
Dr. Otaviano Oliveira, médico do Atlético-MG
(Foto: Marco Antônio Astoni / Globoesporte.com
Time enfrenta o Santa Fé, da Colômbia, a 2.640 metros acima do nível do mar
Por Marco Antônio Astoni
Bogotá, Colômbia
O Atlético-MG fez seu primeiro treino em terras colombianas na noite desta segunda-feira. O clube chegou a Bogotá com apenas 14 jogadores na delegação, ou seja, terá apenas três atletas no banco de reservas na hora do jogo. Nesta quarta, às 22h (de Brasília), o time pegará o Santa Fé, no jogo de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Como venceu a primeira partida por 2 a 0, o Galo poderá perder por um gol de diferença ou por dois, desde que faça algum, que avançará às quartas de final. Vitória do Santa Fé por 2 a 0 levará a decisão da vaga para a disputa de pênaltis.
O local do treinamento atleticano foi o luxuoso clube de golfe ‘Los Lagartos’, localizado a pouco mais de 15 minutos do hotel onde a delegação atleticana está concentrada. A fina garoa e a temperatura de aproximadamente oito graus dificultaram as atividades.
A cidade de Bogotá está localizada a 2.640 metros acima do nível do mar e, se o número não assusta tanto quanto os 3.600 metros de La Paz ou os 4.060 de Potosí, ambas na Bolívia, é bom ficar atento para evitar ou diminuir os males provocados pela altitude ao organismo pouco acostumado.
O médico atleticano, Dr. Otaviano Oliveira, está otimista quanto à reação dos jogadores.
- Neste curto período de tempo não dá para mudar as características fisiológicas de nenhum jogador. Felizmente, é uma altitude que ainda é limite, a ponto de interferir na qualidade do trabalho. Com 2.600 metros, eles têm boas condições de jogo. Talvez um sofra mais que o outro, pelo fato de estar vindo de lesões, no caso o Méndez e o Fabiano. Mas o resto do grupo, que está em ritmo de jogo e bem condicionado, não deve sofrer nenhuma influência.
O goleiro Renan Ribeiro disse que sentiu a diferença já nas atividades desta segunda. Mas para ele, os problemas serão minimizados até a hora do jogo.
- Com a grama molhada, a bola pega velocidade e vem mais rápida e, com a altitude, ela vem mais forte também. Mas agora, nesses treinamentos até quarta-feira, vai dar pra me adaptar e preparar para o jogo.
Adversário
O Santa Fé, líder do Campeonato Colombiano, está empolgado para a decisão da vaga contra o Galo. Mesmo com o placar adverso a ser revertido, o time espera apoio da torcida para seguir adiante na competição. No último domingo, jogando no El Campín, o Santa Fé venceu o Atlético Júnior, de Barranquilla, e praticamente garantiu sua vaga nas finais da competição, que tem fórmula parecida com a usada no Brasil até 2002. Os 18 times da liga se enfrentam em turno único, com os oito primeiros se classificando para os mata-matas. Após 14 rodadas, os ‘Cardeais’, lideram com 30 pontos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário