domingo, 12 de setembro de 2010

Gol salvador de Obina garante vitória sobre o Prudente Série A do Brasileiro

Atacante define partida aos 42min da segunda etapa na Arena do Jacaré

Publicação:12/09/2010 17:54


Estava escrito que as partidas entre Atlético e Grêmio Prudente em 2010 seriam de fortes emoções para os torcedores atleticanos. A primeira delas, no inicio do Brasileirão, foi marcada pela goleada do time paulista por 4 a 0, no Prudentão. No mesmo estádio, um empate sem gols no jogo de ida da primeira fase da Copa Sul-Americana. A classficação alvinegra à fase internacional da competição veio nos descontos da segunda etapa, no Ipatingão, com um gol salvador de Ricardinho. Neste domingo, quando o Galo mais necessitava dos três pontos para iniciar a caminhada de adeus à zona de rebaixamento, tudo levava a crer em nova igualdade sem gols.
Acostumados a passar por poucas e boas, os torcedores do clube de Lourdes misturaram festa e alívio quando, depois de 87 minutos de um confronto truncado, a salvação saiu dos pés do iluminado Obina. Com 21 pontos, a equipe tem, quarta-feira, contra o xará paranaense, na Arena da Baixada, a chance de deixar o incômodo grupo dos quatro últimos colocados. Atendendo o pedido do técnico Vanderei Luxemburgo, 12.380 torcedores foram à Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, e fizeram sua parte.
O jogo
Se há uma coisa de que o torcedor atleticano não pôde reclamar no primeiro tempo da partida foi da falta de empenho ou de movimentação. Criticados pelas últimas atuações, Diego Souza e Ricardinho se deslocavam constantemente buscando espaços na forte marcação do Prudente. Daniel Carvalho era parado apenas com faltas e, das das laterais, surgiam bons levantamentos em busca de Obina. Por muito pouco o atacante não abriu o placar aos 2min – Giovanni acabou se antecipando.
Aos 7min, um susto. Rafael Jataí sentiu a coxa depois de uma disputa de bola no meio-campo e teve de ser substituído por Serginho. O Prudente pouco se aventurava no ataque e, quando avançava, o fazia por meio de Adriano Pimenta e do experiente Marcelo Oliveira. Uma boa triangulação entre Ricardinho e Leandro, aos 18min, animou a torcida. Que ensaiou o grito dois minutos depois, quando jogada iniciada por Ricardinho e completada por Diego Souza encontrou Obina na entrada da área. Caprichosamente, o camisa 27 acertou a trave direita do time paulista. Outra grande chance veio aos 26min, quando Diego Souza completou de cabeça cruzamento de Leandro obrigando Giovanni a fazer uma dificil defesa. Fábio Costa, por sua vez, pouco trabalhou.
Os dois treinadores mexeram no intervalo: Méndez entrou um lugar de Fabiano no Galo, enquanto o estreante Marcelo Rospide preferiu tirar os dois jogadores com cartão amarelo (o lateral Paulo César e o zagueiro Leonardo). Com a marcação um pouco recuada, o time mineiro deu maior espaço ao Prudente, que voltou mais disposto a atacar e teve boa chance com Diego, que chutou para fora. A resposta veio com Ricardinho, também levando perigo. Com 10min, Luxemburgo fez sua última mudança, trocando Diego Souza, que ainda não rendeu o esperado, por Neto Berola. Logo em seguida, Diego Macedo acertou bom chute. Réver, de cabeça, também mandou perto do gol.
Sem conseguir entrar na área dos paulistas com a bola nos pés, o Atlético apostava, sem sucesso, nas bolas cruzadas, o que irritava a torcida, especialmente nas jogadas pela direita, com Diego Macedo. O ritmo da partida caiu bastante, assim como a superioridade atleticana. A equipe já tentava na base do desespero quando o cruzamento de Obina encontrou Neto Berola, aos 35min. Giovanni defendeu e voltou a afastar na segunda tentativa, de Daniel Carvalho. Uma boa tabela iniciada or Leandro deu a Mendez condição de chutar com perigo. Pois aos 42min, Ricardinho, que havia decidido contra o mesmo Prudente a classificação à segunda fase da Copa Sul-Americana, lançou por elevação para Obina que, dentro da área, mostrou o toque do artilheiro, e não desperdiçou. Foi segurar a vantagem nos minutos finais e comemorar a vitória, tão sofrida quanto importante.
Ficha técnica
Atlético 1
xGrêmio Prudente 0
Atlético
Fábio Costa; Diego Macedo, Werley, Réver e Leandro; Rafael Jataí (Serginho, 7 do 1º), Ricardinho, Fabiano (Méndez, intervalo) e Diego Souza (Neto Berola, 10 do 2º); Daniel Carvalho e Obina
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Grêmio Prudente
Giovanni; Paulo César (Robert), Anderson Luís, Leonardo (Fábio Boaventura, intervalo) e Diego; João Vítor, Rodrigo Mancha, Adriano Pimenta e Marcelo Oliveira; Eduardo Ramos (Rafael Martins, 35 do 2º) e Hugo
Técnico: Marcelo Rospide
Estádio: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas
Motivo: segunda rodada do returno da Série A do Brasileiro
Gol: Obina, 42 do 2º
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (RJ)
Assistentes: Marco Aurélio Pessanha e Luiz Muniz de Oliveira (RJ)
Cartão amarelo: Paulo César, Leonardo, Adriano Pimenta, Serginho, Réver, Obina
Pagantes: 12.380
Renda: R$ 60.875

Nenhum comentário: