quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Recomeço: Júnior quer dar uma guinada na carreira (31/12)

Júnior se apresenta ao Galo no dia 05
Leandro Mattos - Portal Uai


Anunciado nesta terça-feira como o primeiro reforço alvinegro para a temporada 2009, o volante Júnior disse que enxerga o Atlético como uma ótima possibilidade de recomeço para a sua carreira.
Após uma passagem apagada pelo Grêmio, o jogador quer aproveitar a oportunidade e espera retribuir no gramado a confiança que recebeu do Galo. “Pra mim é um recomeço. Acho que as coisas na minha vida aconteceram muito cedo e a gente, às vezes, acaba se deixando levar pela idade. Lógico que eu ainda sou muito novo, tenho apenas 23 anos, mas alguns anos de experiência. Subi para o profissional com 18, então a gente aprende muito. Então hoje eu encaro como um recomeço, como uma grande oportunidade, esperando que Deus ilumine meu caminho e que as coisas dêem certo”, disse Júnior, em entrevista à Rádio CBN.
Questionado sobre a cobrança que sofrerá no Atlético, o volante frisou que está preparado e que isso não será novidade pra ele. “Joguei num grande clube que foi o Flamengo, um clube de muita massa, tive no Grêmio, joguei alguns meses lá e isso me ajudou, pois é outro clube de massa, outro clube de grande cobrança. Alguns problemas lá fizeram com que eu não jogasse, mas hoje o mais importante é saber que estou em outro clube muito grande, um clube de massa e estou muito empolgado, estou feliz”.
Júnior prometeu muito empenho e espera que o Galo represente uma mudança de rumo na sua carreira. ”Vou fazer de tudo para que seja um recomeço e que a minha carreira dê uma guinada boa”. (LM)

Galo começa 2009 com apenas 24 atletas no profissional (31/12)

Renan será bem utilizado por Leão. Rafael Miranda volta ao meio-campo
Leandro Almeida será a referência na defesa alvinegra em 2009

Renan Damasceno - Portal Uai




Com apenas uma contratação anunciada até agora – o volante Júnior, ex-Grêmio e Flamengo, contratado terça-feira –, o Atlético começará 2009 com apenas 24 atletas na equipe profissional. O técnico Emerson Leão, que dará início aos trabalhos na próxima segunda-feira, 5 de janeiro, terá à disposição 23 jogadores remanescentes do ano do Centenário do clube.
Desses jogadores, 20 foram formados nas categorias de base. Apenas os mais experientes do grupo, o goleiro Juninho, o zagueiro Marcos e o atacante Marques, além do novo reforço, não foram revelados pelo Galo. A média de idade da equipe não chega aos 23 anos.
Depois de boa campanha em 2008, Leandro Almeida continuará como referência na defesa alvinegra. O experiente Marcos terá mais uma chance de se garantir entre os titulares, depois de passar o segundo semestre no banco. Welton Felipe também está na disputa.
As laterais são as posições que mais precisarão de reforços. Para o lado direito, Leão conta apenas com Sheslon – trazido pelo técnico Marcelo Oliveira às pressas para substituir Mariano, demitido durante o Brasileiro. Para a ala oposta, o time terá de volta Thiago Feltri, que estava no Goiás, e Luiz Gustavo, outro jogador promovido aos profissionais nesta temporada. Para o setor, a diretoria ainda sonha com Jadílson, mas o São Paulo, que detém os direitos do jogador, não abre mão de indenização para poder liberá-lo.
Na armação, o clube conta com os jovens ‘pratas da casa’ Renan Oliveira e Yuri, com Tchô correndo por for a por uma das vagas nos titulares. A camisa 10 deve continuar com o primeiro, uma vez que a diretoria não pretende desfazer-se do jogador tão cedo. Além disso, conta o apoio dado pelo técnico Leão a jovens jogadores.
Também no meio-campo, Leão terá de esperar pela recuperação do volante Serginho. As boas notícias são a recuperação de Rafael Miranda e a chegada de Júnior. Márcio Araújo e Denílson, bastante utilizados pelo Marcelo Oliveira e Rodrigo Silva e Júnior fecham a lista.
Para o ataque, a torcida pode comemorar o retorno de Éder Luís e a permanência de Marques, que deixou a aposentadoria para 2010. Raphael Aguiar, que foi improvisado nas laterais nas últimas rodadas, e o jovem Pedro Paulo correm por fora. Atletas que começam 2009 no Atlético
Goleiros: Juninho, Édson, Bruno Laterais: Thiago Feltri, Sheslon, Luiz Gustavo Zagueiros: Marcos, Welton Felipe, Leandro Almeida, Samuel, Werley Volantes: M. Araújo, R. Miranda, Serginho, Rodrigo Silva, Denílson, Júnior Armadores: Tchô, Renan Oliveira, Yuri Atacantes: Marques, Éder Luís, Pedro Paulo, Raphael Aguiar

Há 25 anos, atleticano João da Mata vencia a São Silvestre 31/12/2008 | 11:08


Da Assessoria de Imprensa Embora seja em sua essência um clube de futebol, o Atlético também possui grandes glórias e forte tradição em outros esportes. No futsal, por exemplo, o Galo foi Campeão Mundial de Clubes em 1998. No vôlei e no basquete, o clube também já teve grandes equipes. Mas foi o atletismo que, em 1983, escreveu mais uma página vitoriosa na história atleticana. Vestindo o manto alvinegro, o atleta João da Mata venceu a tradicional Corrida Internacional de São Silvestre, realizada nas ruas de São Paulo. Com 30 anos, João da Mata concluiu os 12.600m da prova em 37min39s19 e deixou para trás mais de dez mil competidores.Nascido em Diamantina, interior de Minas Gerais, João da Mata também foi bicampeão da Minimaratona da Independência (83 e 84), 30º colocado na tradicional Maratona de Nova York (83), e, no mesmo ano, vice-campeão sul-americano nos 5 e 10.000m.A maior frustração do atleta foi não ter participado da Olimpíada de Los Angeles, em 1984, nos Estados Unidos. Ele chegou a conseguir o índice para os Jogos, mas sofreu uma distensão muscular quando correu a Maratona do Rio de Janeiro e viu escapar o sonho olímpico.Em 1995, já com 42 anos, o mineiro venceu a Corrida Internacional de São Silvestre na categoria veteranos.

Galo também busca reforço para a sua camisa (31/12)

Galo ainda negocia renovação com a Fiat
Leandro Mattos - Portal Uai


Contrato com patrocinador termina nesta quarta-feira


Além de fuçar o mercado em busca de reforços para o técnico Emerson Leão, o presidente Alexandre Kalil e o diretor-executivo Bebeto de Freitas têm uma missão importante nos primeiros dias de janeiro: buscar um patrocinador para assinar a camisa atleticana em 2009.
O contrato com a Fiat termina nesta quarta-feira e o clube ainda negocia uma possível renovação com a montadora de automóveis italiana, para que ela continue como patrocinadora master do Alvinegro. A informação divulgada pelo Atlético, no último dia 18, é a de que há interesse das duas partes na renovação da parceria.
O diretor-executivo atleticano foi procurado pela reportagem do Superesportes, nesta quarta, para falar do andamento das negociações, mas estava com o celular desligado. Já a assessoria de imprensa do Atlético informou que não há novidades sobre o assunto e que Galo e Fiat devem continuar a negociar um novo compromisso. (LM)

Do sonho ao pesadelo (31/12)

Na decisão do Campeonato Mineiro, o Atlético foi goleado na primeira partida pelo arqui-rival, Cruzeiro, e perdeu também a segunda, para desgosto da massa atleticana
Paulo Galvão - Estado de Minas


O ano do centenário do Atlético chega ao fim, nesta quarta-feira, sem deixar saudade nos torcedores. Eles esperam que, a partir da 0h de quinta-feira, 2009 chegue trazendo resultados bem mais positivos que os obtidos no ano que se encerra, no qual foram acumulados fracassos e vexames em campo e muita turbulência fora dele, com direito a renúncia de presidente, junta administrativa provisória e convocação de eleições extraordinárias. A esperança de um 2008 glorioso foi reforçada ainda em 2007. Sob o comando de Emerson Leão, que voltou agora ao clube, o Galo terminou o Campeonato Brasileiro com 10 partidas de invencibilidade, na oitava colocação, garantindo vaga na Copa Sul-Americana. Pode não ter sido digno da história do clube, mas ao menos serviu para livrar a equipe do rebaixamento e acender a esperança. Já poucas horas antes da virada do ano, uma iniciativa do departamento de marketing levou a marca Galo a todo o mundo: os quenianos Robert Cheruiyot e Alice Timbilili subiram ao degrau mais alto da tradicional Corrida de São Silvestre, em São Paulo, carregando bandeiras do clube. Mesmo questionada por alguns, a estratégia serviu para que os atleticanos tripudiassem sobre o maior rival, que mantém equipe de atletismo, mas não pôde mostrar seu escudo com tanta eficácia. Porém, a chegada de janeiro coincidiu com o início de decepções para os atleticanos. Para começar, os tão esperados “reforços de peso” não vieram. Em vez disso, foram contratados atletas pouco conhecidos, como o uruguaio Agustín Viana e o paraguaio Ricardo Martinez, além de outros de qualidade questionável, como Bruno Barros. Aliado a isso, os dirigentes resolveram trocar Leão por Geninho, alegando necessidade de diminuição de custos. Mesmo sem jogar bem, o Galo conseguiu ir avançando na Copa do Brasil e também no Campeonato Mineiro. As limitações da equipe, porém, começaram a se tornar claras a cada jogo e, em menos de 20 dias, entre o fim de abril e o meio de maio, o alvinegro já dava adeus ao título das duas competições. No Estadual, perdeu o título para o Cruzeiro, com direito a goleada por 5 a 0 no primeiro jogo – no segundo, novo revés, por 1 a 0. Já na competição nacional, diante do Botafogo, foi eliminado nas quartas-de-final depois de empate sem gols no Mineirão e derrota por 2 a 0 no Rio. A troca de Geninho por Alexandre Gallo não foi suficiente para que o time reencontrasse o caminho do sucesso. Tampouco as contratações de Élton, César Prates e Castillo ou mesmo de Petkovic, craque, mas em fim de carreira, que chegou ainda em maio, mas só pôde jogar a Copa do Brasil. Tanto que o treinador não ficou muito mais que dois meses no clube, dando lugar a Marcelo Oliveira. Sempre chamado nos momentos difíceis, o ex-atleta do próprio clube não conseguiu impedir que o Galo fosse eliminado da Copa Sul-Americana com duas derrotas para o Botafogo, por 3 a 1, no Rio, e 5 a 2, em Belo Horizonte. Porém, ajudou o time a escapar de qualquer ameaça de rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o que seria um vexame inimaginável num ano marcante da história alvinegra. CRISE POLÍTICA Para completar, Ziza Valadares renunciou à presidência em 18 de setembro, alegando estar sendo boicotado por conselheiros e até por membros de sua diretoria, sendo acompanhado por seus quatro vice-presidentes. Com o vácuo no poder, o clube foi tocado por conselheiros, como o ex-presidente Afonso Paulino, até a eleição de Alexandre Kalil, em 30 de outubro. De presidente novo, Leão de volta e Bebeto de Freitas como diretor-executivo, renovam-se as esperanças atleticanas. Resta saber se em 2009 elas se tornarão realidade. Campanhas: Campeonato Mineiro: Vice-campeão Copa do Brasil: Eliminado pelo Botafogo nas quartas-de-final Copa Sul-Americana: Eliminado pelo Botafogo na primeira faseCampeonato Brasileiro: Depois de lutar contra o rebaixamento, terminou em 12º lugar, com vaga na Sul-Americana

Mundança no Mineiro 2009


Campeonato com 12 equipes terá quartas-de-final na edição do próximo ano


A emoção dos campeonatos com “final” o torcedor encontra nos estaduais. O Campeonato Mineiro não será o mesmo em 2009. Isto porque a Federação Mineira de Futebol decidiu mudar a fórmula da disputa. Das 12 equipes que iniciam a disputa, oito avançarão para as quartas-de-final. Esta será a principal alteração no regulamento da competição que terá início no dia 25 de janeiro.
Os times se enfrentam em turno único no sistema de pontos corridos para definir os oito classificados, enquanto os dois últimos descem de divisão. A mudança na fórmula foi sugerida pelos próprios clubes em Arbitral. A medida é para evitar que alguns clubes fiquem inativos já no primeiro trimestre da temporada.
“O campeonato sempre fica entre Cruzeiro e Atlético, e esta mudança é para dar mais dinamismo à competição e atender aos próprios clubes”, afirmou o Chefe do Departamento de Futebol, Edmar Francisco Pires, ao site Justicadesportiva.com.br.
A idéia da Federação Mineira também é aumentar a média de público e a renda das equipes com o número maior de partidas. As quartas-de-final, semifinais e final serão disputadas em dois jogos. Porém, o artigo 9 do regulamento diz que os clubes mandantes deverão utilizar estádios com capacidade igual ou superior a 10 mil expectadores pagantes, o que veta outros estádios. O valor do ingresso também mudou. O preço mínimo passará de R$ 5 para R$ 10 em 2009.
A Federação foi uma das pioneiras a recomendar a não venda de bebidas alcoólicas nos estádios. E depois que a recomendação virou lei, a Entidade proíbe expressamente a venda e o consumo na parte interna dos estádios.

Bebeto: 'contratações do Kalil' ainda virão (30/12)

Bebeto: Júnior chega para a vaga de Élton
Rodrigo Fonseca - Portal Uai


Diretor-executivo do Galo explica contratação de Júnior, cujo perfil foge do prometido. Reforços de maior impacto ainda estão em negociação


Um dia depois do presidente Alexandre Kalil falar que o clube não contrataria jogadores sem muitas referências, o Atlético anunciou o volante Júnior, revelado pelo Flamengo, com passagem apagada pelo Grêmio e atualmente na Tombense-MG. A contratação deixou parte da torcida desconfiada. O diretor-executivo do Galo, Bebeto de Freitas, deu as explicações. Júnior não faz parte do ‘pacote’ de reforços falado por Kalil.
“As contratações pelas quais o Alexandre se referiu ontem (segunda-feira) ainda vão acontecer. Elas não fazem parte dessa situação do Júnior”, disse Bebeto de Freitas, em entrevista à Rádio Itatiaia.
Segundo o dirigente, o Atlético pode trazer de quatro a cinco jogadores no perfil desejado: “Na opinião do Alexandre, do Leão, tem recursos para uns quatro, cinco jogadores que possam trazer algum benefício importante para o Atlético, através da experiência ou até mesmo, obviamente, da parte técnica em campo”.
Para isso, o clube mineiro terá de levar em conta suas condições financeiras. “Temos que ver o interesse técnico e as possibilidades financeiras”.
Bebeto de Freitas tem em mãos uma lista de atletas indicados pelo técnico Emerson Leão. Uma das prioridades é o ataque: “A gente precisa reforçar o ataque. Estamos tentando um atacante. Não adianta querer correr. Temos quer ver não só os interesses técnicos. Se fosse só isso, seria fácil”.
Reposição
Ao comentar a contratação do volante Júnior, o diretor-executivo do Atlético ressaltou que trata-se de uma reposição a Élton, que não renovou. As conversas se iniciaram há quase um mês, logo que as negociações com o volante se complicaram. Como não houve acordo com Élton e um investidor se interessou em colocar Júnior no Galo, a transação foi fechada. Leão aprovou: “Não vamos fazer nenhuma contratação que o nosso treinador não queira”, disse Bebeto.

Volante Júnior é o primeiro reforço para 2009 (30/12)

Volante foi revelado na Gávea
Leandro Mattos - Portal Uai
O Atlético divulgou no final da manhã desta terça-feira o seu primeiro reforço para a temporada 2009: o volante Júnior, revelado pelo Flamengo e que também atuou pelo Grêmio.O jogador foge do perfil dos reforços prometidos pela diretoria. Nesta segunda-feira, o presidente Alexandre Kalil disse: “O Atlético está tentando trazer jogador que, na hora que chegar, vocês não perguntem de onde veio, quem é esse?” Júnior, de 23 anos, será apresentado pelo Galo na próxima segunda-feira, data que marca o início da pré-temporada alvinegra. Para contar com o atleta, o Atlético adquiriu 30% de seus direitos econômicos. O volante surgiu na Gávea em 2004 e sua melhor temporada pelo Rubro-Negro carioca foi a do ano seguinte, em 2005, quando disputou 37 partidas e marcou quatro gols. Em 2007, Júnior se transferiu para o Grêmio, mas não conseguiu se firmar no Tricolor gaúcho. Foi dispensado em abril. O jogador, atualmente, está vinculado à Tombense-MG. Ficha do Jogador
José Antônio Miranda da Silva JuniorData de Nascimento: 27/04/1985 Local: Niterói / RJ Posição: volante Altura: 1,86 Peso: 81 Kg
Carreira Flamengo Grêmio

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

São Paulo não abre mão de indenização para liberar jogadores (30/12)

Portal Uai

Se quiser contar em 2009 com o lateral-esquerdo Jadílson e com o atacante André Lima o Atlético terá de investir. O São Paulo, clube em que os jogadores estão vinculados, não abre mão de receber uma indenização.
“Como eu posso investir neles e liberá-los por nada. Liberação não existe no São Paulo. Liberado é gratuito. Não existe isso pelo menos no início de janeiro”, disse o superintendente de futebol do São Paulo, Marco Aurélio Cunha, em entrevista à Rádio Itatiaia.
O dirigente admitiu que Jadílson, este ano, esteve emprestado ao Cruzeiro gratuitamente. Porém, é uma situação que não deve se repetir: “Dessa vez foi verdade, o que não será pela segunda vez”.
Marco Aurélio Cunha já recebeu telefonemas de Alexandre Kalil, presidente do Atlético, e de Emerson Leão, técnico do time, mas não revelou o teor da conversa: “Houve um contato com o Kalil, e falamos outras coisas. Eu conversei com o Leão, ele conversou comigo sobre jogadores. Essa conversa é entre mim e ele, não sai para a imprensa

Sócio-torcedor e especializado nos planos de Bebeto (30/12)

Rodrigo Fonseca - Portal Uai

Reestruturar o time de futebol é a prioridade do Atlético em 2009. Porém, o diretor-executivo Bebeto de Freitas não descarta tocar paralelamente outros projetos no clube.
Ex-jogador e técnico de vôlei, Bebeto acena com a possibilidade de o Galo investir em outros esportes:
“Acho que existem dois pontos claros para o Alexandre (Kalil, presidente). A prioridade do Atlético é o futebol, a razão de ser é o futebol. A segunda é o clube, enquanto gestão, entidade. Toda vez que tiver o clube forte, do ponto de vista financeiro, isto reflete no futebol. São esses dois pontos que o Alexandre está em cima. Os outros esportes fazem parte da marca do clube", disse. "Coloquei o Alexandre conversando com um grande nome do voleibol brasileiro e se tiver possibilidade de se conseguir patrocínio e alguma coisa que possa já vir com estrutura pronta, não vejo por que não ser feito. Garantir alguma cosia ainda é prematuro, mas vontade não falta”, completou.
Outro projeto que pode ganhar força com a chegada de Bebeto de Freitas é o sócio-torcedor: “Não vejo por que o Atlético não ter um número oficial de torcedores oficiais da forma que tem o Inter, tem o Grêmio. Se nós considerarmos fidelidade de torcida, é mais uma razão para acreditarmos nisso. Vamos colocar gente que possa pensar do ponto de vista do projeto. Isto iremos começar a tocar a partir de agora”.

Massa é a aposta do novo diretor (30/12)

Paulo Galvão - Estado de Minas

A segunda contratação do Atlético para a temporada 2009 já começou a trabalhar no clube, mas, como a primeira, o técnico Emerson Leão, atuará fora das quatro linhas. Poucas horas depois de deixar a presidência do Botafogo, Bebeto de Freitas foi apresentado como diretor-executivo do Galo e, se não trouxe os sonhados reforços, chegou prometendo muito trabalho e propondo parceria com a torcida.
Segundo ele, o alvinegro pode até não ser o maior clube do Brasil, mas certamente seus torcedores são os mais assíduos nos estádios. “Tenho a certeza de que, para chegar ao mesmo nível dos (clubes) que têm milhões para gastar, vamos ter de contar com a torcida, encontrar uma forma de o atleticano ajudar efetivamente o clube a se financiar”, afirmou o novo dirigente alvinegro, cujo objetivo é tornar a bilheteria uma fonte de receita tão importante quanto os direitos de transmissão pela TV e o patrocínio de uniformes.
Mesmo considerando cedo para se aprofundar no assunto, pois começou a trabalhar ontem, ele acenou com a possibilidade de o Atlético criar programa de sócio-torcedor, que possibilitou a clubes como Internacional e Grêmio se recuperar financeiramente e montar times competitivos. Isso, porém, requer planejamento, o que não impedirá o Galo de ser forte já na próxima temporada.
“Podemos não ter o poder de contratar de um Milan, um Real Madrid, dos grandes europeus. Mas, no Brasil, estamos na média dos demais clubes. Assim, temos condições de montar uma equipe digna da história e da importância do Atlético”, declarou Bebeto, para quem o alvinegro deve se preparar para os possíveis cenários que a atual crise mundial possa definir para os próximos anos.
Segundo o presidente Alexandre Kalil, o novo diretor-executivo, que já trabalhou na administração do clube entre 1999 e 2001, chega com a missão de auxiliá-lo em todas as funções. Entre elas está a negociação de jogadores, da qual também participa o técnico Emerson Leão.
IATE ALVINEGRO Como Bebeto, o mandatário vê o Galo em plenas condições de contratar tanto quanto qualquer outro clube do futebol brasileiro. Porém, garante que não haverá contratações em massa só para dar satisfação à torcida. “O Atlético foi o último clube a trazer treinador, mas trouxemos um de primeira linha, que a torcida queria, agradamos a todos. Não saímos correndo atrás do primeiro que passou na nossa frente. Que a contratação do Leão e do Bebeto seja a lição a que a torcida do Atlético se acostume. Vamos demorar, vamos buscar pouco, mas vamos buscar. O que não faremos é encher uma barca. Vamos trazer um iate pequeno, mas arrumado, para fazer um time bacana para 2009”, disse Kalil, garantindo que, quando os reforços chegarem, ninguém vai perguntar quem é ou de onde veio. “Para buscar barca, eu desço 50 metros na Cidade do Galo e chamo meus meninos (jogadores da base).”
Segundo ele, quem está conseguindo contratar no futebol brasileiro é porque iniciou negociações há bastante tempo, o que não foi possível para a atual diretoria do Galo, que tomou posse há dois meses. “Atualmente você liga e tem jogador visitando a mãe, empresário passando férias na Disney. Essa é a dificuldade, mas não estamos com pressa.”

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Amistoso do time Júnior é cancelado 29/12/2008 | 18:22

Da Assessoria de Imprensa Em virtude das chuvas que atingem Belo Horizonte, foi cancelado o amistoso entre o time Júnior do Atlético e o América, marcado para esta terça-feira (30). A partida seria o último teste do Galinho antes do início da Copa São Paulo. Com o cancelamento do amistoso, o time atleticano treinará nesta terça-feira (30), às 9h30, na Cidade do Galo, dando continuidade à preparação para o principal torneio da categoria no Brasil. Nos dias 31 de dezembro (quarta-feira) e 1º de janeiro (quinta-feira), os jogadores serão liberados para a virada do ano e encerram a preparação para a ‘Copinha’ na sexta-feira (3), às 16h, também no centro de treinamento atleticano.A viagem para Americana será no próximo sábado (3). O Galinho está no Grupo L, ao lado de Rio Branco (SP), Juventus (SP) e Sergipe (SE). A estréia na competição será às 20h30 da próxima segunda-feira (5), contra a Juventus (SP), no Estádio Décio Vitta, em Americana. A partida será transmitida pelo Sportv.

Clube recebe intercambistas do Canadá 29/12/2008 | 18:17

Da Assessoria de Imprensa Em mais uma etapa do Programa de Intercâmbio, o Atlético recebe nesta segunda-feira (29) um grupo de intercambistas canadenses da equipe do Canadá Games (Manitoba Soccer Association). A delegação é composta por 20 atletas nascidos nos anos de 1991/92/93, além de cinco integrantes de comissão técnica. Eles permanecerão na Cidade do Galo até 9 de janeiro, hospedados na Ala Internacional do hotel das categorias de base. Durante o programa, a equipe realizará treinamentos e jogos amistosos na Cidade do Galo, visita ao Labareda, além de atividades turísticas. Este será o terceiro grupo recebido pelo Clube em 2008 através do programa de intercâmbio internacional. Em Setembro, a equipe feminina Sub-15 do Doncaster Rover (Austrália) participou de uma série de treinamentos e jogos na Cidade do Galo. Já em Outubro, foi a vez da Seleção Sub-16 de New South Wales, também da Austrália, participar do programa. Além dos programas destinados para grupos, o intercâmbio do Galo recebeu vários atletas de diversas nacionalidades ao longo do ano. Ambos os programas têm como principal objetivo a divulgação da marca Atlético no cenário internacional.Programação:Segunda-feira (29/12) Tarde - Chegada à Cidade do Galo Noite - Cerimônia de aberturaTerça-feira (30/12) Manhã - Treino Campo 3 (8h às 9h30) Tarde - Treino Campo 3 (15h às 16h30) Quarta-feira (31/12) Manhã - Jogo contra o América, em Santa Luzia (10h) Tarde - Treino Campo 3 (15h às 16h30) Quinta-feira (1/1) Livre Sexta-feira (2/1)Manhã - Treino Campo 3 (8h às 9h30) Tarde - Torneio futvôlei Sábado (3/1) Manhã - Jogo contra o Inhaumense, em Inhaúma (10h) Tarde - Passeio turístico por Belo Horizonte Domingo (4/1)Manhã - Treino Campo 3 (8h às 9h30) Tarde - Passeio no Clube Labareda Segunda-feira (5/1)Manhã - Treino Campo 3 (8h às 9h30)Tarde - Jogo contra o Cruzeiro/MG, na Toca da Raposa I (15h) Terça-feira (6/1) Manhã - Treino futsal no Clube RecreativoTarde - Jogo futsal contra o Atlético, no Clube Recreativo Quarta-feira (7/1) Manhã - Treino Campo 3 (8h às 9h30)Tarde - Treino Campo 3 (14h às 15h30) Quinta-feira (8/1) Manhã - Treino Campo 3 (8h às 9h30) Tarde - Jogo contra o Juvenil do Atlético no Campo 3 (15h) Sexta-feira (9/1)Manhã - Treino Campo 3 (8h às 9h30) Tarde - Saída da Cidade do Galo

Pré-temporada começará em 5 de janeiro 29/12/2008 | 17:08

Da Assessoria de Imprensa A pré-temporada atleticana se inicia oficialmente em 5 de janeiro, quando o grupo se apresenta às 15h na Cidade do Galo e já permanece concentrado. Serão 12 dias até o primeiro compromisso do ano: o clássico pelo Torneo Verano, em 17 de janeiro, no Uruguai. A viagem para Montevidéu será em 15 de janeiro.TABELA TORNEO VERANO 2009 A - 17/1/2009 (16h20) - Atlético x Cruzeiro/MG B - 17/1/2009 (19h) - Peñarol x Nacional 21/1/2009 (22h45) - Vencedor A x Vencedor B (Final) 21/1/2009 (20h45) - Perdedor A x Perdedor B (Disputa do 3º lugar)

Aposta na torcida para levantar mais recursos (29/12)

Bebeto de Freitas e Alexandre Kalil: linha de frente da administração do Galo

Chico Vilela - Portal Uai
Rodrigo Fonseca - Portal Uai


Novo diretor-executivo do Atlético, Bebeto de Freitas foi apresentado nesta segunda-feira e revelou seus planos para o clube


Bebeto de Freitas foi apresentado oficialmente nesta segunda-feira como o diretor-executivo da gestão Alexandre Kalil no Atlético. Essa será a terceira passagem do dirigente pelo clube. Ele já havia trabalhado com Kalil entre 1999 e 2001. Além de ajudar no planejamento do futebol profissional, caberá a Bebeto trazer novos parceiros e discutir os contratos de patrocínio. Para isso, o dirigente aposta na torcida.
“O que pode fazer com que o Atlético chegue junto a esses clubes que têm milhões de torcedores é aproveitar esta fidelidade da torcida em benefício do próprio clube, em benefício de poder ter um investimento maior e trabalhar em cima de uma torcida empolgada e fiel”, disse Bebeto.
Fidelidade é a palavra que o diretor-executivo irá vender para os investidores: “O que nós temos certeza e convicção é que, se o Atlético não é o maior clube do Brasil, ele é o que tem a torcida mais assídua, que tem demonstrado a maior fidelidade, que está sempre com o clube. Este é o diferencial. O Atlético é o clube que tem a torcida que mais vai ao estádio no Brasil, na frente de todos estes que são clubes de milhões de torcedores, mas na hora de ver os números o Atlético é o primeiro em fidelidade”.
Para Bebeto de Freitas, as finanças do Galo estão dentro da realidade do futebol brasileiro: “Se compararmos o dinheiro que o Atlético tem para comprar com o que a Juventus de Turim tem, eu vou falar que é pouco dinheiro. Mas, se compararmos o que o Atlético vai ter para colocar em sua folha com o que outros clubes do Brasil, vocês verão que estamos na média. Vamos jogar o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil, o Campeonato Brasileiro. Não vamos jogar o Europeu, a Copa da Uefa, ou Copa dos Campeões. Temos o que os clubes podem ter. Vamos procurar outros caminhos para conseguir mais”.
Atrais novos investimentos no Atlético será uma das atribuições de Bebeto de Freitas: “Hoje você tem a televisão e o patrocínio financiando o futebol, e o que nos falta é a renda do jogo. Não é só a bilheteria que irá fazer a diferença, mas estádio é justamente o que falta ao futebol do Brasil, a receita de estádio. Para quem tem uma torcida muito grande como a do Atlético, que vai ao estádio, temos que aproveitar isto. O marketing encontra as formas de fazer isso, mas vamos procurar encontrar soluções”.

Bebeto revela ter lista de reforços indicados por Leão (29/12)



Chico Vilela - Portal Uai
Rodrigo Fonseca - Portal Uai


Durante sua apresentação oficial, realizada nesta segunda-feira, na sede de Lourdes, o novo diretor-executivo do Atlético, Bebeto de Freitas, revelou já possuir uma lista de reforços pretendidos pelo técnico Emerson Leão. Bebeto afirmou ter conversado por telefone com o comandante do time alvinegro e garantiu que já iniciou os contatos para acertar as contratações.
“Temos uma lista, hoje já estávamos ligando para um, para outro. O Leão não quer quantidade, ele quer qualidade. Ele acha o time do Atlético jovem, promissor, que precisa de um equilibro maior. Os nomes e a qualificação do jogador são os mais preocupantes. Isto é o que estamos trabalhando”, assegurou.
Bebeto de Freitas fez questão de frisar que sua passagem pelo Botafogo - foi presidente do clube carioca de 2003 até a semana passada - já ficou pra trás e que está absolutamente focado em seu trabalho no Atlético. O novo diretor-executivo alvinegro também tratou de afastar qualquer boato envolvendo sua participação na vinda de jogadores de seu antigo clube para o Galo.
“A questão do outro clube (Botafogo), por mais caro que ele me seja, é uma coisa que na última sexta-feira me desliguei. Não tenho que pensar no para trás. Tenho que pensar no Atlético e vou estar aqui 100% focado. Pedirei encarecidamente, que por mais que me seja caro o Botafogo, ele não tem nada a ver com isto. Não estou vindo pra cá pra trazer jogadores do Botafogo. Não tem nada disto. Estou vindo pra cá pra trabalhar pelo Atlético da forma que sei e que posso”, ressaltou.
Um dos nomes que despertou tais especulações é o do volante Diguinho, que disputou o último Campeonato Brasileiro pelo Botafogo. O jogador ficou livre do contrato que tinha com o “Fogão” até 2010 devido ao débito que a equipe carioca possuía com a empresa Ability, detentora de grande parte dos direitos econômicos do atleta. O Fluminense também se interessa pelo volante.
Além de Diguinho, os nomes mais comentados para reforçarem o Galo em 2009 são os de Jadílson (lateral-esquerdo do São Paulo, que estava emprestado ao Cruzeiro), Somália (atacante que defendeu o Fluminense em 2008), Maicosuel (armador que está fora dos planos do Palmeiras), Rafinha (meia que estava no São Caetano e pertence ao São Paulo) e André Lima (atacante do São Paulo). Sejam quais foram os nomes anunciados, Bebeto de Freitas se mostra tranqüilo quanto à dedicação dos atletas dentro de campo.
“Quem entrar em campo e não lutar pelo melhor resultado vai ter problema. Uma coisa que não me preocupa é isto. Este grupo, a hora que entrar em campo, com a camisa do Galo e a torcida apoiando, vai correr muito e lutar pelo resultado”, avaliou.

Kalil: 'Não vamos encher uma barca' (29/12)


Rodrigo Fonseca - Portal Uai


Antes da apresentação de Bebeto de Freitas, presidente do Atlético explicou os motivos de nenhuma contratação ter sido anunciada ainda

Até agora, o Atlético só se reforçou fora das quatro linhas, com as chegadas do técnico Emerson Leão e do diretor-excutivo Bebeto de Freitas, apresentado nesta segunda-feira à tarde. O Galo é o único dos grandes clubes que ainda não anunciou contratações para 2009. O quadro não é de desespero, segundo o presidente Alexandre Kalil. Antes de apresentar Bebeto de Freitas, Kalil explicou os motivos da demora. De acordo com ele, o Atlético precisa aprender com os erros do passado.
Encher barca
“O Atlético foi o último clube a trazer treinador, mas trouxemos um treinador de primeira linha, um treinador que a torcida queria, agradamos a todos. Não saímos correndo do primeiro que passou na nossa frente. Que a contratação do Leão e do Bebeto seja a lição que a torcida do Atlético se acostume. Vamos demorar, vamos buscar pouco, mas não vamos encher uma barca. Vamos trazer um iatezinho pequenininho, para que a gente faça um time bacaninha para 2009”
Perfil dos reforços
“O Atlético está tentando trazer jogador que, na hora que chegar, vocês não perguntem de onde veio, quem é esse?”
Lições de 2008
“Nós não vamos revirar terra arrasada. Vamos assentar a terra, deixar as cosias acertarem. Estamos preocupados sim. Estamos trabalhando sim. Mas não queremos que se faça o que foi feito, por uma questão até de aprendizado. Se o ano de 2008 é decantado como um ano tão ruim, vamos tentar fazer um 2009 melhor. Não adianta inventar contratação, falar que o Atlético não contratou porque não tem dinheiro. Não é verdade. O futebol brasileiro está falido. O Atlético já tem investidores, já conversou com gente que disse que dependendo da faixa etária do jogador pode trazer que eu pago”
Se precisar, recorre à base
“Para buscar barca, eu desço ali 50 metros e busco meus meninos”
Corte na parte administrativa e investimento no futebol
“Para trazer qualquer coisa, nós ficamos com o que temos. Temos um orçamento definido, a quantidade de dinheiro que podemos gastar por mês, toda a economia que foi feita aqui vai ser jogada no futebol”
Orçamento prevê estádio cheio
“Vamos precisar muito da torcida em 2009. A nossa conta é preço razoável, em locais razoáveis, mas estádio lotado. Quero dizer à torcida que, nesse orçamento que estou contando, ela é a única coisa que eu não preciso negociar”
Kalil em silêncio
“Eu não estou gravando porque não tem muito o que falar. Aqui eu falei cinco minutos e não falei nada”

Volante Élton diz que não fica no Galo (29/12)

Élton ainda não decidiu seu futuro
Leandro Mattos - Portal Uai


Sem acordo com a diretoria, jogador está fora do clube


O volante Élton é o mais novo integrante da lista dos jogadores que não tiveram seus contratos renovados pelo Atlético para a temporada 2009. A informação foi confirmada pelo próprio atleta.“Já é definitivo. Não foi acertado, não entramos em acordo, mas está tudo bem. Só fico um pouco triste e chateado, por deixar bons amigos por aí e o bom trabalho que eu vinha realizando”, destacou o jogador, em entrevista à Rádio Itatiaia.
Élton disse também que o que impediu sua permanência não foi o salário. “O que eu posso dizer é que não foi questão salarial, pois eu já tinha dito que eu ia ficar por qualquer salário. Não vou entrar em detalhes sobre o que aconteceu, mas só dizer que estou um pouco triste e chateado por não permanecer”, frisou o meio-campo, que acreditava num acerto com o Alvinegro: “Com certeza. Já estava tudo certo com o meu empresário, tudo certo para que eu permanecesse”.
O jogador fez um balanço positivo da temporada que disputou pelo Galo. “Pra mim foi muito bom. Esperei a minha oportunidade, consegui realizar o meu objetivo que era chegar aí e ser titular do Atlético. Fico feliz por ter conquistado isso. O Atlético é um grande clube, tem uma grande torcida e creio que deixei aí bons amigos. Passamos por momentos difíceis, sem presidente, com salários atrasados, mas conseguimos nos concentrar no trabalho e tirar o Atlético daquela situação difícil”, lembrou.
Antes de agradecer aos torcedores pelo apoio, o volante revelou que ainda não sabe qual será seu futuro. “Ainda não tenho nada em vista. Existem algumas sondagens, mas não há nada certo. Vou esperar tranqüilo, para escolher a melhor opção pra mim. Vou esperar por essas oportunidades. Gostaria de agradecer o apoio que eles me deram nos jogos que participei. Vou ficar na torcida para que o time e os torcedores sejam felizes em 2009”.
A assessoria de imprensa do Atlético não classificou como definitiva a situação do volante e não confirmou o encerramento das negociações entre o atleta e o clube.

Chance da prata da casa (29/12)

Paulo Galvão - Estado de Minas

A atual diretoria do Atlético, que amanhã completará dois meses no comando do clube, tem encontrado dificuldades para contratar reforços visando à temporada 2009. A expectativa é que a partir de hoje, quando Bebeto de Freitas será apresentado como diretor-executivo do Galo, as negociações sejam concretizadas, com a chegada de novos nomes para que a equipe consiga fazer bom papel e conquistar títulos na próxima temporada.
Enquanto isso não ocorre, os jogadores que continuam no grupo planejam 2009, pensando em dias melhores. Principalmente aqueles que não terminaram 2008 como titular, casos do volante Rafael Miranda e do armador Tchô.
Formados nas categorias de base alvinegras, ambos surgiram como grandes promessas na equipe profissional, sendo que Rafael Miranda foi dono da camisa 5 entre o fim de 2005 e agosto de 2007. Desde então, porém, uma série de contusões o atrapalharam no bom trabalho que vinha fazendo no meio-campo atleticano. A última delas foi na véspera do clássico contra o Cruzeiro, pelo returno do Campeonato Brasileiro, em 19 de outubro, quando sofreu estiramento no músculo adutor da coxa direita.
Sentindo-se completamente recuperado depois de praticamente dois meses de tratamento, ele quer esquecer os problemas e recuperar o tempo e o espaço perdidos. “Não há nada pior para um atleta do que ficar em tratamento na fisioterapia, na musculação, deixar de lado a bola. E este ano tive até fratura no dedo da mão, que me deixou de fora de duas partidas, quase me levando a operá-lo. As lesões musculares também me incomodaram muito. Mas já estou 100% novamente e a expectativa é de começar 2009 a todo o vapor”, declarou o jogador, de 24 anos, em seu site oficial.
Sem jogar desde 11 de outubro, quando entrou no segundo tempo da vitória por 3 a 0 sobre o Flamengo, no Maracanã, ele poderá ter apenas a concorrência dos recém-promovidos Denílson e Rodrigo Silva como primeiro volante em 2009, no caso de nenhum atleta da posição ser contratado. Outro que atua ali, Serginho se recupera de cirurgia no joelho direito e só deve voltar a jogar depois de junho. Assim, Rafael Miranda larga como favorito a vestir a camisa 5.
O técnico Emerson Leão avisou, porém, que ele precisa se livrar das lesões se quiser ser titular. “O Rafael Miranda vai e volta, vai e volta, e isso não pode continuar assim. Ou resolve ou mudamos a situação”, disse o treinador, logo em sua apresentação, no dia 17.
Luto
O Atlético perdeu ontem Aníbal Goulart, conselheiro grande benemérito, que morreu no início da tarde, em Belo Horizonte, aos 71 anos. Nascido em 5 de junho de 1937, Aníbal Goulart ocupou diversos cargos no Galo, como diretor de esporte especializado, vice-presidente, vice-presidente do Conselho Deliberativo e diretor de futebol.

Treinador do júnior animado para a Copinha Publicada em 28/12/2008 às 15:02

Léo Condé vai tentar trazer o tetracampeonato para o Galo (Crédito: André Brant)
Galinho estréia na competição no dia 5 de janeiro contra o Juventus


LANCEPRESS!
Após voltar do recesso de Natal na última sexta-feira, o time júnior do Atlético-MG segue a preparação para a disputa da Copa São Paulo de Futebol da categoria. O Galinho disputará um amistoso contra o América na próxima terça-feira. O técnico Leonardo Condé está confiante nos garotos da base alvinegra.
– O amistoso contra o América vai servir para observar o grupo, testar os jogadores e fazer os ajustes necessários para a competição. Será um importante teste pra gente – afirmou o treinador do Galinho.
O time vai estrear no dia 5 de janeiro, contra o Juventus (SP), às 20h30. Condé está animado:
– A preparação tem sido boa. Não tivemos muitos problemas de contusão e a única ausência foi a convocação do Renan Ribeiro para a Seleção. A gente está animado para fazer uma boa competição.

Torcida atleticana continua na expectativa Publicada em 28/12/2008 às 14:51

Thiago Feltri disputou o Brasileiro pelo Goiás e volta de empréstimo para o Galo (Crédito: Gil Leonardi)
Atlético-MG já perdeu uma equipe inteiro e não contratou ninguém


LANCEPRESS!
O Atlético-MG segue como o único clube grande brasileiro a não se reforçar, ainda, para a próxima temporada. O treinador Emerson Leão corre o risco de iniciar a pré-temporada, no próximo dia 5, sem ter o número de jogadores suficientes para fazer um coletivo. Neste domingo, o Galo tem apenas 22 atletas em seu grupo profissional. Três são goleiros.
Além disso, o volante Serginho está machucado e tem retorno previsto apenas para o Campeonato Brasileiro. E Renan Oliveira serve à Seleção Brasileira Sub-20, que disputará o Campeonato Sul-Americano da categoria, na Venezuela.
Do grupo que terminou a temporada com o treinador Marcelo Oliveira, 11 jogadores não tiveram o seu compromisso renovado. Em princípio, não permanecerão no clube em 2009. Um dos que saíram foi o sérvio Petkovic, responsável por alguns bons momentos com a camisa atleticana durante o ano de 2008.
Enquanto o Galo abre mão de jogadores, o técnico Emerson Leão conta apenas com a volta de Thiago Feltri e Éder Luís, que estavam emprestados para Goiás e São Paulo, respectivamente.
Ainda na base dos reforços caseiros, Emerson Leão pode ganhar o lateral-direito Nêgo, que foi emprestado ao Bragantino, e também o atacante Eduardo, que tem contrato de empréstimo com o futebol turco até o fim de maio, mas pode antecipar o seu retorno ao clube.
Valorização da base
Por outro lado, se não contrata, o Atlético-MG segue a linha de valorização das categorias de base do clube, que já lhe rendeu grandes craques no passado, sobretudo nos anos 70.
Leandro Almeida e Renan Oliveira, as duas estrelas do time, são formados em casa.

Para volante, Galo deve mesclar juventude/experiência (28/12)


Volante: experiência também é importante

Portal Uai

Ainda sem anunciar reforços, o Atlético 2009 tem uma cara jovem. Dos 23 jogadores do grupo atual, apenas três tem mais de 24 anos (o goleiro Juninho, o zagueiro Marcos e o atacante Marques). Os 20 restantes são todos formados na base atleticana. Um deles é o volante Rafael Miranda, 24 anos, que ressalta a importância da chegada de atletas mais experientes para o elenco.
“Dar o valor aos jogadores da base é importante, mas eu acho que a experiência é muito importante também. Tem que existir uma mescla, até mesmo para não ‘queimar’ jogadores, como já aconteceu várias vezes. É importante jogadores experientes para que ajudem o pessoal que está começando a ter mais tranqüilidade, a poder desempenhar seu futebol e não assumir uma função importante dentro da equipe, sendo alvo de críticas”, disse Rafael Miranda ao programa Bastidores, da Rádio Itatiaia.
O jogador chegou inclusive a citar qual o número ideal de jogadores jovens e de atletas experientes em uma equipe: “É difícil falar em números, mas cinco ou seis da base e quatro ou cinco experientes seria uma mescla legal”. A média de idade do atual grupo alvinegro é de 22,5 anos.

Clube se solidariza à família de Aníbal Goulart 28/12/2008 | 16:41

O Clube Atlético Mineiro se solidariza aos familiares do conselheiro Grande Benemérito Aníbal Goulart, que morreu no início da tarde deste domingo (28), em Belo Horizonte, aos 71 anos. O velório está sendo realizado no Cemitério Parque da Colina, onde ocorrerá o sepultamento às 11h desta segunda-feira (29). Nascido em 5 de junho de 1937, Aníbal Goulart ocupou diversos cargos no Clube, como diretor de Esporte Especializado, vice-presidente na gestão de Afonso Paulino, presidente do Conselho Deliberativo e diretor de Futebol na gestão de Paulo Cury.

Sondado pelo Galo, Maicosuel pode parar no Botafogo (28/12)

Gazeta Press

A diretoria do Botafogo espera anunciar nesta segunda-feira a contratação de mais dois reforços. O meia Maicosuel, vinculado ao Palmeiras, e o volante Batista, que estava no Avaí, devem ser os novos contratados para a próxima temporada. Maicosuel vinha sendo comentado como jogador de interesse do Atlético. Segundo os dirigentes botafoguenses, a vinda do meia está praticamente acertada, e a assinatura do contrato depende de uma nova conversa com o procurador do atleta, que pode acontecer nas próximas horas. Outro reforço seria o volante Batista, que disputou o Brasileiro da série B pelo Avaí. O jogador já chegou a um acordo verbal com o Alvinegro, e sua contratação depende apenas da sua aprovação nos exames médicos que deverão acontecer nesta segunda-feira. O atleta tem 29 anos e esteve presente no grupo que conseguiu o acesso para a elite do futebol profissional na próxima temporada. Ele também já defendeu o Palmeiras da Bahia, Mogi Mirim, ADAP e Paraná. O lateral-direito Thiaguinho, que é vinculado ao Boavista-RJ, também acertou as bases da renovação de seu contrato com o Alvinegro e ficará por mais um ano no clube.

Torcida aguarda Bebeto e novidades nesta 2ª feira (28/12)

Bebeto será apresentado nesta segunda
Rodrigo Fonseca - Portal Uai


Novo diretor será apresentado nesta segunda-feira. Junto com ele, torcedores esperam o anúncio dos primeiros reforços do Atlético para a temporada 2009


O torcedor do Atlético está na expectativa para saber quais serão os reforços do Atlético para a temporada 2009. Até agora, a diretoria não anunciou nenhum nome. A torcida espera que esse quadro mude a partir desta segunda-feira, quando será apresentado à tarde, na sede, o novo diretor-executivo do clube, o ex-presidente do Botafogo Bebeto de Freitas.
Em sua terceira passagem pelo Galo - as duas anteriores foram entre 1999 e 2001 -, Bebeto, que é amigo pessoal do presidente atleticano Alexandre Kalil, deverá ser o responsável pela captação de parceiros e pelos contratos dos patrocinadores do clube. De cara, ele deverá definir a renovação ou não com a Fiat, principal patrocinadora do Atlético, cujo contrato termina neste final de ano.
A colaboração de Bebeto de Freitas no departamento de futebol não foi confirmada por Alexandre Kalil. Independente disso, com a chegada do diretor-executivo, o Galo deve definir suas primeiras contratações para 2009, uma vez que Bebeto coordenará a parte financeira do clube.
Por enquanto, só existem especulações. Os nomes mais comentados são os de Jadílson (lateral-esquerdo do São Paulo, que estava emprestado ao Cruzeiro), Somália (atacante que defendeu o Fluminense em 2008), Maicosuel (armador que está fora dos planos do Palmeiras), Diguinho (volante do Botafogo), Rafinha (meia que estava no São Caetano e pertence ao São Paulo) e André Lima (atacante do São Paulo).
O lateral Jadílson já teria acertado os salários com o Atlético. O obstáculo para concretizar a negociação é o São Paulo. A diretoria tricolor não abre mão de receber uma compensação financeira. Já o meia Maicosuel interessa também ao Botafogo.

Corrida contra o tempo (28/12)

Paulo Galvão - Estado de Minas

Dezembro está chegando ao fim e, com isso, as férias dos jogadores do Atlético. Enquanto eles descansam, a diretoria corre contra o tempo para tentar fechar contratações. A intenção é ter pelo menos três reforços na reapresentação do grupo, marcado para 5 de janeiro. Novidade, até agora, apenas as voltas do lateral-esquerdo Thiago Feltri e do atacante Éder Luís, que estiveram emprestados a Goiás e São Paulo, respectivamente.
As negociações poderão ser fechadas a partir de amanhã, quando Bebeto de Freitas assume como diretor executivo do Galo. Como ele terá entre suas funções coordenar a parte financeira do clube, poderá ficar mais fácil para fazer ofertas aos atletas.
Será bom que isso ocorra, pois, dos principais clubes do futebol brasileiro, o alvinegro é o único a não ter contratado nenhuma jogador. Até mesmo os recém-promovidos à Série A do Nacional, como Santo André e Barueri, já se movimentaram e conseguiram reforçar suas equipes.
Agilidade será fundamental para a diretoria atleticana. Afinal, o ideal é que os contratados se apresentem com os demais atletas. Assim, fariam toda a pré-temporada, permitindo ao técnico Emerson Leão ter todos os jogadores em nível semelhante de condicionamento físico, além de poder avaliar o que tem de melhor para o começo da temporada 2009, na qual o Galo estréia em 25 de janeiro, enfrentando o Atlético, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro. Antes, porém, disputará o torneio de verão, entre 17 e 21, no Uruguai, que terá ainda Cruzeiro, Peñarol e Nacional.
Além de não ter contratado, o Atlético perdeu muitos atletas, cujos contratos se encerram neste mês, como o armador Petkovic. Até quem tinha compromisso por mais tempo, como o atacante Jael e o lateral César Prates, foram embora.
Se não surgirem novos rostos esta semana, o maior temor de Leão vai se concretizar: começar a preparação para 2009 sem ter 22 atletas para fazer nem sequer um treino coletivo. Atualmente, o Galo conta com apenas 23 profissionais, mas nem todos estarão à disposição no próximo mês. O armador Renan Oliveira, servindo à Seleção Brasileira Sub-20, só volta em fevereiro. Já o volante Serginho ainda se recupera de cirurgia no joelho direito e só voltará a trabalhar com os companheiros no meio do ano.
Inexperiente
Além de pequeno, o grupo atleticano é bastante jovem. Titulares neste fim de 2008, como os zagueiros Leandro Almeida e Welton Felipe, têm pouco mais de 20 anos. Também estão nesta condição o atacante Pedro Paulo e o goleiro Édson, sendo que o já citado Renan Oliveira completa 19 anos amanhã.
Acima de 25 anos, apenas três jogadores: o goleiro Juninho (27 anos), o zagueiro Marcos (33) e o atacante Marques (35). Este último foi o único a renovar contrato este mês.
Justamente para dar mais experiência, há também interesse dos dirigentes em renovar com o volante Élton, de 25 anos. As negociações, porém, não avançaram e está cada vez mais difícil que ele permaneça.

sábado, 27 de dezembro de 2008

Bebeto de Freitas quer Atlético-MG valorizado no exterior 27/12/2008 - 19h20

Bebeto de Freitas diz que a Cidade do Galo é fundalmenta para a internacionalização
Do UOL Esporte Em Belo Horizonte


Antes mesmo de assumir oficialmente como diretor-executivo do Atlético-MG, o que ocorrerá na segunda-feira 29, Bebeto de Freitas, que se despediu do Botafogo em entrevista coletiva neste sábado, traça planos para tornar o clube mineiro mais valorizado internacionalmente.
Segundo o dirigente, a Cidade do Galo, centro de treinamentos do Atlético, localizado em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, é um cartão-postal para estreitar relações com clubes do exterior. "É fundamental para a internacionalização do clube, você precisa ter um CT, precisa desenvolver a sua base, precisa ter sempre contato com o exterior e a Cidade do Galo faz parte disso", disse Bebeto de Freitas em entrevista à Rádio Itatiaia.O diretor-executivo, que trabalhou no Atlético em 1999 e 2001, não conhece a atual estrutura da Cidade do Galo. "É um local maravilhoso, eu nem vi a segunda, terceira reforma, e está um espetáculo, o Alexandre (Kalil, presidente do Atlético) falou que é um negócio para se ter orgulho", afirmou.O dirigente acredita que o Atlético precisa explorar mais a força da torcida, que se caracteriza por ser presente aos jogos do time. "Você pode não ser o maior, mas você é o mais assíduo e isso é muito representativo. A única maneira que o Atlético tem de se tornar tão grande quanto tantos é justamente através da sua torcida", ressaltou Bebeto de Freitas, que ocupou a presidência do Botafogo por seis anos.

Bebeto de Freitas chega a BH domingo para se inteirar do Atlético 27/12/2008 - 14h49

Bebeto de Freitas será apresentado como diretor-executivo do Atlético segunda-feira
Do UOL Esporte Em Belo Horizonte


Depois de conceder entrevista coletiva neste sábado para se despedir do Botafogo, clube que presidiu por seis anos, Bebeto de Freitas, que será apresentado oficialmente como diretor-executivo do Atlético-MG na segunda-feira, desembarca na capital mineira neste domingo.
Bebeto de Freitas se reunirá com o presidente do Atlético, Alexandre Kalil, para se informar sobre a situação do clube mineiro, no qual trabalhou em 1999 e 2001, e começar a pôr em prática o planejamento traçado pelo mandatário atleticano."Eu vou amanhã (domingo) para Belo Horizonte, me reunir lá com o Alexandre (Kalil), me inteirar um pouco das coisas, chego amanhã no final da tarde", disse Bebeto de Freitas em entrevista à Rádio Itatiaia. A apresentação do diretor-executivo do Atlético está marcada para segunda-feira às 15h (horário de Brasília), na sede administrativa de Lourdes. Além de tomar pé da realidade atual do clube mineiro, Bebeto de Freitas acertará com Alexandre Kalil quando começará a trabalhar no Atlético. O início da pré-temporada está marcado para 5 de janeiro, quando o grupo de atletas se apresentará. "Vou saber direitinho quando vamos começar efetivamente lá em Belo Horizonte", observou o dirigente.O técnico Emerson Leão informou que já manteve contato com Bebeto de Freitas, com quem trabalhará pela primeira vez, mas acredita ter "bom diálogo". Até o momento, o clube mineiro não fechou sequer uma contratação para a temporada 2009.

Leão aponta posições mais carentes do Galo Publicada em 27/12/2008 às 12:25

Emerson Leão se apresenta com o grupo no dia 5 de janeiro (Crédito: André Brant)
Treinador do Atlético-MG quer contratações para a próxima temporada


LANCEPRESS!
O treinador Emerson Leão segue trabalhando em conjunto com o presidente Alexandre Kalil em busca de reforços para a próxima temporada. Preocupado com o pequeno número de jogadores no atual grupo do Atlético-MG, ele já definiu as suas prioridades de contratação para o time.
– Hoje, a prioridade é lateral direito, volante, meia-esquerda e atacante – avaliou o treinador, ao L!
Questionado sobre o interesse na permanência do atacante Castillo, que segue indefinida, Leão preferiu não confirmar e manter o sigilo nas negociações.
– Não estamos falando em nomes. É melhor esperar pelas novidades. Até porque, se você falar antes, deixa de ser novidade – afirmou o técnico Emerson Leão.
A assessoria de imprensa do Atlético-MG também não confirma o interesse ou não por Castillo no ataque alvinegro para 2009.

Negociação com Sampa por Jadilson emperra Publicada em 27/12/2008 às 12:16

Jadilson quer jogar pelo Atlético-MG, mas São Paulo quer grana (Crédito: Gil Leonardi)
Tricolor Paulista não quer liberar jogador sem receber dinheiro


LANCEPRESS!
O Atlético-MG recebeu na última sexta-feira uma resposta negativa do São Paulo sobre a liberação do lateral-esquerdo Jadilson. Contactado pela reportagem do LANCE!, o assessor especial da presidência do clube paulista, João Paulo de Jesus Lopes, que trata da negociação com o empresário do jogador, Robson Lima, revelou que o São Paulo só aceita liberar Jadilson caso receba alguma compensação financeira do Atlético-MG.
– Tenho o maior interesse em atender o Atlético-MG, temos um ótimo relacionamento, mas temos que prestar contas para nossos associados e conselheiros. Não posso fazer um mau negócio para o clube – afirmou o dirigente do Tricolor Paulista, que contratou o lateral-esquerdo Júnior César, do Fluminense.
Apesar da negativa do São Paulo, o empresário de Jadilson, Robson Lima, segue otimista em satisfazer os desejos de Atlético-MG e do lateral, e concretizar a negociação.
– Tudo está esbarrando no desejo do São Paulo, que é o dono dos direitos federativos do jogador e decide. Mas, às vezes, um jogador não quer ficar em um clube e a situação fica complicada. Vamos esperar a reapresentação dos jogadores para termos algumas novidades – afirmou Robson Lima, que garantiu que, entre Atlético-MG e Jadilson, já está tudo acertado.
– O Jadilson aceita uma redução salarial para jogar no Atlético-MG. Estou esperançoso de que tudo seja resolvido nas próximas semanas – afirma o empresário.

Poucas opções no meio preocupa o Atlético-MG Publicada em 27/12/2008 às 12:02

Elton não chegou a um acordo com o Galo e tem futuro indefinido (Crédito: Tom Dib)
Volante Elton não renovará contrato com o Galo, o que reduz os nomes no meio


LANCEPRESS!
O volante Elton, que terminou a temporada como titular do Atlético-MG, não vai jogar pela equipe em 2009. Contactado pelo LANCE! na tarde da última sexta-feira, o jogador afirmou que não houve um acerto entre o seu empresário e o Galo.
– Não vou continuar no Atlético-MG. A negociação não deu certo. Não procurei saber os motivos com o meu empresário. É uma pena, eu queria ter ficado. Fiquei até um pouco chateado por conta disso – afirmou o jogador, que passa férias em Porto Alegre, sua cidade natal, e que segue sem clube para a próxima temporada.
Dessa forma, Elton se torna o sexto jogador de meio-de-campo a deixar o Atlético-MG após o término do Campeonato Brasileiro. Nenhum outro setor da equipe sofre tanto com a falta de contratações e a perda de jogadores.
Os cinco jogadores de meio-de-campo que já haviam deixado o grupo alvinegro são: Gedeon, Nen, Danilo Rios, Petkovic e Francis.
A situação é alarmante para o clube, já que para as quatro vagas do setor, Emerson Leão conta apenas com cinco jogadores à disposição: Rafael Miranda, que já está recuperado de contusão e iniciará a pré-temporada; Márcio Araújo, jogador que mais atuou pelo Galo em 2008; e os jovens Denílson, Tchô e Yuri.
Já o volante Serginho, que sofreu uma grave lesão no joelho direito, no fim de outubro, tem retorno previsto apenas para o Campeonato Brasileiro do ano que vem. O destaque Renan Oliveira, que terminou o ano como titular e dono da camisa 10 do time alvinegra, serve à Seleção Brasileira Sub-20, que disputará o Campeonato Sul-Americano da categoria. Caso o Brasil chegue às finais da competição, ele só retornará ao Atlético-MG após o dia 8 de fevereiro, para a disputa do Campeonato Mineiro.

Leão aposta em "bom diálogo" com Bebeto de Freitas no Atlético 27/12/2008 - 11h24

Leão disse que já conversou com Bebeto de Freitas, com quem trabalhará pela 1ª vez
Thiago Nogueira Em Belo Horizonte


O técnico Emerson Leão disse, à reportagem do UOL Esporte por telefone, que mantém "um bom diálogo" com Bebeto de Freitas, novo diretor-executivo do Atlético-MG. Será a primeira fez que o treinador trabalhará com o dirigente, que está encerrando o mandato como presidente do Botafogo.
Ainda não trabalhamos juntos. Uma vez ele me chamou para trabalhar com ele no Botafogo, mas não foi possível. Temos um bom diálogo", observou Leão, que já conversou com Bebeto de Freitas depois que este foi anunciado, na quarta-feira passada, como diretor do Atlético."Já conversamos uma série de coisas", disse rapidamente Leão sem, contudo, dar mais detalhes sobre possíveis contratações de reforços. O treinador alvinegro inicia os trabalhos no dia 5 de janeiro, data marcada para a reapresentação do elenco alvinegro.Bebeto de Freitas, amigo pessoal do presidente Alexandre Kalil, será apresentado como novo diretor atleticano na próxima segunda-feira 29, às 15h, na sede administrativa no Bairro de Lourdes, Zona Sul de Belo Horizonte. Será a terceira passagem do dirigente pelo clube mineiro, onde trabalhou em 1999 e 2001.O Atlético não anunciou, até o momento, reforços para a temporada 2009. Oficialmente, confirmou a saída do lateral-direito César Prates e do atacante Jael, que rescindiram contrato, e acertou a renovação do vínculo do atacante Marques, que ficará no clube até meados de 2010.Durante sua apresentação oficial no Atlético, em 17 de dezembro, Leão descartou a permanência do meia Petkovic, e anunciou o retorno do atacante Éder Luís, que defendeu o São Paulo em boa parte da temporada 2008, e do lateral-esquerdo Thiago Feltri, que estava emprestado ao Goiás.

Renan Oliveira puxa a fila das revelações 2008 (27/12)

Com a confiança de Marcelo Oliveira, Renan se tornou titular e um dos principais nomes do Galo na temporada 2008
Rodrigo Fonseca - Portal Uai


Armador e mais seis jogadores vindos da categoria de base passaram a ser conhecidos pela torcida atleticana nesta temporada


Depois que amargou a queda para a Série B do Campeonato Brasileiro, em 2005, o Atlético redescobriu um dos pontos fortes da história centenária do clube: a categoria de base. Em 2008, voltou a colher frutos do investimento nas divisões inferiores. A principal revelação foi o armador Renan Oliveira.
Aos 18 anos, o meia iniciou a temporada como grande promessa. Entre atuações apagadas e convocações para a Seleção Brasileira Sub-19, foi perdendo espaço na equipe. Somente a partir de agosto, com a chegada de Marcelo Oliveira, que foi seu treinador nos juniores, Renan Oliveira se firmou no time.
Chamou a atenção de todo o Brasil com grande exibição na vitória de 3 a 0 sobre o Flamengo, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Depois, se destacou na arrancada final que afastou o risco de rebaixamento do Galo e que ainda classificou o clube à Copa Sul-Americana do próximo ano. Terminou o Brasileirão com seis gols marcados, um a menos que o zagueiro Leandro Almeida, artilheiro do time.
Na relação das novidades atleticanas em 2008 juntam-se a Renan Oliveira os laterais Sheslon e Luís Gustavo, o zagueiro Welton Felipe, o volante Denílson, o meia Yuri e os atacantes Raphael Aguiar e Pedro Paulo. Dois ganharam a posição de titular da equipe: Sheslon e Welton Felipe. O primeiro assumiu após o afastamento de Mariano, por motivos disciplinares. O segundo barrou o experiente Marcos.
No atual elenco, reforçam a lista de jogadores revelados pelo Galo, mas que já estão há mais tempo no profissional, o goleiro Édson, o zagueiros Leandro Almeida, os volantes Rafael Miranda e Serginho e o armador Tchô. Édson e Leandro Almeida terminaram a temporada como titulares. Os outros três tiveram suas seqüências de jogos interrompidas por causa de graves lesões.
Em 2009, o grupo de atletas oriundos das categorias de base do Atlético vai ganhar ainda mais dois “reforços”. O atacante Éder Luís e o lateral-esquerdo Thiago Feltri, que estavam emprestados ao São Paulo e ao Goiás, respectivamente, se reapresentam ao Galo em janeiro para a pré-temporada.“Estou muito feliz por esses meninos da base, o Sheslon, o Renan Oliveira, que está muito bem, o Leandro Almeida. O Atlético está de parabéns, sempre dando oportunidades para garotos que realmente vestem a camisa do Atlético com amor”, ressaltou o atacante Éder Luís.
Dois emprestados
Outros dois jogadores “pratas da casa”, com passagem pelo profissional do Galo, estão emprestados. O atacante Eduardo fica no Gaziantepspor, da Turquia, até 30 de maio do ano que vem. Já o volante Renan foi cedido ao Celta de Vigo, da Espanha, até 30 de junho da próxima temporada.

...Outro que muda de lado (27/12)

Antônio Melane - Estado de Minas

Duas boas notícias para o torcedor atleticano, depois de 20 dias de férias e nenhuma confirmação de contratações: o lateral Jadílson, um sonho desde o ano passado, admitiu em Maceió, onde está de férias, que poderá jogar no Galo em 2009, e o volante Élton garantiu ontem, em Porto Alegre, que a proposta do Atlético é boa para ele continuar. Se fosse preciso definir hoje seu futuro, ele, com segurança, preferiria permanecer em Belo Horizonte.
O certo é que, na próxima semana, a partir da apresentação de Bebeto de Freitas como diretor-executivo do clube, serão muitas as novidades. Não se pode descartar, mesmo diante do silêncio dos dirigentes quanto a definições de reforços e do técnico Emerson Leão quanto aos nomes que solicitou, que na apresentação de Bebeto o Atlético apresente caras novas para 2009. Por enquanto tudo é mistério, à exceção da relação daqueles atletas que não interessam mais.
O importante é que o torcedor não precisa ficar esperando muitos jogadores, como nos três últimos anos, quando alguns que chegaram nem tiveram oportunidade para mostrar valor. Eles foram contratados para atender interesses de empresários e poucos deram certo. Tanto que, no máximo ,três contratos serão renovados entre aqueles cujos vínculos terminam quarta-feira.
O primeiro reforço poderá ser mesmo um jogador que defendeu o Cruzeiro este ano, o lateral Jadílson, que revelou ter proposta do Galo. Ele tem contrato ainda com o São Paulo por mais uma temporada. Seu representante confirmou, também na última semana, que começou a conversar com o clube e, inclusive, viria a Belo Horizonte para poder concluir a transferência. Só não garantia, naquele momento, o acerto, porque há um custo, fora da realidade do Atlético, que não tem dinheiro.
APOSTA NA EXPERIÊNCIA Jadílson disse que não ficou no Cruzeiro porque o clube decidiu apostar em Sorín e ainda tem Fernandinho para a lateral. Desmentiu que tenha tido problemas com o técnico Adílson Batista. No Atlético, se confirmado, ele garante que vai jogar e muito. E terá chances porque, na posição, César Prates (dispensado) jogou improvisado durante boa parte do Campeonato Brasileiro, por falta de opções. Thiago Feltri, que defendeu o Goiás, está retornando de empréstimo, mas, mesmo assim, o Atlético quer um jogador com a experiência de Jadílson para o setor.
A situação do atacante Castillo não está difícil de ser resolvida, principalmente se o clube conseguir um grupo investidor para manter o atacante boliviano na Cidade do Galo, adquirindo parte de seus direitos. Inicialmente, a tentativa é para prorrogar o empréstimo por mais um ano. Se não for possível, vai tentar comprar parte dos direitos econômicos e manter os 100% dos federativos.

Copa São Paulo: Galinho em fase final de preparação 26/12/2008 | 20:05


Da Assessoria de Imprensa Após dois dias de recesso em virtude do Natal, os jogadores do time Júnior do Atlético se reapresentaram na tarde desta sexta-feira (26), na Cidade do Galo. O grupo está em fase final de preparação para a Copa São Paulo, que será disputada em janeiro, em São Paulo. A estréia do Galinho será às 20h30 do dia 5 de janeiro (segunda-feira), contra a Juventus (SP), no Estádio Décio Vitta. A partida será transmitida pelo canal Sportv. O técnico Leonardo Condé acredita que os treinamentos para a competição estão sendo positivos, o que o deixa animado para a disputa do principal torneio da categoria.“A preparação tem sido boa. Não tivemos muitos problemas de contusão e a única ausência foi a convocação do Renan Ribeiro (goleiro) para a Seleção. A gente está animado para fazer uma boa competição”, comenta o treinador.O grupo alvinegro segue no dia 3 de janeiro para Americana, cidade sede do Grupo L. A chave atleticana é completada por Rio Branco (SP) e Sergipe (SE).Na próxima terça-feira (30), o Galinho fará um amistoso contra o América. Segundo Condé, a partida será mais uma boa oportunidade para fazer observações, uma vez que a equipe americana é a atual campeã estadual.“O amistoso contra o América vai servir para observar o grupo, testar os jogadores e fazer os ajustes necessários para a competição. Será um importante teste”, conclui.Campeão em 1975, 1976 e 1982, o Atlético buscará o Tetracampeonato da 'Copinha'. Em 1994, o Alvinegro também foi Campeão da 1ª Super Taça São Paulo de Futebol Júnior. O regulamento da competição prevê que terão condições de jogo os atletas nascidos nos anos de 1990, 1991, 1992 e 1993.Confira os jogos do Galinho na 1ª fase da Copa São Paulo:5/1/2009 (segunda-feira) (20:30) - Atlético x Juventus-SP (Transmissão Sportv) 8/1/2009 (quinta-feira) (20:30) - Atlético x Sergipe-SE (Transmissão Rede Vida) 11/1/2009 (domingo) (16h) - Atlético x Rio Branco-SP

Por enquanto, elenco é 87% de 'pratas da casa' (26/12)

Galo 2009: Marques, o mais experiente, e Renan Oliveira, a revelação
Rodrigo Fonseca - Portal Uai


Dos 23 atletas garantidos para o técnico Emerson Leão iniciar 2009, apenas três não têm passagens pelas divisões inferiores do Atlético


Dez dias depois da chegada do técnico Emerson Leão, o Atlético ainda não anunciou nenhuma contratação. Além disso, vários jogadores foram liberados ou dispensados. Com isso, por enquanto, o grupo que se apresentará ao treinador no dia 5 de janeiro tem uma forte marca: a juventude.
O atual elenco é formado por 87% de atletas vindos das categorias de base do Galo. Hoje, são 23 jogadores à disposição de Emerson Leão. Apenas três não têm passagens pelas divisões inferiores do clube. São justamente os mais experientes do grupo: o goleiro Juninho, o zagueiro Marcos e o atacante Marques.
Todos os restantes têm 24 anos ou menos. O mais novo é o armador Renan Oliveira, que completará 19 anos no próximo dia 29. O jogador, aliás, é considerado a grande revelação do time na temporada 2008.
A predominância de atletas recém-promovidos faz do Atlético um dos clubes com o plantel mais jovem do Brasil, atualmente. A média de idade do grupo alvinegro é de 22,5 anos. (Confira quadro abaixo)
Nos últimos anos, o Galo, muitas vezes por emergência da ocasião, passou a apostar novamente nas categorias de base. Alguns jogadores se ‘queimaram’ nesse processo. Outros deram resultado positivo e resultaram em negociações para o futebol internacional.
Ao analisar grande presença de jovens atletas no elenco, o técnico Emerson Leão ressaltou que não se pode contar todo ano com a afirmação de revelações no time profissional: “Acho que nesses dois últimos anos, a base já ofereceu muito para os treinadores. Alguns já foram até vendidos. Todo ano a base dar três, quatro, cinco é difícil”.
Em 2008, as ‘caras novas’ do Atlético foram: os laterais Sheslon e Luís Gustavo, o zagueiro Welton Felipe, o volante Denílson, os meias Renan Oliveira e Yuri e os atacantes Raphael Aguiar e Pedro Paulo. Três deles terminaram a temporada como titulares: Sheslon, Welton Felipe e Renan Oliveira.
Idade dos atuais jogadores do Galo
Nome
Idade
Posição
Marques
35
atacante
Marcos
33
zagueiro
Juninho
27
goleiro
Márcio Araújo
24
volante
Rafael Miranda
24
volante
Édson
23
goleiro
Thiago Feltri
23
lateral-esquerdo
Éder Luís
23
atacante
Pedro Paulo
23
atacante
Welton Felipe
22
zagueiro
Serginho
22
volante
Sheslon
21
lateral-direito
Leandro Almeida
21
zagueiro
Rodrigo Silva
21
volante
Tchô
21
armador
Bruno
20
goleiro
Samuel
20
zagueiro
Denílson
20
volante
Raphael Aguiar
20
atacante
Luiz Gustavo
19
lateral-esquerdo
Werley
19
zagueiro
Yuri
19
armador
Renan Oliveira
18
armador
Média de idade: 22,5 anos

Descartado pelo Palmeiras, Maicosuel pode parar no Galo (26/12)

Gazeta Press

Reformulando o elenco para a próxima temporada, o Palmeiras deve emprestar Maicosuel nas semanas seguintes. O jogador, que passou 2008 como reserva, não faz parte dos planos do técnico Vanderlei Luxemburgo. De acordo com Ale, empresário do meia, há uma negociação entre a diretoria alviverde e ele para ceder Maicosuel para outra equipe. Atlético e Botafogo estariam interessados no futebol do jogador. Entretanto, o Palmeiras ainda não recebeu nenhuma proposta oficial de empréstimo e aguarda os próximos dias para tomar qualquer decisão. Se deixar o Palestra Itália, Maicosuel será o nono jogador que defendeu o clube neste ano a deixar o Palmeiras. Além do meia, Elder Granja, Roque Júnior, Leandro, Martinez, Alex Mineiro, Denílson, Jorge Preá e Thiago Cunha não estão mais sob a batuta de Luxemburgo.

Com Leão, Éder Luís espera recuperar boa fase (26/12)

Atacante Éder Luís foi emprestado ao São Paulo no começo do ano
Rodrigo Fonseca - Portal Uai


Destaque do Atlético em 2007, o atacante Éder Luís acabou emprestado ao São Paulo este ano. Com a camisa tricolor, o jogador não repetiu as boas atuações. Passou a maior parte do tempo na reserva. De volta ao Galo em 2009, Éder Luís espera recuperar a boa fase. Para isso, conta também com o retorno do técnico Emerson Leão, que o comandou justamente em seu melhor momento em 2007.
“É um treinador que eu fui muito feliz com ele, mas sei que vai depender muito de mim. Se eu voltar a mostrar que tenho condições de jogar, ele vai me dar oportunidade”, disse o atacante, em entrevista à Rádio Itatiaia.
O empréstimo de Éder Luís ao São Paulo, realizado pelo ex-presidente Ziza Valadares, não foi aprovado por Emerson Leão. Segundo o treinador, o atacante era o jogador mais valorizado do futebol brasileiro no final de 2007 e hoje terá de ser recuperado.
Éder Luís também não retorna ao Atlético totalmente satisfeito com sua passagem pelo Tricolor paulista, apesar da conquista do título de campeão brasileiro: “Por tudo que aconteceu, acho que não foi bom para mim. Joguei em posição totalmente diferente. Nas oportunidades que joguei em minha posição, tive a felicidade de fazer gols. Passou esse ano. Espero que 2009 seja mais feliz que 2008”.

Dois que ficam? (26/12)

Antônio Melane - Estado de Minas

Como está muito difícil buscar reforços, o técnico Emerson Leão e a diretoria do Atlético decidiram que, se for possível, vão tentar garantir a permanência do volante Élton e do atacante Castillo, cujos contratos terminam dia 31. Já iniciaram as conversas e é possível que eles fiquem no clube para a próxima temporada, renovando o contrato por mais um ano. Élton é elogiado pela boa marcação e Castillo por alguns bons momentos. Custou a entrar em forma, mas depois, com o técnico Marcelo Oliveira, mostrou qualidades. Tanto que fez um dos gols da vitória por 3 a 0 sobre o Flamengo, em pleno Maracanã, uma das gratas surpresas de 2008.
Para a diretoria, os dois foram importantes. Élton, que se recuperou de contusão, entrou mais tarde no time, mas garantiu a vaga até o fim da competição. Já Castillo demorou a assumir uma posição entre os 11 titulares. Porém, quando Marcelo Oliveira foi efetivado, o boliviano ganhou a preferência do treinador. Castillo fez dupla de ataque com Marques, Pedro Paulo e até mesmo com Renan Oliveira. Não são jogadores que exigem um grande investimento e não será difícil mantê-los para a próxima temporada. Também não negam que desejam ficar.
Vinda de botafoguenses
Por enquanto, apenas o lateral Thiago Feltri (estava no Goiás) e Éder Luís (no São Paulo), que voltam de empréstimo, são as novidades para 2009. Leão pediu cinco reforços e, por não ter dinheiro, o Atlético está tendo dificuldades para acertar com novos reforços. Os jogadores virão, mas podem não ser dentro da expectativa do torcedor. Muito menos, do treinador. A principal notícia é a contratação que toda a torcida estava esperando desde que o presidente Alexandre Kalil tomou posse: Bebeto de Freitas será o novo diretor-executivo, sendo apresentado segunda-feira, às 15h, no auditório Elias Kalil, na sede de Lourdes. Ele teve uma rápida passagem como manager do Galo de 1999 a 2001. Depois foi para o Botafogo, sendo presidente. Com Bebeto, o Botafogo conquistou a Taça Guanabara e o Carioca de 2006, a Taça Rio de 2007 e novamente a Taça Guanabara em 2008.
Bebeto é muito amigo de Alexandre Kalil. Ele chega com a responsabilidade de dar uma nova dimensão administrativa para o clube e buscar parcerias, diante das dificuldades financeiras. Há possibilidade de trazer jogadores do clube carioca, que não serão aproveitados pelo técnico Ney Franco, todos insatisfeitos com a situação financeira lá. São três meses de salários atrasados e uma incerteza. Se houver habilidade do dirigente, qualquer jogador que ele quiser trazer para o Galo será bem-sucedido. E há bons nomes no Botafogo, que podem ser muito importantes para o Galo em 2009.

Galo tem sucesso no STJD 26/12/2008 - 07:40


Clube esteve poucas vezes no Superior Tribunal de Justiça Desportiva no ano de 2008


No ano de seu centenário, o Atlético Mineiro sofreu para conseguir escapar do fantasma do rebaixamento, mas nas últimas rodadas conseguiu uma boa arrancada e acabou garantindo uma vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem. Se em campo, o Galo sofreu para permanecer na Séria A, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), a equipe mineira ganhou de goleada. Primeiro por ter sido uma das equipes que menos foram julgadas pelo STJD e segundo porque das seis vezes que esteve no Tribunal, somente em uma ocasião atrapalhou a escalação do time.
César Prates foi o atleta do Atlético-MG que mais vezes esteve no banco dos réus em 2008, ambas às vezes por expulsão. Na primeira, Prates foi absolvido, por unanimidade, pela Primeira Comissão Disciplinar. Na segunda, ele e Yuri pegaram um jogo de punição, mas puderam participar da partida seguinte, pois já haviam cumprido a suspensão automática.
O atacante Marques e o zagueiro Welton Felipe também estiveram no Tribunal por expulsão, mas ambos foram liberados para jogar a partida seguinte de seu clube. As grandes punições do Galo neste ano foram do dirigente do clube, Ziza Valadares, que pegou um gancho de 60 dias e do jovem Eduardo, que pegou um jogo de pena e não pode enfrentar o São Paulo no dia 7 de junho, no Morumbi.
O Atlético Mineiro tem 39 títulos Mineiros, um título Brasileiro e duas Copas Conmenbol. O Galo foi campeão do primeiro Campeonato Brasileiro em 1971. Em 2006 conquistou a segunda divisão brasileira.

Éder Luís espera "recuperar" futebol na volta ao Atlético-MG 26/12/2008 - 16h37

Éder Luís espera esquecer passagem pelo São Paulo e iniciar nova fase no Atlético
Do UOL Esporte Em Belo Horizonte


Depois de considerar ruim a passagem pelo São Paulo, apesar de ter sido campeão brasileiro com o clube paulista, o atacante Éder Luís, que se reapresenta ao Atlético-MG em 5 de janeiro, espera voltar a se destacar e reencontrar o futebol apresentado nas temporadas 2006 e 2007 com a camisa alvinegra.
Éder Luís disse, em entrevista à Rádio Itatiaia, que atuou, muitas vezes, pelo São Paulo fora da posição a que estava acostumado no Atlético. Sem conseguir se firmar no tricolor paulista, o atacante passou boa parte da temporada 2008 no banco de reservas, mas deu sua contribuição na conquista do título do Brasileirão 2008."Por tudo que aconteceu lá (no São Paulo), acho que não foi bom para mim, por estar jogando em posição totalmente diferente. Na oportunidade em que eu tive de estar jogando na minha posição, eu tive a felicidade de fazer gol. Mas estou tranqüilo, passou este ano para mim. Espero que o ano de 2009 seja mais feliz do que 2008", observou.O atacante de 23 anos disputou 25 jogos no Brasileirão pelo São Paulo e marcou cinco gols. Em 2007, Éder Luís foi o artilheiro do Atlético na competição nacional com dez gols e terminou aquela temporada em alta. Em fevereiro deste ano foi emprestado ao tricolor paulista até dezembro.O empréstimo do jogador ao São Paulo foi criticado pelo técnico Emerson Leão, que trabalhou com Éder Luís em 2007 e o reencontrará na próxima temporada. O atacante acredita que terá de repetir as boas atuações para garantir lugar no time com o exigente treinador."É um treinador que eu fui muito feliz com ele. Mas a gente sabe que só porque fui muito feliz, tive um bom sucesso, que eu vou ter de novo, acho que vai depender muito de mim", afirmou o atacante, que, pelo Atlético, foi campeão da Série B do Brasileiro em 2006 e do Campeonato Mineiro 2007.

Rafael Miranda ressalta seriedade do dirigente Bebeto de Freitas 26/12/2008 - 12h03

Rafael Miranda considera que o Atlético fica mais forte com Bebeto de Freitas.
Do UOL Esporte Em Belo Horizonte


Anunciado na véspera de Natal, como novo diretor-executivo do Atlético-MG, Bebeto de Freitas, agradou ao volante Rafael Miranda, um dos jogadores mais identificados com o alvinegro mineiro, do qual se diz torcedor. Ele acredita que juntamente com o presidente Alexandre Kalil e com o técnico Emerson Leão, o novo dirigente possa fortalecer o clube, preparando-o para uma temporada melhor em campo.
"Acho que a coisa está encaminhando, na minha opinião, da forma como deve ser, a presidência, o diretor de futebol que já provou sua honestidade e o seu trabalho, um treinador de gabarito, agora, os três juntos vão resolver o elenco, o que deve fazer", comentou Rafael Miranda, em entrevista à Rádio CBN.Rafael Miranda era jogador da base do Atlético, na primeira passagem de Bebeto de Freitas pelo futebol do clube, entre 1999 a 2001. "Tive um contato mínimo, mas me recordo que a passagem dele foi boa", observou o volante atleticano, que destacou a honestidade e seriedade de Bebeto de Freitas. "O Atlético só tem a ganhar com pessoas de caráter", enfatizou.Ao anunciar a contratação de Bebeto de Freitas, no final da tarde da última quarta-feira, a diretoria do Atlético-MG, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que o dirigente será apresentado na próxima segunda-feira, às 15h, na sede administrativa do clube, no Bairro de Lourdes.