Ludymilla Sá - Estado de Minas
Passadas 35 rodadas, está mais evidente que o atual Campeonato Brasileiro é o mais acirrado desde a implantação dos pontos corridos, em 2003. Restam apenas três rodadas para o encerramento e a única certeza é que o Sport tem vaga assegurada na Copa Libertadores, por ter sido campeão da Copa do Brasil este ano. Não se sabe ainda quem levantará o troféu, dia 7 do mês que vem, embora as projeções sejam cada vez mais favoráveis ao São Paulo, que ontem derrotou o Figueirense por 3 a 1, no Morumbi. E não terá confrontos diretos nesta reta final. Mas o Grêmio está vivo na luta pelo título. Com o triunfo por 2 a 1 sobre o Coritiba, no Olímpico, manteve-se distante do líder apenas dois pontos e também não tem adversários diretos pela frente.
Diante dos prognósticos favoráveis, certamente os times de Muricy Ramalho e de Celso Roth disputarão a Libertadores, que também é o objetivo de Cruzeiro, Flamengo e Palmeiras. A Raposa praticamente deu adeus ao bicampeonato ao ser goleada por 5 a 2 pelo Náutico, sábado, no Recife, mesmo placar da vitória rubro-negra sobre o time de Vanderlei Luxemburgo, ontem, no Rio. E, como prêmio de consolo, a equipe celeste quer a vaga na principal competição do continente. Diante disso, o confronto de domingo, contra os cariocas, às 17h, no Mineirão, é considerado decisivo.
Também não estão definidos os oitos clubes que disputarão a Copa Sul-Americana ano que vem, nem quais serão os quatro rebaixados. A certeza é que, dos cinco clubes que brigam pela vaga na Libertadores, um terá de se contentar com a Sul-Americana. Sem risco de ser rebaixado, o Atlético tem pontuação suficiente, segundo projeções, para se garantir na competição.
O Internacional vive situação semelhante. O Colorado está mais preocupado com o segundo jogo da semifinal da Sul-Americana deste ano, contra o Chivas, quarta-feira, no Beira-Rio. A equipe do técnico Tite está prestes a se classificar para a decisão. Como venceu o primeiro jogo por 2 a 0, em Guadalajara, pode até perder em casa, desde que por um gol de diferença.
Com o Sport (12º) já classificado para a Libertadores, quem encerrar o Brasileiro do quinto ao 13º lugar terá vaga assegurada na Sul-Americana. Atualmente, o Santos, que venceu o Inter por 1 a 0, na Vila Belmiro, ocupa a última posição. Ao mesmo tempo, luta para não cair, junto com os outros clubes da parte de baixo da classificação, pois ainda não somou pontos suficientes para afastar o risco definitivamente. Já o lanterna Ipatinga, mesmo com situação praticamente irreversível, parece que vai deixar para a última partida a confirmação matemática do descenso. O Tigre goleou o Sport por 3 a 0, sábado, no Ipatingão, e aumentou as chances – de 1% para 3% – segundo matemáticos, de permanecer na elite.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário