Eugênio Moreira - Estado de Minas
A temporada de 2008 termina amanhã, com os 10 jogos da última rodada do Campeonato Brasileiro. Várias equipes ainda brigam por um objetivo, mas a preparação para a partida decisiva do ano já se encerrou. Depois de sete meses de competição, restam 90 minutos para a definição. Agora, é entrar em campo e tentar fazer o que ficou faltando nas 37 rodadas anteriores.
Quem não conseguiu corrigir os erros até aqui não os corrige mais. Os ajustes que faltavam vão continuar faltando, os pontos fortes não têm mais como ser aprimorados. Os últimos treinos para valer no ano foram feitos ontem. Hoje, geralmente há somente recreativos e alguns ensaios de cobranças de falta e escanteios. Vários treinadores, inclusive, abriram mão do tradicional mistério na escalação.
Dois tricolores, São Paulo e Grêmio, entram em campo sonhando com o título brasileiro. O paulista depende apenas do empate diante do Goiás, no Gama (DF), mas pode ser campeão mesmo com derrota. O gaúcho, além de vencer o Atlético no Olímpico, torce para a equipe goiana sair com os três pontos do Bezerrão.
A briga é boa também por mais duas vagas na Copa Libertadores de 2009 – São Paulo e Grêmio já se classificaram matematicamente e o Sport, campeão da Copa do Brasil, também está garantido. Palmeiras e Cruzeiro dependem somente de vitórias contra Botafogo e Portuguesa, respectivamente. Ambos jogam diante de sua torcida. O Flamengo, em situação mais complicada, além de vencer o Atlético-PR, na Arena da Baixada, ficará na dependência de tropeço celeste ou alviverde. Se empatar em Curitiba, o rubro-negro torce para o Cruzeiro perder no Mineirão.
FUGA DO REBAIXAMENTO
A disputa também está acirrada na parte de baixo da tabela. Considerando que Fluminense e Santos têm apenas chances matemáticas de cair, outras quatro equipes tentam escapar das duas vagas em aberto para a Série B de 2009.
O Náutico precisa apenas do empate com os santistas na Vila Belmiro. O Atlético-PR, em seu estádio, tem de vencer o Flamengo, mas o empate também pode servir, dependendo de outros resultados na rodada. Desses dois, quem conseguir fugir do descenso poderá ganhar até o consolo de vaga na Copa Sul-Americana, se Fluminense ou Santos tropeçar. Com o título do Internacional, conquistado quarta-feira, o 14º colocado do Brasileiro também disputará a competição continental do ano que vem – além do Colorado, Goiás, Coritiba, Botafogo, Vitória e Atlético já estão certos.
Figueirense e Vasco, na zona de rebaixamento, não dependem apenas de suas próprias forças. O time catarinense terá de derrotar o Internacional em Florianópolis e torcer contra Náutico ou Atlético-PR. A equipe carioca, além de ganhar do Vitória em São Januário, precisa de mais dois resultados: empate do Figueirense e empate do Atlético-PR ou derrota do Náutico. Portuguesa e Ipatinga já voltaram para a Série B, de onde saíram no ano passado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário