terça-feira, 12 de agosto de 2008
Clube segue com planejamento estratégico 12/08/2008 | 17:03
Da Assessoria de Imprensa O Clube Atlético Mineiro continua o trabalho de realinhamento e avaliação do planejamento estratégico elaborado em 2007 pela diretoria, em conjunto com o INDG, que traçou objetivos de curto e médio prazo até 2009 e uma visão estratégica a ser almejada em 2014. Contratado pelo Presidente Ziza Valadares em janeiro de 2007, o INDG contribuiu no alinhamento do planejamento estratégico através da definição da missão, visão, objetivos, metas e valores da gestão do Clube.Reuniões de acompanhamento de resultados do planejamento para 2007 e 2008 concluíram o alcance satisfatório de metas como o lançamento da TV Galo, o Programa de Intercâmbio Internacional do Atlético, o Programa de Franquias da Loja do Galo, Licenciamento e, principalmente, os Projetos de Lei de Incentivo aprovados pelo Ministério dos Esportes.Além dessas metas, o Clube conquistou em 2007, após alguns anos, um superávit operacional (EBITDA) de aproximadamente R$ 3 milhões. Superávit operacional é, aqui entendido, como receita operacional deduzidas as despesas/custos operacionais, não contabilizando: juros bancários, taxas diversas, amortização de dívidas (esferas federal, estadual e municipal) e depreciação de ativos.As metas financeiras de 2008 estão, até o momento, muito aquém do previsto, considerando que o déficit anual no orçamento calculado em R$ 25 milhões incorre na necessidade de arrecadar R$ 33 milhões brutos em venda de jogadores e receitas extraordinárias.O primeiro módulo de trabalho do INDG referiu-se à gestão de projetos estabelecidos pela diretoria com a equipe técnica do Instituto. O trabalho consistiu na definição de processos e índices de acompanhamento gerencial para a estruturação, viabilidade e resultados desses projetos.Encerrado esse primeiro ciclo, estão previstos outros dois módulos de trabalho com o INDG que incluem projetos como reestruturação administrativa, definição de orçamentos departamentalizados (centro de custo), projetos de relacionamento com o torcedor e programa de identificação e formação de talentos.Considerando que as metas financeiras de 2008 ainda não foram atingidas, a contratação desses módulos não ocorrerá até que haja viabilidade econômica para a continuidade do trabalho, que já trouxe muitos resultados para a modernização de gestão do Clube.A seqüência do planejamento estratégico e da gestão dos projetos será conduzida pela própria diretoria do Atlético e seus técnicos contratados.O Clube teve, com o INDG, um aprendizado de técnicas eficientes de gestão e espera, futuramente, viabilizar os módulos restantes.
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