segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Galo quebra jejum em casa com nova virada (13/09)

Diego Tardelli voltou a marcar no Mineirão
Rentería aproveitou cruzamento da direita e fez, de cabeça, o primeiro gol pelo Galo

Vicente Ribeiro - Portal Uai

exemplo da rodada anterior, o Atlético voltou a vencer pelo Campeonato Brasileiro, e de virada. O time alvinegro saiu perdendo para o Atlético-PR, mas reagiu e buscou a virada, no reencontro com a torcida no Mineirão, neste domingo. O Galo quebrou um jejum de três partidas sem triunfo em casa, pela competição. Como prêmio, fechou a rodada no grupo dos quatro melhores, o G-4, beneficiado pela derrota do Goiás para o Barueri.O Atlético-PR saiu na frente com Alex Mineiro, logo aos 10min de partida. O Galo empatou com Rentería, três minutos depois, e virou na etapa final, aos 28, com belo gol de Diego Tardelli. Foi o segundo triunfo consecutivo da equipe pelo Brasileiro, depois de superar o Santo André por 2 a 1, também de virada, no ABC paulista, na rodada anterior.
O alvinegro não vencia no Mineirão desde 2 de agosto, quando bateu o Coritiba por 3 a 2. Depois, foram três empates seguidos, contra Palmeiras (1 a 1), Avaí (2 a 2) e Sport (1 a 1). O jejum foi ampliado levando-se em conta o confronto com o Goiás (1 a 1), pela Sul-Americana.
Com 40 pontos, o Atlético contou com o tropeço do Goiás ante o Barueri, por 3 a 1, no ABC paulista, para retornar ao G-4. E ainda viu diminuir a diferença para Palmeiras e Internacional, ambos derrotados na rodada. O próximo compromisso dos mineiros será frente ao Náutico, no próximo sábado, em Recife. Antes, porém, o alvinegro volta a campo na quarta-feira que vem, para o segundo embate com o Goiás, pela Sul-Americana. Assista ao compacto do jogo
O jogo
A expectativa era de domínio total do Atlético, empurrado pela torcida que voltou a comparecer em bom número ao Mineirão. Mas o que se viu foi um Atlético-PR atrevido, atuando de forma inteligente, procurando também sair para o jogo, com a estratégia de congestionar o meio-campo e provocar o erro do Galo.
O Atlético teve muita dificuldade no começo. Tanto que sofreu o gol na primeira finalização. Aos 10min, Paulo Baier cobrou falta para a área e Alex Mineiro cabeceou para as redes de Bruno. O lance assustou um pouco o Galo e a torcida, e deu mais moral aos paranaenses, que continuaram com o esquema bem compacto na defesa, explorando os contra-ataques.
A sorte dos atleticanos é que o time conseguiu empatar logo depois de sair em desvantagem. Aos 13min, Carlos Alberto fez a jogada de ultrapassagem pela direita, recebeu em boa condição e cruzou certinho, tirando do alcance do goleiro e na cabeça de Rentería. O colombiano não perdoou, testou para as redes e comemorou com uma dança bem esquisita no gramado. Mas o que valeu mesmo foi a igualdade instantânea.
O Atlético cresceu um pouco na partida, mas ainda tinha dificuldade para organizar as jogadas pelo meio-campo. As laterais eram a melhor opção, principalmente pela direita, com Carlos Alberto. Responsáveis pela criação, Evandro e Renan Oliveira estavam muito discretos em campo. Com isso, Diego Tardelli começou a sair da área, caindo pelos lados.
O goleiro Bruno ainda assustou a torcida ao sair errado em cobrança de escanteio da esquerda. A proposta do Atlético-PR de usar duas linhas de quatro para barrar as investidas do Galo deu certo. Mas o time alvinegro poderia ter sido mais incisivo para chegar à virada. No fim do primeiro tempo, em novo cruzamento da direita, a bola não chegou para Tardelli. Rentería pegou a sobra e errou o alvo.
Marca do artilheiro
O Galo voltou a campo sem alteração. Mas a dificuldade persistia para furar a defesa do adversário. Evandro começou a aparecer mais para o jogo, só que as laterais ainda eram a melhor opção. Foi assim que quase saiu a virada. Correa escapou pela direita e cruzou; Diego Tardelli perdeu chance incrível, concluindo fraco, facilitando para o goleiro.
O técnico Celso Roth mexeu aos 13min. Éder Luís foi para o jogo, na vaga de Renan Oliveira. A ordem era justamente abrir o jogo pelas laterais, com um atacante centralizado na área. Além disso, o objetivo era impedir os avanços de Márcio Azevedo, pelo setor esquerdo do ataque dos paranaenses, que incomodavam a defesa alvinegra. E a torcida já pegava no pé do goleiro Bruno, depois de erros na saída de bola.
Celso Roth mexeu novamente aos 24. Rentería, em seu último lance, chutando por cima depois de sobra de bola, deixou o campo para a entrada de Coelho, reestreando no Galo. Com isso, Carlos Alberto foi para o meio-campo, reforçando o setor, deixando Éder Luís e Diego Tardelli na frente. Faltava aparecer a marca do artilheiro. E isso aconteceu aos 28min. Correa fez ótimo lançamento para Tardelli, que dominou e chutou forte, no ângulo de Gallato, desafogando a torcida.
O Atlético-PR não desistiu e buscou a reação. Ao mesmo tempo, deixou espaço para os contragolpes do Galo. O jogo ganhou em movimentação e emoção no fim. Aos 46min, na última oportunidade para sacramentar a vitória, Diego Tardelli errou o alvo, livre de marcação. Na sequência, Patrick perdeu ótima chance para evitar a derrota dos visitantes. Valeu pelos três pontos conquistados, com tanto sofrimento.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO
2 X 1
ATLÉTICO-PR
Escalações
Bruno; Carlos Alberto, Werley, Jorge Luiz e Thiago Feltri; Jonílson, Correa, Evandro e Renan Oliveira (Éder Luís); Diego Tardelli e Rentería (Coelho)
Gallato; Chico, Nei e Manoel; Wesley (Patrick), Welington (Fransérgio), Valencia, Paulo Baier e Márcio Azevedo; Alex Mineiro e Wallyson (Marcinho)
Técnicos
Celso Roth
Antônio Lopes
Gols
Rentería, 13min, 1ºT
Diego Tardelli, 28min, 2ºT
Alex Mineiro, 10min, 1ºT
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Público: 33.597 pagantes Renda: R$ 454.250
Árbitro: Pablo dos Santos Alves (RJ) Auxiliares: Erich Bandeira (Fifa-PE) e Edney Guerreiro Mascarenhas (RJ)

Motivo: 23ª rodada do Campeonato Brasileiro





Atlético volta a vencer em casa, ao bater o ‘xará’ paranaense por 2 a 1




Nenhum comentário: