
Dorival Júnior (f) é elogiado por dirigente do Iape, adversário do Atlético-MG
Fernando Lacerda
Em Belo Horizonte
Adversário de estreia do Atlético-MG na Copa do Brasil 2011, em 23 de fevereiro, no estádio Nhozinho Santos, em São Luís, o Instituto de Administração de Projetos Educacionais (Iape) quer a ajuda do Cruzeiro, arquirrival atleticano, para tentar se transformar em uma zebra. Se depender do presidente de honra do time maranhense, Antônio Isaías Pereirinha, o clube celeste vai ceder alguns jogadores e até o técnico para a equipe.
IAPE É ESTREANTE NA COPA DO BRASIL
Com pouco mais de dois anos de vida, o Iape fará sua estreia na Copa do Brasil, em 2011, em sua primeira incursão nacional. A expectativa do clube é conseguir, pelo menos, provocar o jogo da volta, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, em 3 de março. A vaga na segunda mais importante competição do futebol brasileiro foi conquistada com o título da Copa União, após dois empates contra o JV Liberal.
Logo no seu primeiro ano de existência, o Iape foi campeão da segunda divisão, conseguindo seu acesso. Em 2009, foi vice-campeão da Taça São Luís. Este ano, o time foi o terceiro colocado na Primeira Divisão maranhense. “O mais importante de tudo é que conseguimos bons resultados resgatando os atletas maranhenses, que estavam relegados à segundo plano pelos time tradicionais”, afirmou o presidente de honra, Isaías Pereirinha.
A ideia de fundar um time profissional de futebol surgiu a partir de um desentendimento com o presidente do Sampaio Corrêa, Sérgio Frota, de quem ele era vice. “Não concordei com algumas situações e deixei o cargo no Sampaio Corrêa”, contou Pereirinha. Ele transformou o Instituto Amigos do Pereirinha (Iape), uma entidade assistencial, no Instituto de Administração de Projetos Educacionais Futebol Clube, time profissional, que manteve a sigla.
“Entrei em contato com o Dimas Fonseca, que pediu prazo até a próxima segunda-feira para pensar em uma forma de nos ajudar”, contou Pereirinha, como é conhecido, revelando ter um bom relacionamento não apenas com o diretor de futebol do Cruzeiro, mas também com o presidente Zezé Perrella.
Dimas Fonseca confirmou ao UOL Esporte que foi procurado por Pereirinha, mas descartou a possibilidade de ceder um técnico. Segundo ele, o dirigente do Iape se interessou por Eugênio, que é o treinador do Nacional de Nova Serrana, clube que é parceiro do Cruzeiro.
Em relação ao empréstimo de jogadores, o diretor de futebol celeste revelou que vai analisar a situação. “Temos de verificar os jogadores que estão retornando de empréstimo e ver se há a possibilidade de emprestar alguém para o Iape”, ressaltou.
Mesmo buscando reforços no Cruzeiro, Pereirinha diz que não abre mão de valorizar os jogadores maranhenses. Afinal, de acordo com o presidente de honra, o clube, fundado em 7 de setembro de 2008, foi criado com o objetivo de revelar atletas “do Maranhão para o mundo”.
“A expectativa é de encontrar os melhores atletas do futebol maranhense e colocá-los para jogar na Copa do Brasil”, disse Pereirinha, que não esconde sua intenção de aproveitar a vitrine que é essa competição nacional. “Quero apresentar meu trabalho nacionalmente e para isso acontecer, tinha que enfrentar uma grande equipe, como é o Atlético”, acrescentou.
Para ter um adversário de peso, Pereirinha revelou que conversou com o diretor da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Virgílio Elísio, quando solicitou que o Iape enfrentasse Flamengo, Vasco ou São Paulo.
Pereirinha garante que não se frustrou em ter o Atlético-MG como oponente. “Fiquei satisfeitíssimo. É um grande time, já foi campeão brasileiro, tem o Dorival Júnior, que na minha opinião foi o melhor técnico do Brasil este ano, tem o Diego Souza, o Tardelli, o Obina e o Ricardinho, entre outros grandes jogadores”, ressaltou.
O fato de enfrentar um grande adversário, no entanto, não o intimida. “Vamos tentar ser a zebra e eliminar o Atlético. Queremos aproveitar que na Copa do Brasil sempre tem surpresas, quem sabe a gente não consegue ser a zebra da vez”, observou Pereirinha, vereador há quatro mandatos na capital maranhense e atual presidente da Câmara Municipal.
Com a impossibilidade levantada pelo Cruzeiro de enviar o treinador Eugênio para São Luís, é provável que Paulo Cabrera, um gaúcho radicado há muito tempo no Maranhão, seja o comandante da equipe no confronto contra o Atlético-MG. Ele foi o treinador do time no Campeonato Maranhense e vai dirigir a equipe Sub 18 na Copa São Paulo de Futebol Júnior, que será disputada em janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário