Ludymilla Sá - Estado de Minas
Paulo Galvão - Estado de Minas
A previsão de atleticanos e cruzeirenses já era de um clássico difícil. Mas os rivais ainda terão outro obstáculo: o horário de verão, que entrará em vigor na primeira hora de domingo. Diante disso, Galo e Raposa entrarão em campo às 15h, conforme o horário solar. Como a previsão para o dia do jogo é de quase 30 graus centígrados, as comissões técnicas dos clubes redobraram os cuidados com a alimentação dos jogadores.
No Atlético, a comissão técnica está atenta aos transtornos que o horário da partida pode causar. Por isso, algumas medidas já foram implantadas durante a semana. “Apesar de ser de apenas uma hora, a mudança provoca algumas mudanças. Em um dia de sol, às 15h, a temperatura pode ser de 2 graus centígrados a 4 graus centígrados mais elevada que às 16h. No segundo tempo da partida essa diferença pode ser ainda maior, visto que, entre 17h e 18h do horário atual, praticamente já não há incidência de radiação solar, bem diferente de entre as 16h e 17h”, argumenta o fisiologista alvinegro Roberto Chiari.
Segundo ele, temperatura mais elevada implica jogadores suando mais e, conseqüentemente, maior desidratação do organismo. Por isso, antes, durante e depois da partida, eles serão instruídos a tomar muita água, além de serem oferecidos sucos e isotônicos. Para ajudar os atletas a suportar a exigência física de uma partida, ainda maior por se tratar de um clássico, a comissão técnica alvinegra também toma outras precauções. O uso de protetor solar é incentivado. Já no intervalo, os atletas são instruídos a resfriar o corpo com uma toalha encharcada de água fria.
Mas os cuidados também passam pela alimentação. Desde sábado, a oferta de frutas é intensificada. E no domingo a nutricionista do clube vai elaborar o cardápio do almoço com pratos mais leves e de fácil digestão.
Os atletas se mostram conscientes da dificuldade a mais que a mudança no horário vai criar. “Vamos ter de enfrentar um forte calor, mas não há o que fazer, temos de jogar. O jeito é seguir as orientações, ingerir muito líquido e procurar chegar bem preparado para a partida”, afirma o volante Márcio Araújo. Com a obrigação de marcar e ainda se apresentar para a armação das jogadas, além de chegar ao ataque para tentar conclusões, ele é um dos que mais se movimenta durante o jogo. Por isso, precisa ter ainda mais cuidado na preparação para o clássico. “Nossos avanços têm surpreendido os adversários e vamos continuar tentando chegar ao ataque sempre que possível”, diz o jogador.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário