segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Parceria inusitada (17/11)

Paulo Galvão - Estado de Minas

Duplas de ataque eficientes e que deram alegria à torcida nunca faltaram ao Atlético. Que o digam Dario e Lola, Reinaldo e Paulo Isidoro, Guilherme e Marques e até Marinho e Danilinho, na fatídica Série B de 2006. Este ano, a equipe teve muitas dificuldades ofensivas, mas os gols finalmente começaram a sair e não foi seguindo as tradições do clube, mas, sim, graças a uma parceria inusitada entre duas jovens revelações: o zagueiro Leandro Almeida e o armador Renan Oliveira.
Juntos, eles já balançaram as redes adversárias 20 vezes, ou seja, foram responsáveis por mais de um quinto dos 92 gols marcados pelo alvinegro na temporada. Marca considerável, principalmente por não terem a artilharia como principal função e também por não terem sido titulares durante toda a temporada.
Para alcançar a marca, os jovens talentos estabeleceram metas pessoais e também se desafiam, mesmo que em tom de brincadeira. “É estranho brigar pela artilharia com um zagueiro, ainda mais o Leandro, que nunca fez gol na vida (risos). Mas, falando sério, é bom para a equipe que ele esteja fazendo gols, repetindo o que já fazia nas categorias de base. Trata-se de um grande amigo e que tem nos ajudado muito”, disse, bem-humorado, Renan Oliveira, que divide com Danilinho, que já deixou o clube, a vice-artilharia da temporada com nove gols, sendo seis pelo Brasileiro, dois pelo Campeonato Mineiro e um pela Copa do Brasil.
Líder no Galo quando o assunto é vencer goleiros adversários, Leandro Almeida tem a seu favor o fato de ter se tornado, nos últimos meses, o cobrador oficial de pênaltis. Foi dessa forma que ele marcou três de seus últimos quatro gols, dois só na goleada sobre o Vasco por 4 a 1, quarta-feira, no Mineirão. Ele sabe que a condição lhe dá vantagem na disputa particular com o amigo. “Se o Renan Oliveira também cobrasse pênaltis, talvez estivesse na frente na artilharia. Mas o importante é que todos estão procurando ajudar o Atlético da melhor forma possível”, disse o zagueiro, que também havia marcado dois gols na vitória por 2 a 1 sobre o Botafogo, também no Mineirão, pela 33ª rodada.
Para se tornar artilheiro, ele venceu longo jejum. Depois de marcar na vitória sobre o Ipatinga por 4 a 2, pela sexta rodada, no Mineirão, em 12 de junho, ele só voltou a balançar as redes contra o próprio time do Vale do Aço, pelo returno, na derrota por 3 a 2, no Ipatingão, três meses depois.
Bons números
Além de artilheiro do Galo na temporada e no Brasileiro, Leandro Almeida é o zagueiro de melhor média de gols por jogo da centenária história atleticana, com 14 gols em 72 partidas. “São números que eu nem sonhava atingir com tão pouca idade. Sinto-me feliz e acredito que isso é o reflexo do trabalho que venho realizando no dia-a-dia. Divido tudo isso com o grupo, pois ninguém chega a lugar algum sozinho”, declarou o zagueiro.
Depois da folga no fim de semana, os jogadores do Atlético se reapresentam hoje à tarde ao técnico Marcelo Oliveira. Eles terão toda a semana para se preparar para tentar a quarta vitória seguida no Brasileiro, contra o Sport, domingo, na Ilha do Retiro. Depois, receberão o Santos, no Mineirão, e vão a Porto Alegre enfrentar o Grêmio, fechando o Brasileiro e também a temporada.

Nenhum comentário: