda e deixou o jogo com o local bem inchado. O jogador foi encaminhado a um hospital de Porto Alegre, onde passou por exames. Não ficou constatada fratura, só um trauma.
Daniel Carvalho teve o local imobilizado por uma tala e deverá ficar ausente dos próximos jogos da equipe. Na quarta-feira, o Galo terá o primeiro duelo com o Independiente Santa Fe, da Colômbia, pela Copa Sul-Americana. No domingo que vem, o Atlético retoma as atenções no Brasileiro, quando enfrentará o Avaí. Os dois compromissos serão na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.
O técnico Dorival Júnior já adiantou que a situação do jogador requer cuidados. Por isso, não conta com a presença de Daniel Carvalho nas próximas partidas. “Será preciso esperar uns dez dias, pois é uma região ligamentar. Talvez, ele fique até mesmo afastado dos treinamentos”, afirmou o treinador, depois de conversar com o médico Marcus Vinícius dos Santos, que acompanhou a delegação em Porto Alegre.

Galo desperdiça nova chance e completa 20 rodadas consecutivas na zona da degola



Mais uma vez, Alvinegro não resistiu ao Colorado no Beira-Rio

Gilmar Laignier - Superesportes

Publicação:10/10/2010 21:24


Os resultados dos rivais bem que ajudaram. Avaí e Vitória tropeçaram em seus compromissos e, se o Galo tivesse vencido o Inter neste domingo, no Beira-Rio, ficaria em 15º lugar. Pela vigésima vez consecutiva, porém, o torcedor atleticano viu o time terminar a rodada na zona de rebaixamento.
Com o triunfo do Goiás sobre o Vitória por 1 a 0, no Serra Dourada, o Atlético acabou caindo para a 18ª colocação, mas está a apenas dois pontos do Avaí, o primeiro time fora da zona.
Na próxima rodada, o Galo tem um confronto direto com a equipe catarinense, na Arena do Jacaré. Se vencer, o time alvinegro poderá finalmente deixar a zona perigosa, caso o Atlético-GO perca para o Vasco, em Goiânia.

Dorival Jr. reconhece superioridade do Inter e considera que derrota foi justa

Treinador disse que time não mostrou a mesma produção dos jogos anteriores e deixou a desejar no revés sofrido ante o Colorado, por 1 a 0, neste domingo, no Beira-Rio

Vicente Ribeiro - Superesportes

Publicação:10/10/2010 21:37


O técnico Dorival Júnior considerou justa a vitória do Internacional sobre o Atlético, por 1 a 0, na noite deste domingo, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro. O treinador desaprovou a atuação da equipe alvinegra, principalmente no primeiro tempo, quando foi totalmente dominada pelo adversário, e reconheceu a superioridade dos gaúchos. “O Internacional jogou mais e mereceu o resultado, como acabou ocorrendo”, avaliou.
Ao mesmo tempo em que reclamou da baixa produção do Galo, Dorival Júnior admitiu a melhor produção do adversário. “Nossa equipe não teve uma boa apresentação, em razão da bela apresentação do Inter, que teve postura ofensiva e marcou muito forte. Eles tomaram a iniciativa na maioria das jogadas, enquanto nós tivemos poucas oportunidades. A nossa equipe pode jogar mais, nada está perdido e vamos continuar trabalhando e lutando”, disse.
O treinador considera que faltou mais objetividade e inspiração ao Galo, que pecou ainda pela falta de força ofensiva. “Nossa posse de bola foi bem abaixo do normal, não fomos agressivos como em outras partidas e demos um pouco de campo ao Internacional, principalmente no primeiro tempo, que foi abaixo do necessário”, observou o comandante, lamentando também o gol sofrido em uma jogada bem executada pelos gaúchos, a bola área.
“Foi uma bola frontal, que já vinha sendo avisada e que nós trabalhamos para evitá-la. Mas é algo natural, no meio da semana ganhamos a partida com dois lances em bola parada e agora levamos um gol na mesma situação. Vimos os erros e temos que reequilibrar a equipe para buscarmos melhor condição para a partida seguinte”, frisou o técnico, já pensando em reerguer o moral do grupo para o confronto com o Avaí, no próximo domingo, em Sete Lagoas. “Vamos jogar em nossa casa, contra um adversário que também está na mesma situação e temos de levantar o emocional dos jogadores para brigarmos pelo resultado”, acrescentou.

Galo segue sem vencer o Internacional no Beira-Rio e na era dos pontos corridos

Último triunfo alvinegro em Porto Alegre foi em 1986. Na era dos pontos corridos, time não conseguiu vencer o Colorado nem mesmo dentro de casa

Gilmar Laignier - Superesportes

Publicação:10/10/2010 20:59


A derrota do Galo para o Inter, por 1 a 0, neste domingo, no Beira-Rio, custou ao clube não só a permanência na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, como ampliou um tabu negativo diante do Colorado.
A última vez que o Atlético superou o Inter no Beira-Rio foi em 14 de dezembro de 1986, quando venceu por 2 a 0. Os gols foram de Everton e João Paulo.
Além disso, desde que os pontos corridos foram adotados como fórmula de disputa do Brasileiro, em 2003, o Galo nunca venceu o Internacional, nem dentro nem fora de casa. Foram 14 partidas, com sete triunfos colorados e sete empates.
Confira os confrontos entre Atlético e Inter na era dos pontos corridos:
16/07/03 - Internacional 3 x 3 Atlético - Beira-Rio
09/11/03 - Atlético 1 x 2 Internacional - Independência
12/06/04 - Internacional 4 x 1 Atlético - Beira-Rio
25/09/04 - Atlético 1 x 1 Internacional - Mineirão
12/06/05 - Internacional 1 x 1 Atlético - Beira-Rio
25/09/05 - Atlético 1 x 1 Internacional - Mineirão
30/06/07 - Internacional 1 x 1 Atlético - Beira-Rio
23/09/07 - Atlético 2 x 2 Internacional - Mineirão
17/07/08 - Internacional 1 x 0 Atlético - Beira-Rio
25/10/08 - Atlético 2 x 2 Internacional - Mineirão
02/09/09 - Internacional 3 x 0 Atlético - Beira-Rio
22/11/09 - Atlético 0 x 1 Internacional - Mineirão
21/07/10 - Atlético 1 x 2 Internacional - Arena do Jacaré
10/10/10 - Internacional 1 x 0 Atlético - Beira-Rio

Jogadores viram melhora no segundo tempo, mas lamentaram outra derrota



Depois do revés no Sul, atleticanos falam em decisão contra Avaí

Leandro Mattos - Superesportes

Publicação:10/10/2010 21:04

Depois de duas vitórias consecutivas no Campeonato Brasileiro, o Atlético foi derrotado pelo Internacional, no Beira-Rio, neste domingo, por 1 a 0, e desperdiçou a chance de deixar a zona de rebaixamento da competição. Para o volante Zé Luís, o time alvinegro demonstrou melhora no segundo tempo da partida, mas antes, aos 46 minutos da primeira etapa, voltou a pecar num lance de bola parada.
“O primeiro tempo nosso foi muito ruim, mas mesmo assim a gente conseguiu se segurar até o final e tomamos mais um gol bobo, um gol de bola parada. No segundo tempo a gente foi pra cima , tivemos oportunidades, não fizemos o gol, mas acho que a nossa decisão é domingo, então temos que nos preparar, guardar forças, para no domingo a gente ganhar do Avaí para sair da zona (de rebaixamento)”, disse o volante, se referindo ao confronto direto contra os catarinenses, válido pela 30ª rodada do Brasileirão, no próximo domingo.
O atacante Obina fez questão de elogiar o sistema de marcação do Colorado, mas também enfatizou a melhora do Atlético na etapa complementar. “A equipe do Inter é uma equipe que marca muito forte aqui dentro. É complicado bater o Inter aqui, a gente sabe que é complicado, mas nós tentamos, principalmente no segundo tempo. Colocamos um pouco mais de pressão quando o Alecsandro foi expulso, a gente teve mais próximo do gol, mas infelizmente não conseguimos concluir em gol”.
10 de outubro de 2010 • Futebol Profissional • Futebol Profissional • Treino
Grupo retorna de Porto Alegre e treina às 15h desta segunda-feira
A delegação atleticana retorna de Porto Alegre na manhã desta segunda-feira. O desembarque em Belo Horizonte está previsto para 13h30. O grupo seguirá direto para a Cidade do Galo, onde treinará às 15h. A atividade dará início à preparação para o jogo de ida das oitavas-de-final da Copa Sul-Americana, contra o Independiente Santa Fe, da Colômbia. A partida será realizada às 22h desta quarta-feira, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.
10 de outubro de 2010 • Futebol Profissional • Futebol Profissional • Treino
Grupo retorna de Porto Alegre e treina às 15h desta segunda-feira
A delegação atleticana retorna de Porto Alegre na manhã desta segunda-feira. O desembarque em Belo Horizonte está previsto para 13h30. O grupo seguirá direto para a Cidade do Galo, onde treinará às 15h. A atividade dará início à preparação para o jogo de ida das oitavas-de-final da Copa Sul-Americana, contra o Independiente Santa Fe, da Colômbia. A partida será realizada às 22h desta quarta-feira, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.
10 de outubro de 2010 • Futebol Profissional
Com pênalti inexistente, sub-23 perde no RS
Com um gol originado de um pênalti inexistente, o time sub-23 do Atlético perdeu para o Internacional por 1 a 0, na tarde deste domingo, no Beira-Rio, em Porto Alegre, pela Copa Sub-23. No lance do gol da equipe gaúcha, a arbitragem ainda mandou voltar a primeira cobrança do pênalti, que havia sido defendido pelo goleiro Paulo Vitor. O Galo pressionou durante todo o segundo tempo, mas não alcançou o gol de empate. Na próxima rodada, a última da fase de classificação, o adversário será o Palmeiras, no próximo domingo, no Pacaembu.
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL 1 x 0 ATLÉTICO
Motivo: 4ª rodada do Campeonato Brasileiro Sub-23
Data: 10/10/10
Estádio: Beira-Rio
Cidade: Porto Alegre-RS
Gol: Guto (37’)
Árbitro: André Cieslak (RS)
Auxiliares: José Eduardo Calza (RS) e Tatiana Freitas (RS)
Cartões amarelos: Fernandinho, Wendel, Sidimar (Atlético); Guto (Internacional)
Internacional
Muriel; Cléber,Wágner, Romário e Massari; Juliano, Wágner Libano, Augusto (Fred) e Ricardo (Natan); Guto e Cassiano (Talles Cunha). Técnico: Enderson Moreira.
Atlético
Paulo Vitor; Felipe, Sidimar, Jemerson (Paulinho) e Fernandinho; Bruno, Joedson, Soutto (Luan) e Wendel; Diney (Wescley) e Jheimy. Técnico: Rogério Micale.
10 de outubro de 2010 • Futebol Profissional • Futebol Profissional • Jogos
Atlético perde no Beira-Rio
Em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Atlético perdeu por 1 a 0 para o Internacional, neste domingo, no Beira-Rio, em Porto Alegre. Na próxima rodada, domingo, o adversário será o Avaí, em Sete Lagoas. Antes, quarta-feira, também na Arena do Jacaré, o Galo enfrenta o Independiente Santa Fe, da Colômbia, no jogo de ida das oitavas-de-final da Copa Nissan Sul-Americana.
PRIMEIRO TEMPO
O Atlético teve a primeira chance aos dois minutos, após falta sofrida por Obina perto da grande área. Daniel Carvalho fez a cobrança e a defesa do Internacional interceptou o cruzamento. No ataque seguinte, em lance pela direita, Rafael Cruz recebeu passe de calcanhar de Obina e cruzou com perigo, mas a bola atravessou a grande área.
Aos 16 minutos, Werley fez importante desarme ao travar finalização de Alecsandro. O jogo seguiu sem oportunidades para as duas equipes. Aos 36 minutos, Daniel Carvalho se contundiu e foi substituído por Ricardo Bueno.
Já nos descontos, após cruzamento em cobrança de falta da intermediária, Alecsandro desviou de cabeça e abriu o placar para o time gaúcho.
SEGUNDO TEMPO
O Galo retornou do intervalo com a mesma formação e Renan Ribeiro fez grande defesa na conclusão de Marquinhos. A resposta atleticana veio no cruzamento de Eron pela esquerda, cortado pela zaga colorada. O Internacional ameaçou no chute de fora da área de Derley, no travessão.
O time alvinegro levou perigo com Obina pela direita, mas o goleiro Renan saiu do gol para cortar o cruzamento. Aos 17 minutos, o técnico Dorival Júnior promoveu a entrada de Jackson no lugar de Eron. Logo depois, Obina cruzou pela esquerda e a bola atravessou a grande área.
Aos 22 minutos, foi a vez de Renan Oliveira deixar o campo para a entrada de Nikão. No minuto seguinte, Alecsandro cometeu falta em Alê e foi expulso. O Atlético tentou na cobrança de falta de Serginho, cortada pela defesa gaúcha. Aos 33, Renan Ribeiro fez boa defesa no chute de Glaydson.
O Galo foi para cima em busca do empate e teve boa chance aos 37 minutos. No lance, Rafael Cruz levantou a bola na área e Obina tentou ajeitar de cabeça para Ricardo Bueno, mas a bola saiu pela linha de fundo. Em seguida, Nikão cruzou pela esquerda e Jackson cabeceou para a grande defesa de Renan.
Em mais uma tentativa atleticana, em jogada na grande área, Jackson foi travado no momento da finalização. No último lance do jogo, Renan Ribeiro fez outra grande defesa em cobrança de falta.
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL 1 x 0 ATLÉTICO
Motivo: 29ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 10/10/10
Estádio: Beira-Rio
Cidade: Porto Alegre-RS
Gol: Alecsandro (45’)
Árbitro: Sálvio Spinola Fagundes Filho (Fifa-SP)
Auxiliares: Ednilson Corona (Fifa-SP) e Ivan Carlos Bohn (PR)
Cartões amarelos: Serginho, Eron, Jackson (Atlético); Bolívar, Marquinhos, Leandro Damião (Internacional)
Cartão vermelho: Alecsandro (Internacional)
Internacional
Renan; Nei, Sorondo (Índio), Bolívar e Kleber; Derley, Guiñazu, Glaydson e Marquinhos; Edu (Leandro Damião) e Alecsandro. Técnico: Celso Roth.
Atlético
Renan Ribeiro; Rafael Cruz, Lima, Werley e Eron (Jackson), Alê, Zé Luis, Serginho e Renan Oliveira (Nikão); Daniel Carvalho (Ricardo Bueno). Técnico: Dorival Júnior.

sábado, 9 de outubro de 2010

Galo pode ser multado por “saco contendo uma massa semelhante a bolo” 09/10/2010 - 07h42


Árbitro relata que objeto foi atirado no assistente durante a partida contra o Corinthians
O Atlético/MG pode ser multado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) após o relato da súmula do árbitro Evandro Rogério Roman (PR) da partida contra o Corinthians, na última quarta-feira, dia 6 de outubro. De acordo com o documento do jogo, foi atirado um saco plástico em direção ao assistente Alessandro Matos (BA).
O relato do árbitro é bem curioso, pois diz que no saco continha “uma massa semelhante a um bolo”. Na súmula também não há identificação sobre o torcedor que cometeu esta infração, o que não livrará o Atlético de ser denunciado nos próximos dias pela Procuradoria do STJD.
O Galo deverá responder a denúncia por deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir lançamento de objetos no campo – artigo 213 III do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) – que prevê multa de R$ 100 a R$ 100 mil.
Nesta sexta-feira, dia 8, o Santos se livrou de multa por um objeto explosivo atirado no gramado durante o clássico contra o Corinthians, na Vila Belmiro. Para ser absolvido, o jurídico do clube paulista apresentou o Boletim de Ocorrência com a identificação do torcedor infrator.
Fernandinho expulso:
Na súmula também está narrado o motivo da expulsão do lateral Fernandinho, que sequer entrou em campo. Segundo Evandro Rogério Roman, o jogador recebeu o cartão vermelho direto por reclamar de uma marcação do árbitro, dizendo “esse filho da p... só marca contra nós”. Agora, o atleticano ser denunciado no artigo 258 II (reclamação) do CBJD e pode ser suspenso por até seis partidas.

Atlético-MG de Dorival troca mais passes e dribla mais que o de Luxa 09/10/2010 - 08h10

Gustavo Andrade
Em Belo Horizonte

Dorival Júnior assumiu o comando do Atlético-MG na 25ª rodada do Brasileirão e, com aproveitamento de 58,33% em quatro jogos, deixou o time alvinegro a um ponto do Avaí, primeiro fora da zona de rebaixamento. Sob a orientação do novo treinador, a equipe alvinegra passou a trocar mais passes e a driblar muito mais que no período em que tinha Vanderlei Luxemburgo como técnico.
Com Luxa, o Atlético somou 21 pontos em 24 rodadas, o que equivale a aproveitamento de 29,16%. Sob o comando do técnico pentacampeão brasileiro, a equipe alvinegra investia pouco nas jogadas individuais. Os jogadores atleticanos tentavam em média 15,45 dribles por partida. Já com Dorival Júnior, esse número saltou para 24,75, um aumento de 60,29%.
Responsável por comandar o Santos nas campanhas vitoriosas dos títulos do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil, Dorival Júnior implantou no Atlético um estilo de maior troca de passes. Com ele, o time mineiro toca a bola entre os jogadores 16,18% a mais do que fazia com Luxa. A porcentagem de passes certos, porém, não aumentou muito e saltou de 83,14% para 86,22%.
Para chegar ao gol adversário, os comandados de Dorival Júnior finalizam menos do que o período em que tiveram Vanderlei Luxemburgo como treinador. Os arremates a meta adversária, que aconteciam 12,25 vezes por partida com o antigo técnico, caíram para 11 por jogo com o novo comandante. Entretanto, houve evolução na pontaria e a equipe passou a acertar o gol em 45,45% das vezes que finaliza, contra 38,09% com Luxa.
O Atlético de Dorival Júnior também alça menos bolas para a área adversária que o de Vanderlei Luxemburgo. Com o novo treinador, os atleticanos fazem 29,45% menos cruzamentos que nas primeiras 24 rodadas do Brasileirão.
No período em que comandou o Atlético no Brasileirão, Luxemburgo viu as principais críticas sobre seu time recaírem ao setor defensivo. Com ele, foram 45 gols sofridos em 24 partidas. Após os cinco jogos com Dorival Júnior, a equipe alvinegra permanece coma defesa mais vazada da competição, com 50 gols, dois a mais que o penúltimo colocado Goiás.
Para evitar que seus goleiros sejam vazados, Dorival Júnior, entretanto, modificou pouco o padrão de jogo atleticano em relação às estatísticas. As faltam cometidas, que aconteciam 17,16 vezes por partida com Luxa, caíram para 16,75 com o novo treinador. Já os desarmes tiveram o pequeno aumento de 109,29 por jogo para 111,5.
As duas vitórias em sequência com Dorival Júnior, conquistadas nos dois últimos compromissos, é um feito jamais atingido por Vanderlei Luxemburgo nas 24 rodadas em que esteve à frente do time alvinegro. O novo treinador, porém, dividiu méritos com o antigo comandante após seu primeiro triunfo no Atlético.
“Tudo isso vai sendo conquistado com o passar dos jogos e treinamento, e com outros detalhes que estamos observando, mas há muitas coisas deixadas pelo Vanderlei, que são coisas boas, e que fazem com que a equipe, em determinados momentos, se posicione bem em campo”, comentou Dorival Júnior após a vitória de virada por 3 a 2 sobre o Atlético-GO, em Goiânia.
Neste domingo, o novo técnico atleticano tentará reverter o principal ponto negativo da era Vanderlei Luxemburgo na equipe mineira. Mesmo depois de sete pontos conquistados nas últimas três rodadas, Dorival Júnior não conseguiu tirar a equipe da zona de rebaixamento, onde está há 19 rodadas consecutivas. Para que isso aconteça nesta rodada, o Atlético precisa vencer o Internacional, em Porto Alegre, e contar com tropeços ou do Avaí diante do Flamengo ou do Vitória contra o Goiás.

Alexandre Kalil promete processar promotor Publicada em 9/10/2010 às 9:00

DE PRIMA
Alexandre Kalil diz ter um documento assinado pela PM autorizando apenas 192 ingressos para visitantes, por questões de segurança. E promete processar o promotor público José Antônio Baeta por, segundo Andrés Sanchez, ter lhe acusado de mentiroso. Baeta repassará a um colega caso anterior em que o presidente do Atlético-MG sugere um “cacete“ aos jogadores do próprio clube.
9 de outubro de 2010 • Galo
Infantil e juvenil estreiam com vitória no hexagonal final
As equipes infantil e juvenil do Atlético estrearam de maneira positiva no hexagonal final do Campeonato Mineiro. O time infantil derrotou o Itaúna por 3 a 0, enquanto o juvenil venceu o mesmo adversário por 2 a 0. Os dois jogos foram disputados na manhã deste sábado, no Estádio José Flávio, em Itaúna.
Na partida do infantil, os gols atleticanos foram marcados por Anderson, Welington e Carlos. Na categoria juvenil, a vitória alvinegra foi garantida com gols de Igor e Paulo Henrique.
Na segunda rodada, que será disputada na próxima terça-feira, o time infantil enfrentará o Araguaia, enquanto o juvenil jogará contra o Sport. Os dois jogos serão disputados no Campo do Pingo de Ouro, em Capim Branco.
Escalações:
Infantil: Rodolfo; Igor, Gabriel, Andrey e Adalto (Pedro); Welington, Juninho (Ricardo), Mucuri (Paulo) e Anderson; Carlos e William (Rodrigo). Técnico: Ricardo Resende.
Juvenil: Cleysson; Allan, Victor, Igor e Leandro; Acácio (Henrique), Gustavo, Isaac e Lucas Cândido (Lucas Kattah); Paulo Henrique (Josimar) e Leleu (Marcos Vinícius). Técnico: Diogo Giacomini.

MP: inquérito para a destituição de Kalil Publicada em 9/10/2010 às 8:45


DE PRIMA
O Ministério Público-MG instaurou novo inquérito contra o presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, por conta dos somente 192 ingressos para corintianos na quarta-feira, no estádio de Sete Lagoas.
O regulamento geral das competições da CBF assegura carga de 10% de bilhetes aos torcedores visitantes. Segundo o MP, com a restrição de Kalil, a Polícia Militar mudou de forma abrupta o plano de segurança e o público em geral correu risco. A promotoria cogita uma ação civil, baseada no Estatuto do Torcedor, solicitando o afastamento preventivo e a destituição de Kalil do cargo.
9 de outubro de 2010 • Galo
Time sub-23 enfrenta o Internacional neste domingo
O time sub-23 do Atlético enfrenta o Internacional às 15h30 deste domingo, no Beira-Rio, em Porto Alegre, pela quarta rodada da fase classificatória da Copa Sub-23. O jogo será transmitido pelo canal Sportv.
A equipe atleticana está na liderança do Grupo B, com seis pontos, pontuação garantida com vitórias sobre o Avaí (1 x 0) e o Fluminense (2 x 0).
Para a partida em Porto Alegre, o técnico Rogério Micale relacionou 18 atletas.
Nesta primeira fase da Copa Sub-23, as equipes do grupo 1 (Atlético, Botafogo, Corinthians, Flamengo, Santos) enfrentam as equipes do grupo 2 (Avaí, Palmeiras, Fluminense, Internacional e Vasco), em turno único. Os dois primeiros colocados de cada chave avançam para as semifinais.
Nos jogos da primeira fase, há disputa de pênaltis em caso de empate no tempo normal, valendo um ponto extra para o time vencedor.
Confira os atletas relacionados:
Goleiros: Paulo Vitor, Lucas;
Laterais: Felipe (D), Fernandinho (E);
Zagueiros: Sidimar, Jemerson;
Volantes: Bruno, Joedson, Pavão, Paulinho, Alex;
Meias: Soutto, Diney, Luan;
Atacantes: Jheimy, Wescley, Vitor e Rafael Souza.

Dorival espera que Galo encontre a regularidade na reta final do Brasileiro



Dorival Júnior espera sequência de bons resultados para volta da confiança ao Galo

Vicente Ribeiro - Superesportes

Publicação:09/10/2010 19:22


Aos poucos, o técnico Dorival Júnior vai implantando a nova filosofia de trabalho no grupo do Atlético, tanto na parte tática como no aspecto psicológico. A principal preocupação do treinador, nesta reta final de Campeonato Brasileiro, é que o Galo conquiste uma sequência de bons resultados, para somar pontos e escapar em definitivo da queda à Série B. Depois de duas vitórias consecutivas à frente da equipe, ele espera outro placar favorável no confronto com o Internacional, neste domingo, no Beira-Rio. Para o comandante, o importante é o time alcançar uma regularidade neste momento decisivo.
“A permanência na Série A será como um título para o nosso time, até pela situação em que estamos. O jogo contra o Internacional passa a ter um significado grande, pois a equipe tenta buscar uma regularidade no campeonato”, afirmou o técnico, que não se deixa levar pela duas vitórias consecutivas. Ele ainda espera uma afirmação da equipe nas rodadas seguintes. E o confronto com o Colorado será uma boa oportunidade para o Galo comprovar a reação no Brasileiro.
“Ainda teremos de caminhar muito para nos restabelecermos na competição. A partir do momento que ganharmos confiança, é natural que os resultados comecem a sair. Não podemos errar ou dar um passo atrás. Será um jogo importante e difícil, espero que a equipe produza o suficiente para buscar um bom resultado”, continuou o comandante, que se preocupa muito com o lado emocional dos jogadores.
“O emocional é um fator fundamental na vida de um atleta profissional. E quando ele está alterado, é natural que a produção caia muito. O que nós queremos é restabelecer essa regularidade do time e, para isso, é necessária uma sequência de bons resultados. Teremos uma partida muito difícil. O Inter está na briga pelo título, tem algumas alterações em função de desfalques, mas ainda assim é uma equipe que merece todo o respeito”, avaliou.
Dorival espera ver, diante do Internacional, comportamento parecido com o que os jogadores tiveram nas duas vitórias anteriores. A ordem é ganhar pela terceira vez consecutiva, para afastar ainda mais a falta de confiança. “O poder de reação é necessário pelo momento da equipe, delicado e inseguro para todos nós. Essa insegurança provoca uma condição de abalo no grupo, conseguimos bons resultados nas últimas rodadas, mas é muito pouco. Precisamos de muito mais, espero que a equipe produza para conseguirmos encontrar o equilíbrio. Nossa situação ainda é muito ruim em relação às outras equipes”, comentou.

Serginho quer manter o embalo para afastar a desconfiança do time



Serginho quer cravar o 3º triunfo seguido

Leandro Mattos - Superesportes

Publicação:09/10/2010 15:25


Depois da boa atuação contra o Corinthians, na vitória de virada por 2 a 1, na Arena do Jacaré, na última quinta-feira, quando foi o responsável pelas assistências que resultaram nos gols atleticanos, o volante Serginho torce por outra grande exibição pessoal - e também da equipe alvinegra - diante do Internacional, neste domingo, às 18h30, no estádio Beira-Rio.
O confronto contra os gaúchos, válido pela 29ª rodada do Nacional, deve servir, segundo o volante, para que na equipe afaste de vez a desconfiança da torcida, nesta reta final da competição. Para isso, Serginho espera que o Galo consiga seu terceiro triunfo consecutivo no torneio. “Nosso objetivo é sempre com os pés no chão, com respeito à equipe do Inter, mas vamos buscar os nossos três pontos que a gente precisa neste momento”.
O volante sabe que o Atlético não encontrará moleza diante do Colorado, pois conhece bem o comandante da equipe adversária. Para Serginho, a amizade com Celso Roth só valerá até o apito inicial da partida. “É um grande profissional, trabalhei com ele, tive essa felicidade. Ele está fazendo um bom campeonato aqui desde a chegada no Inter, mas temos que respeitar ele fora de campo, com amizade, mas dentro de campo, quando entrarmos, vai ser ele defendendo o pão de cada dia dele e nós vamos defender o nosso aqui”.

Quase um time completo de desfalques

Problemas de suspensão e contusão continuam atormentando o Galo no Brasileiro. São nada menos que 10 jogadores fora do confronto com o Internacional, neste domingo

Vicente Ribeiro - Superesportes

Publicação:09/10/2010 11:00


Os desfalques, que atormentam o Atlético desde o começo da campanha no Brasileiro, não param de atrapalhar a equipe. Justamente na reta final do campeonato, quando precisa somar pontos para escapar do risco de rebaixamento, o Galo ainda convive com os problemas de contusão e suspensão. Para o confronto com o Internacional, neste domingo, no Beira-Rio, o técnico Dorival Júnior perdeu mais jogadores.
O Atlético tem desfalques em todos os setores. São nada menos que dez jogadores ausentes contra o Internacional, quase um time completo. Na defesa, os zagueiros Réver e Jairo Campos estão com as seleções do Brasil e do Equador, respectivamente. Os laterais-esquerdos Fernandinho e Leandro também não estarão à disposição: o primeiro por motivo de suspensão, e o segundo por causa de contusão.
No meio-campo, mais desfalques. Além dos volantes Fabiano e Edison Méndez, que estavam em recuperação no departamento médico e foram liberados para trabalhar a parte física, o armador Ricardinho é a nova vítima das contusões. Ele sofreu estiramento muscular no adutor da coxa esquerda e também está vetado. O volante Rafael Jataí é outro no ‘estaleiro’, em tratamento de lesão muscular.
O ataque tem mais baixas. Diego Tardelli se recupera de estiramento muscular na coxa direita, sem previsão de retorno aos campos. Finalmente, Diego Souza, julgado pelo STJD pela expulsão contra o Fluminense, foi suspenso por duas partidas – já cumpriu a automática. Pelo Brasileiro, ele só voltará ao time no jogo diante do Avaí, no próximo dia 17, em Sete Lagoas.

Zé Luís contém empolgação para manter fase crescente do Galo no Brasileiro


Volante pede foco total no Internacional
Volante destaca momento de recuperação da equipe, mas pede foco total no Internacional, adversário deste domingo, no Beira-Rio, para o time vencer mais uma

Vicente Ribeiro - Superesportes

Publicação:09/10/2010 08:00

Mesmo aliviado com as duas vitórias consecutivas no Campeonato Brasileiro, diante de Atlético-GO e Corinthians, o volante Zé Luís tratou de conter a empolgação do grupo para a sequência do Campeonato Brasileiro. Ele sabe que o Atlético terá um compromisso complicado contra o Internacional, neste domingo, no Beira-Rio, e por isso pediu concentração máxima aos companheiros. O jogador disse que o fundamental é o Galo manter o rendimento das partidas anteriores, em busca de mais um resultado favorável para sair da zona de rebaixamento.
Para Zé Luís, o momento é o de dar sequência à fase de recuperação da equipe, mas sem prolongar a comemoração pelos triunfos consecutivos nas rodadas anteriores. “Estamos na reta final do campeonato, por isso precisamos continuar em uma crescente. Conseguimos duas vitórias seguidas, algo que não tínhamos alcançado desde o começo do campeonato. Isso dá moral, vencemos o Corinthians, que está em cima na tabela. Mas já passou e precisamos começar do zero, pois teremos um jogo complicado”, alertou.
O volante pediu foco total no confronto deste domingo, para o Atlético ampliar a série de vitórias no Brasileiro. “O nosso momento ainda é complicado, pois precisamos de vários resultados para sair da zona de rebaixamento. Estamos no caminho certo, com uma postura inteligente. Mas não podemos ter empolgação, precisamos é de mais vitórias”, recomendou.
A chegada de Dorival Júnior, segundo ele, foi importante para o resgate do ânimo dos jogadores. “O Dorival deu confiança e liberdade para a equipe, assimilamos isso e as vitórias estão saindo. O time mudou a atitude e percebemos que estava na hora de reagir, pois o campeonato já está no término. Estamos mais confiantes e em um bom momento, mas nada está resolvido ainda”, avaliou.
Sobre o confronto com o Inter, Zé Luís prevê dificuldades, mas acredita em mais um resultado positivo fora de casa. “Temos tudo para fazer um bom jogo. Precisamos ter inteligência e ganhar, já que isso é o que interessa. Em um Brasileiro ninguém quer perder, pois somos julgados a cada dia. Com uma derrota, podemos colocar tudo a perder”, comentou.

Muito ainda a fazer

Publicação:09/10/2010 07:00

Alvinegros sabem que neste momento nada melhor que vencer o Inter amanhã e chegar ao terceiro triunfo seguido
Paulo Galvão
As boas vitórias sobre Atlético-GO e Corinthians, ambas de virada, deram novo ânimo ao Atlético, que já vislumbra até deixar a zona de rebaixamento, na qual se encontra há 19 rodadas consecutivas, o que equivale a metade do Campeonato Brasileiro. Para que isso ocorra, precisa vencer o Internacional, amanhã, às 18h30, no Beira-Rio, em Porto Alegre, e torcer para que o Avaí não vença o Flamengo, em Florianópolis, ou o Vitória perca do Goiás, em Goiânia, também amanhã, mas às 16h. Se ocorrerem as três coisas, o Galo pulará da 17ª para a 15ª posição na classificação. Por outro lado, se for derrotado na capital gaúcha, pode cair para a 18ª colocação, caso o Atlético-GO vença o Corinthians, às 16h de amanhã, no Pacaembu.
Os últimos bons resultados foram realmente importantes. Afinal, os alvinegros passaram as seis rodadas anteriores àquela em que bateu o Timão sem chance de sair da área da degola, tendo amargado sequência de cinco jogos sem vitória no período. Isso ocorreu também na 14ª e na 21ª rodadas, quando, mesmo vencendo e contando com combinação de resultados, a equipe não conseguiria sair da zona de rebaixamento.
Os jogadores do Galo só pensam em aproveitar a oportunidade que se oferece e deixar a zona de rebaixamento para não mais voltar. Mesmo que os outros resultados não ajudem, eles sabem da importância de vencer o Inter, somando pontos para evitar a queda.
“Ainda temos muito que fazer neste campeonato. Serão 30 pontos em disputa e isso é bastante coisa. Temos adversários muito complicados pela frente e, se não mantivermos a pegada e a concentração, não adianta de nada esses bons jogos que fizemos. Precisamos, e muito, continuar com os pés no chão e deixar a empolgação para a torcida, que é o motor desse time. Quando entramos em sintonia, a motivação vai lá no alto e passamos a ter mais confiança no nosso potencial”, afirmou o zagueiro Werley.
Ele está especialmente motivado para a partida de amanhã, pois, quarta-feira, marcou o primeiro gol como profissional, ajudando na virada sobre o Corinthians. O defensor, que subiu para a equipe principal no início do ano passado, já disputou 97 jogos com a camisa alvinegra. Neste ano, é o segundo jogador que mais defendeu o Galo, marcando presença em 47 das 58 partidas disputadas, atrás apenas do armador Ricardinho, que esteve presente em duas oportunidades a mais.
JULGAMENTO Essa diferença vai cair para apenas um jogo amanhã, pois Ricardinho, com contusão muscular, é um dos desfalques do alvinegro em Porto Alegre – o atacante Diego Tardelli, o lateral-esquerdo Leandro e os volantes Edison Méndez, Fabiano e Rafael Jataí também estão se recuperando de contusões. Já os zagueiros Réver e Jairo Campos estão servindo às seleções do Brasil e Equador, respectivamente, e também não jogam, enquanto o lateral-esquerdo Fernandinho cumpre suspensão por ter sido expulso contra o Timão, mesmo estando no banco de reservas.Para completar, o armador Diego Souza foi suspenso por duas partidas pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela expulsão na goleada por 5 a 1 para o Fluminense, em 23 de setembro, no Engenhão. A pena pode ser considerada até branda, pois ele poderia pegar até 12 jogos de suspensão, o que o impediria de jogar no restante do Brasileiro. Como cumpriu suspensão automática contra o Grêmio, poderá voltar diante do Avaí, em 17 de outubro.
Também julgado por ter levado o cartão vermelho na mesma partida, o volante Alê foi apenas advertido. Assim, está à disposição do técnico Dorival Júnior para pegar o Inter.
Quem também deve jogar é o atacante Daniel Carvalho, recuperado de contusão no joelho esquerdo, podendo ter como companheiro Obina, Ricardo Bueno ou Neto Berola. Sem Diego Souza e Ricardinho, crescem as chances de Renan Oliveira começar jogando no meio, ao lado de Zé Luís, Alê e Serginho. Na defesa, devem ser mantidos Diego Macedo, Lima, Werley e Eron.
INQUÉRITO
O Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Belo Horizonte e do Procon Municipal, instaurou, ontem, inquérito civil para apurar possíveis irregularidades ocorridas no jogo entre Atlético e Corinthians, quarta-feira, em Sete Lagoas. A questão principal é quanto ao número de ingressos destinados à torcida do Timão, pois o clube pediu 500 bilhetes e comunicou que 10 ônibus transportariam seus torcedores, quando na verdade recebeu cerca de 200 e apenas dois foram a Sete Lagoas. O Atlético afirma estar tranquilo, pois tomou todas as medidas cabíveis, inclusive com a anuência das autoridades. (PG)

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Após 2 vitórias e derrotas dos rivais, Atlético pode deixar grupo de risco 08/10/2010 - 16h49

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

Depois de 19 rodadas seguidas na zona de rebaixamento, o Atlético-MG poderá deixar o grupo formado pelos quatro últimos colocados no Brasileirão, neste final de semana. Com 28 pontos, na 17ª colocação, o time comandado por Dorival Júnior precisa vencer o Internacional, no domingo, em Porto Alegre, às 18h30, e torcer para que o Avaí não derrote o Flamengo, na ressacada,
O time catarinense, que foi goleado pelo Palmeiras, por 4 a 1, é o 16º colocado, com 29 pontos, um a mais que o time atleticano e poderá ser superado pela equipe mineira. Outra chance do Atlético-MG deixar o grupo de risco ao término da 29ª rodada é se vencer o Internacional e o Vitória perder para o Goiás, no Serra Dourada.
O rubro-negro baiano tem 31 pontos, três a mais que o Atlético-MG, mas uma vitória a menos – sete a oito –, o que o deixa ameaçado, em caso de derrota para o Goiás, em um confronto direto contra o rebaixamento, de trocar de posição com a equipe mineira.
O Atlético-MG entrará em campo, às 18h30, contra o Internacional, no Beira-Rio, sabendo, portanto, dos resultados de seus concorrentes. Para os jogadores atleticanos, isso, no entanto, não poderá tirar o foco da equipe no seu jogo contra a equipe gaúcha.
“Temos de ter a consciência de que esses três pontos contra o Inter se vierem serão importantes para nos tirar da zona de rebaixamento”, comentou o goleiro Renan Ribeiro, novo titular atleticano dessa posição.
O Atlético-MG melhorou sua posição e ficou em condições de deixar a zona de rebaixamento já na próxima rodada, em função de suas duas vitórias consecutivas sobre Atlético-GO e Corinthians, por 3 a 2 e 2 a 1, o que não tinha acontecido ainda no atual Brasileiro.
Além disso, o time mineiro foi favorecido pelas derrotas do Vitória para o São Paulo, por 2 a 0, do Avaí para o Palmeiras, por 4 a 1, e do Atlético-GO para o Flamengo, também por 2 a 0.
Para Zé Luís, apesar duas vitórias seguidas, a situação do Atlético-MG ainda é complicada. “Dependemos de vários resultados, temos que sair o quanto antes dessa zona de rebaixamento, acho que hoje estamos muito próximos de sair, mas não podemos ter empolgação nenhuma”, comentou o volante atleticano.

Nos 4 jogos com Dorival, Atlético-MG tem aproveitamento de quase 60% 08/10/2010 - 07h05

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

Dos 12 pontos disputados sob o comando de Dorival Júnior, o Atlético-MG obteve sete, o que significa aproveitamento de 58,33%, pouco abaixo dos 60% estimados pelos matemáticos, que calculam que se o time mineiro conseguir mais 18 dos últimos 30 pontos em disputa se manterá na Série A.
Com 28 pontos obtidos em 84 possíveis, o aproveitamento do Atlético-MG em todo o Brasileiro até o momento é de apenas 33%. Caso vença seis dos últimos 10 jogos que lhe restam, a equipe de Dorival Júnior chegará a 46 pontos.
No Brasileiro do ano passado, por exemplo, o Coritiba, que ficou em 17º lugar, abrindo a zona de degola, somou 45 pontos. O Fluminense, que se salvou com uma arrancada na reta final, sob o comando de Cuca, atual técnico do Cruzeiro, terminou a competição na 16ª posição, com 46 pontos.
O técnico Dorival Júnior prefere não se prender aos números. “Não faço contas, prefiro fazer um resultado aqui, outro ali, pois só assim o Atlético vai conseguir uma regularidade que será importante para esta reta final”, salientou o treinador.
Na estreia de Dorival Júnior, um dia depois de sua contratação como substituto de Vanderlei Luxemburgo, o Atlético-MG foi derrotado pelo Grêmio, por 2 a 1, na Arena do Jacaré. Essa foi a única derrota do time atleticano com seu novo treinador.
Em Fortaleza, o Atlético-MG empatou com o Ceará, em 0 a 0. Depois disso, conseguiu duas vitórias consecutivas, ambas de virada. A primeira, no Serra Dourada, por 3 a 2, sobre o Atlético-GO, e a outra por 2 a 1 diante do Corinthians, na última quarta-feira. No próximo domingo, o adversário será o Internacional, às 18h30, no Beira-Rio.

Guia contra rebaixamento: Galo terá sete clássicos, e o Flamengo, seis 08/10/2010 19h35



Goiás de Rafael Moura tem 80% de chances de cair,
para matemático (Ueslei Marcelino / Agência Estado


Galo de Diego Souza tem situação menos ruim que
Flu em 2009 (Foto: Ueslei Marcelino / Agência Estado


Diego Mauricio marca na vitória sobre Atlético-GO que faz o Fla respirar (Foto: Mauricio Val / VIPCOMM
Times que fizeram melhores duelos nos anos 80 ainda se enfrentarão na luta contra a degola, que tem o Prudente em situação desesperadora

Por GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro
Na briga contra o rebaixamento, a dez rodadas do fim do Brasileirão, dois grandes clubes dormem com o fantasma que todo ano acaba atormentando alguma torcida de massa. Desta vez, Flamengo e Atlético-MG precisam reagir para escapar da degola. Dos nove clubes com pior colocação na tabela, o Galo, em 17º lugar, com 28 pontos ganhos e 55% de chances de cair, segundo o matemático Tristão Garcia, é o que tem mais adversários tradicionais. A equipe mineira fará nada mais nada menos do que sete clássicos.
O Rubro-Negro, tal como os seis outros clubes que lutam para permanecer na Série A, enfrentará seis forças. Após a vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-GO nesta quinta à noite, em Volta Redonda, na estreia do técnico Vanderlei Luxemburgo, subiu para o 14º lugar, com 33 pontos ganhos, e reduziu o risco de cair para 11%.
Com menos pressão após as duas vitórias seguidas, o Galo vai precisar mostrar que é mesmo de briga. Serão sete clássicos pela frente na briga contra a degola. O principal com o Flamengo, concorrente direto. A vantagem é que terá o mando de campo, tal como contra o Botafogo e o Santos - fora o duelo com o maior rival, o Cruzeiro. O time sairá três vezes de Minas: para pegar o Internacional e o Palmeiras, que lutam matematicamente pelo título, e o São Paulo, até agora sem muitas ambições.
- O que se pode dizer é que este ano, com os seguidos tropeços também no bloco de baixo, reduziu-se para 45 pontos a pontuação para um clube escapar do rebaixamento. Nesse ponto, o Atlético Mineiro está numa situação bem mais cômoda que a do Fluminense no ano passado a esta altura do campeonato - afirmou Tristão, lembrando que o Tricolor, na época com 22 pontos, tinha 98% de chances de cair, mas venceu sete partidas e empatou três, marcando 24 pontos, chegando aos 46.
O Atlético Mineiro - que agora precisa de uma combinação de cinco vitórias e dois empates, por exemplo, para escapar - enfrentará três equipes que também brigam contra o rebaixamento. Duas partidas serão em casa: Avaí e Goiás. Os seis pontos serão importantes. Fora de casa, o Galo vai pegar o Guarani, no Brinco de Ouro. Um adversário que o atual treinador, Dorival Júnior, já conhece dos tempos de Santos, no Campeonato Paulista.
As chances de o Fla escapar
Mas se for falar de treinador que conhece bem o adversário, nada melhor do que Vanderlei Luxemburgo. O atual técnico do Flamengo deixou o clube mineiro já vivendo a tormenta de ocupar o Z-4 e agora tem a missão de livrar o atual campeão brasileiro da tragédia. O experiente treinador tem a seu favor o fato de, dos cinco outros clássicos, além do contra o Galo, jogar quatro em casa: Inter, Corinthians, Cruzeiro e Vasco, um dos maiores rivais. E o pior: na última rodada, encara o Santos de Neymar na Vila Belmiro.
Nos jogos em que terá briga direta com ocupantes do Z-9, além do Galo, o Rubro-Negro vai encarar o Avaí, fora de casa, neste domingo. Ainda vai pegar o Ceará em Fortaleza e o Guarani, no Rio de Janeiro. Segundo Tristão, restam 12 pontos para o time se livrar do descenso. Uma combinação de quatro vitórias.
- Na verdade, neste Brasileiro o Flamengo não chegou a ser muito ameaçado. Jamais alcançou 50%. O máximo que teve de chances de cair foi de 36%, no início do returno. O problema maior foi político, e aí surgiu aquele pânico. Matematicamente falando, não foi muito sério - disse Tristão.
Vovô mais tranquilo
Quem está mais relaxado do Z-9 é o Ceará. Décimo segundo colocado, com 35 pontos ganhos, e com 4% de chances de cair, o Vovô terá três confrontos diretos. Dois em casa, contra Prudente e Flamengo, e um fora, contra o Atlético-GO. Do bloco de cima, encara Palmeiras (F), Grêmio (F), Botafogo (C), Atlético-PR (C). E dos sem compromisso, São Paulo (C) e Vasco (F).
Os clubes que terão mais adversários diretos do Z-9 pela frente são o Guarani - 13º colocado, com 34 pontos e 7% de chances de cair -, com seis, e o Avaí - 16º, com 29 pontos e 44% de risco -, com cinco. A equipe catarinense, a um ponto da zona de rebaixamento, receberá o próprio Bugre, o Flamengo e o Atlético-GO. Fora de casa, jogará contra Goiás e Atlético-MG. Do G-9, duelará com o Corinthians (F), Botafogo (C), Inter (F), Santos (C) e Atlético-PR (F). Na turma do rebaixamento, o Bugre, além de ir para Floripa encarar o Dragão, sai contra o Ceará e o Fla. Recebe Atlético-GO, Atlético-MG e Vitória. Dos que brigam pelo título, os confrontos serão contra o Corinthians (C), Palmeiras (F), Grêmio (C) e Fluminense (F).
Na 18ª colocação, com 26 pontos ganhos, o Atlético-GO, vê suas chances de retornar à Série B crescerem. A equipe goiana tem 74% de chances, segundo Tristão Garcia. Para escapar, precisa de 19 pontos - que poderiam ser divididos em cinco vitórias e quatro empates. E vai enfrentar quatro concorrentes diretos: Guarani (F), Ceará (C), Avaí (F) e Vitória (F). Dos que sonham com título, pega Corinthians e Botafogo fora de casa. Depois, vai receber o Inter e o Palmeiras. Além dos despreocupados Vasco e São Paulo.
Goiás em perigo
Ocupando o Z-4, o Goiás, 19º colocado, com 25 pontos ganhos e 80% de chances de ser rebaixado, precisa reagir. Tem que fazer 20 pontos dos 30 possíveis. E terá quatro adversários próximos da briga contra o descenso. Jogará no Serra Dourada contra o Vitória e o Avaí. Fora, atuará contra o Prudente e o Atlético-MG. Nos duelos com o bloco do Z-9, será anfitrião diante do Grêmio, Santos e Corinthians. E visitante contra Atlético-PR, Palmeiras e Flu.
Em 15º lugar, com 31 pontos, e com 27% de risco de cair, o Vitória precisa acender o sinal amarelo, até porque vai enfrentar três do bloco de baixo que estão atrás na tabela: o Goiás, fora de casa, o Prudente e o Atlético-GO, em Salvador. O único que está à sua frente é o Guarani, que o receberá em Campinas. No grupo que sonha com o título, sairá da Bahia para duelar com Botafogo, Santos e Inter. E no Barradão, pega o Cruzeiro e o Corinthians, além do Vasco, sem aspirações na tabela.
Quem está em posição mais desesperadora é o Prudente. Na lanterna, com apenas 21 pontos ganhos e com 98% de chances de ser rebaixado, vai enfrentar três rivais na briga direta: o Vitória, na Bahia, e o Goiás e o Ceará, em casa. Dos cinco que disputam o título, receberá só dois, o Cruzeiro e o Inter. Viaja para bater de frente com Santos, Atlético-PR e Botafogo. Contra os desinteressados São Paulo e Vasco, recebe o primeiro e sai para enfrentar o segundo sabendo que só um milagre o livra da degola.
- O Prudente está praticamente rebaixado - sentenciou Tristão. Mas as outras três passagens para o inferno... ainda estão em aberto.

Guia do título: na briga com líder Flu, Timão tem menos confrontos diretos 08/10/2010 19h30


Santos de Neymar tem jogo a menos, que fará com
o Inter (Foto: Fernando Maia / Agência O Globo)

Montillo: fundamental para a reação do Cruzeiro
(Foto: Alexandre Guzanshe / Agência Estado)

Conca é o dono da bola do Flu, que tem Cruzeiro e Corinthians na cola (Foto: Alexandre Cassiano / O Globo
Do G-9 na briga pelo Brasileiro, Corinthians pegará apenas Palmeiras e Cruzeiro, que terá pela frente também o Tricolor, hoje com mais chances

Por GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro
Todo ano, a mesma história. O Campeonato Brasileiro reserva mais emoções e faz voltar à mesa de bar a antiga tese de que é dos mais difíceis do mundo. Ano passado, a imprevisível reação do Flamengo para a conquista do título na reta final a confirmou. O que torna mais difícil este ano, a dez rodadas do fim, se cravar com convicção uma aposta para o campeão brasileiro. O líder é o Fluminense, com 52 pontos ganhos e 39% de chances de dar a volta olímpica. Precisa com os números de hoje, segundo o matemático Tristão Garcia, chegar a 74 para assegurar o título - o que ocorreria com sete vitórias e um empate, por exemplo.
Mas, numa olhada na tabela, percebe-se que, do grupo formador do G-9 ainda na briga pelo título, o Corinthians, terceiro colocado, com 49 pontos ganhos e 22% de chances de ser campeão, terá menos confrontos diretos: só vai encarar, e em casa, o Cruzeiro e o Palmeiras. A equipe mineira, em segundo lugar, com 51 e 29% de chances de levantar a taça, enfrentará, além do Timão, o Grêmio, também fora. Em Minas, receberá o líder da competição, o Fluminense, e o Verdão.
Fluminense e Corinthians estão sem fôlego. Começam a perder a média habitual de um campeão brasileiro, que é a de dois pontos por jogo. Isso faz com que a pontuação para ser campeão caia de 77 para 74 pontos. E que os outros se aproximem, como o Cruzeiro - afirmou Tristão Garcia, lembrando que, a dez rodadas do fim, o Brasileirão de 2009 tinha o Palmeiras na liderança, com 54 pontos, cinco à frente do São Paulo, então vice-colocado, com 49.
Naquela ocasião, Inter e Galo ocupavam o terceiro e quarto lugares, com 47 pontos. A média dos quatro primeiros era mais alta do que a deste ano. Mas, da 29ª rodadai em diante, o Palmeiras despencou. Fez apenas oito pontos de 30 e sequer ficou no G-4. O Atlético-MG também ficou de fora. E o Flamengo, que tinha apenas 44, reagiu marcando 23 dos 30 possíveis - com sete vitórias, dois empates e uma derrota -, o que lhe deu o título com 67 pontos.
Flu e Timão
Ainda no topo do Brasileirão 2010, o Tricolor carioca precisa acender o sinal amarelo. O jogo contra o Cruzeiro, neste domingo, é um dos mais importantes. Além do mais, o time das Laranjeiras terá outros cinco adversários difíceis e ainda com esperanças de chegar bem: Botafogo, no mais antigo clássico carioca; o Atlético-PR, em Curitiba; o Internacional, no Beira-Rio; o Grêmio, no Rio de Janeiro; e o Palmeiras, em São Paulo. E se só vai enfrentar duas equipes que brigam contra o rebaixamento - Goiás e Guarani, ambos em casa -, terá pela frente o grupo "desinteressado": o Vasco e o São Paulo (ambos fora).
Mas se o torcedor do Corinthians pensou em abrir o champanhe, é melhor dar um tempo e esperar. O Timão, que tem um jogo a menos na tabela, só terá o Cruzeiro e o Palmeiras pela frente dos que brigam para chegar, mas os outros adversários são de respeito. A equipe fará um clássico regional - contra o São Paulo - e seis jogos contra os que lutam para não cair: Atlético-GO (F), Guarani (F), Avaí (C), Vitória (F), Goiás (F) e Flamengo (F). Fora os dois duelos contra o Vasco, um deles adiado da primeira fase.
Raposa perigosa
Tabela boa mesmo para quem quer ser campeão é a do Cruzeiro. Vai encarar três dos que ainda concorrem ao título - o Flu, domingo, em casa, o Corinthians, em São Paulo, e o Palmeiras, também em MInas. Precisa ganhar principalmente dos dois primeiros. Fora isso, o jogo contra o Grêmio, no Olímpico, será um bom teste para os comandados de Cuca, que pegarão três na luta contra o rebaixamento, entre eles o grande rival, o Atlético-MG - os outros dois são o fraco Prudente e o Vitória, fora de casa. São Paulo e Vasco, sem grandes ambições, serão também adversários da Raposa, que terá o mando de campo.
- A vitória sobre o Goiás levou o Cruzeiro à vice-liderança e à briga pelo título. Talvez este time seja o que apresenta mais cara de dar arrancada final - afirmou Tristão.
A dupla Gre-Nal
Quem quer ser campeão ou ir para a Libertadores e não está no topo precisa encarar adversários diretos. O Internacional, com 44 pontos, um jogo a menos e 4% de chances, ainda segundo Tristão Garcia, vai pegar quatro: o maior rival, o Grêmio, no Olímpico, o Fluminense e o Santos duas vezes, no Beira-Rio e em casa - os dois devem uma partida pelo primeiro turno - e o Botafogo, no Rio de Janeiro. Dos que brigam contra o descenso, são seis: Atlético-MG (C), Flamengo (F), Atlético-GO (F), Avaí (C), Vitória (C) e Prudente (F).
Em ascensão na tabela, o Grêmio, em oitavo com 42 pontos e 1% de chance, é o que terá maior número de adversários na briga pelo título, o que lhe pode ser favorável para uma arrancada: pega Cruzeiro e Inter no Olímpico, sai para encarar o Fluminense e o Santos e depois receberá Atlético-PR e Botafogo. Da turma de baixo, enfrentará Goiás (F), Ceará (C) e Guarani (F). E dos sem ameaça, o Vasco (F).
- O desenho do Grêmio é parecido com o do Flamengo do ano passado, mas a situação é mais complicada porque, em 2009, não havia um equilíbrio antes no alto da tabela. Além de o Grêmio precisar fazer uma campanha fantástica, teria que ter a sorte de os três de cima fracassarem como o Palmeiras no ano passado - lembrou Tristão.
Do Furacão ao Verdão
Numa campanha surpreendente, o Atlético-PR, em quinto com 43 pontos e 1% de chances de título, quer subir mais. E terá quatro adversários do G-9 - Santos (F), Fluminense (C), Palmeiras (C) e Grêmio (F) -, cinco do Z-9 - Goiás (C), Flamengo (F), Prudente (C), Ceará (F) e Avaí (C) - e um do bloco intermediário - o São Paulo (F). Já o Botafogo de Joel Santana, que oscila ali no pelotão de frente e está em sexto, com 43 pontos e 1º de chance, terá confronto com quatro rivais diretos - Palmeiras (C), Fluminense, Inter (C) e Grêmio (F). E com seis dos preocupados com o rebaixamento - Vitória (C), Atlético-MG (F), Atlético-GO (C), Avaí (F), Ceará (F) e Prudente (C).
O Santos do agora polêmico Neymar, que ocupa a sétima posição, com 42 pontos, e está com 2% de chances, terá três adversários do G-9 pela frente: o Atlético-PR, na Vila, o Inter, no Beira-Rio e em casa, nesta terça - os dois devem partida pelo primeiro turno - e o Grêmio, de novo em casa. Receberá, da turma da degola, o Prudente e o Vitória. Sai para encarar o Atlético-MG, o Guarani e o Avaí , e duelará com o velho rival, o São Paulo, que tem poucas aspirações.
Com Valdivia e Kleber começando a desencantar, o Palmeiras de Felipão, também com 42 pontos mas em nono lugar, melhora na tabela e, apesar de ter apenas 1% de possibilidade de ser campeão, aposta nos cinco confrontos com a turma de cima para reagir. Primeiro, o Botafogo, no Engenhão. Depois, o clássico com o Corinthians, no Pacaembu. Na sequência, vêm Atlético-PR (F), Fluminense (C) e Cruzeiro (F). Ceará (C), Goiás (C), Guarani (C), Atlético-GO (F) e Atlético-MG (C) são os adversários do Z-9. O Verdão ainda acredita, bem como os outros oito candidatos. Mas a partir de sábado começarão de fato as apostas.